Objetivo


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

BRASIL SE APEQUENA PERANTE OS VIZINHOS


Foto Google

A postura brasileira é ridícula ,
como mostra Dilma com seus dedos
O Brasil vem se apequenando perante a  Bolívia, Venezuela, Peru e outros países que têm alguma ideologia estatizante. A Bolívia ocupou com seu exército uma refinara brasileira da Petrobras e até hoje ninguém sabe como o impasse foi resolvido. O que sabemos é que a Bolívia invadiu, ocupou e ficou com a refinaria. Lula era o Presidente e nada fez para retomar a refinaria que foi construída com o dinheiro de nossos impostos. Quanto foi o prejuízo da Petrobras? E o que fez o governo brasileiro? Nada! Se dobrou diante da Bolívia.
Empresas brasileiras também foram hostilizadas no Peru e Bolívia. Qual a reação do Governo brasileiro ? Nem é preciso responder.
Agora, um senador recebe asilo diplomático e a Bolívia, pelas leis internacionais, teria que dar o salvo conduto ao político Roger Pinto Molina. Passaram-se 451 dias e a Bolívia mais uma vez desrespeita a legislação e se lixa para o Brasil. Resultado, o senador da oposição do governo de Evo Morales sai da embaixada e chega ao Brasil com ajuda do diplomata Eduardo Saboia, que deveria ser condecorado por enfrentar esta falta de respeito do governo boliviano.
Ao contrário, a companheira Dilma, mostrando-se irritada, afasta o chanceler Antônio Patriota, suspende a indicação do embaixador Marcel  Biato, que servira antes na Bolívia, e estava de malas prontas para assumir a Embaixada em Estocolmo, na Suécia, e ainda por cima afasta o corajoso diplomata Eduardo Saboia. O que ela deveria fazer era exigir o salvo conduto à Bolívia. Não podemos atender às exigências de um presidente que persegue oposicionistas e desrespeita o nosso país. Lembremos do caso daquele italiano  Cesare Battisti que matou um açougueiro, um policial, um joalheiro e um carcereiro na Itália e foi condenado há vários anos de prisão . Lula deu asilo e enfrentou o Governo italiano desrespeitando a legislação internacional. Isto porque o Battisti se disse membro da organização extremista Proletários Armados Pelo Comunismo e que combatia uma ditadura! Não, a Itália estava e está em plena democracia.

Agora, o tratamento é outro por que o Evo Morales é do mesmo bloco estatizante que está levando o Brasil para a pequenez, a desmoralização. Veja você a posição brasileira com relação ao Paraguai: afastou o país do Mercosul  e colocou a Venezuela, de Chaves.  Agora o Brasil implora para o Paraguai retornar e o país vizinho está resistindo. E com razão.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

É PRECISO COMBATER OS MARGINAIS MASCARADOS

Uma cena que já tornou comum. Muita gente
fotografando e ele nem ai.A sociedade precisa reagir.
Já estamos fartos de  assistir  vândalos, marginais, ladrões, saqueadores e outros grupos do mesmo quilate invadindo prédios públicos e privados, quebrando placas e postes de sinalização, roubando e agredindo policiais os quais são compelidos a reagir. No dia seguinte  nas redes sociais ou mesmo nas páginas dos jornais e telejornais todos estão demonizando os policiais como se eles fossem responsáveis pela violência. Eles estão ali postados para preservar o patrimônio público e privado, o direito de ir e vir , e da ordem pública.
Nós jornalistas quando noticiamos esses conflitos geralmente temos uma tendência em defender os mais fracos e, assim os policiais quase sempre são acusados de ultrapassarem os limites do bom senso.
Mas, é preciso que a gente saiba que, num momento de grande emoção, em tumultos generalizados, é muito improvável que o ser humano, por mais preparado que seja, não reaja com  força quando sua integridade ou de seus colegas estão ameaçadas. Não existe um termômetro para medir o momento de uma reação maior ou menor.
Qual a intenção de um indivíduo que sai às ruas mascarado?
O que é preciso é identificar todos os que se apresentarem com máscaras nessas manifestações. As reclamações estão muito difusas e as demandas inúmeras. Os organizadores de manifestações devem fazer um trabalho para isolar estes grupelhos que se aproveitam da ocasião para causar tumulto, roubos, ferimentos das pessoas e até mesmo de policiais. São pessoas que não têm borda ou civilidade. Defendem o caos e isto é prejudicial a democracia que tanto lutamos para implantar.
Quando alguém se posiciona contra esses marginais vem logo os falsos ideólogos  afirmar que é pensamento da direita.Não, é pensamento de gente civilizada que é contra a violência em todos os níveis.

Agora estão aparecendo umas bandeiras vermelhas e pretas identificando alguns partidos políticos radicais e outros grupos anarquistas. A sociedade civil deve estar atenta para estes movimentos radicais porque isto nada constrói. Basta acompanhar a tal "primavera árabe" que está levando a guerra civil e o recrudescimento de ditaduras em vários países. Dizer que este perigo não existe aqui é não querer enxergar. O perigo existe, basta que surjam algumas vítimas, que a bandeira da revolta estará hasteada. Esperemos que isto não ocorra.
É preciso combater a corrupção, exigir melhores serviços de saúde, educação e mobilidade social. É preciso colocar os mensaleiros, corruptos e políticos ladrões na cadeia.É preciso apurar e punir os ladrões do cartel em São Paulo e se existirem em outros estados.
 É verdade   que este Congresso que aí está não nos representam. Estão ai  porque compraram votos, vivem no toma lá e me dê cá, e estão se lixando para a população. Temos que dar o troco nas próximas eleições.Esta sim, uma grande arma do cidadão! Fotos Google

SALVADOR DESPOLICIADA

O policiamento na Capital está necessitando de uma reformulação urgente. Na última terça-feira, dia 14, saí por volta das 3 horas da manhã do bairro da Pituba , percorri toda orla marítima até Itapuã e dai até o Aeroporto Dois de Julho, onde fui deixar minha filha que ia viajar para São Paulo. Deixei-a no setor de Embarque e imediatamente retornei percorrendo toda a Avenida Paralela, até o final de linha de Pituba, e não encontrei uma viatura ou um policial sequer. Estas duas importantes avenidas - a Otávio Mangabeira e a Avenida Paralela - estavam completamente despoliciadas.
No caminho percebi um motoqueiro, com um carona na garupa, trafegando do outro lado da pista. Isto  me deixou preocupado, já que os assaltos sempre envolvem motoqueiros. Este é um exemplo claro que estamos vivendo numa cidade despoliciada. A funcionária da Ufba que foi assassinada covardemente no bairro do Costa Azul, é um exemplo contundente de que estamos a mercê dos bandidos e da sorte.
Isto acontece também no trânsito, porque na hora do rush não existe um preposto da Transalvador para orientar o tráfego e assim diminuir os grandes engarrafamentos, que já enfrentamos em todos os cantos da Cidade. Eles não saem depois das 18 horas! Porém,  durante o meu trajeto pela Otávio Mangabeira e também pela Avenida Dorival Caymmi meu carro foi fotografado três vezes pelo chupa-cabras. Ora, você trafegando com medo vai parar em sinaleira e andar a 60 Km por hora às 3 horas da manhã? Só se o cidadão não tem amor à sua própria vida . O Governo do Estado e a Prefeitura precisam criar mecanismos de proteger o cidadão também durante à noite, período em que os assaltantes também agem. Ou os bandidos têm carteira assinada para só trabalhar no horário comercial ?..
Na quinta-feira , dia 15, saí por volta das 23 horas com destino ao aeroporto. Percorri toda a orla marítima
e ao chegar no viaduto que dá acesso ao município de Lauro de Freitas encontrei uma viatura da PM que trafegava na pista em sentido  ao fim de linha de Itapuã. Peguei a pessoa no Aeroporto, uns 20 minutos depois e retornei , agora, pela Avenida Paralela. Não encontrei qualquer policiamento em todo seu percurso até chegar em casa. Não fui fotografado pelos chupa-cabras porque fui e voltei obedecendo as placas de sinalização, já que não era muito tarde da noite, e ainda havia um tráfego razoável de veículos e gente nas ruas.




sexta-feira, 9 de agosto de 2013

AÇÕES DA PETROBRAS JÁ CAIRAM 51,2% EM 36 MESES !

A Petrobras vem perdendo seu valor de mercado a galope. Nos últimos 36 meses as suas ações caíram 51,2%, portanto mais da metade. Poucas empresas no Brasil perderam tanto valor de mercado como está acontecendo com a estatal do petróleo. Vários fatores estão influenciando esta perda, especialmente a falta de capacidade de seus dirigentes, desde que a meritocracia. foi deixada de lado, para que os petistas pudessem assumir os cargos chaves.
É bom lembrar que o Governo fez uma campanha para o trabalhador tirar o FGTS e aplicar em ações da Petrobras. Muitos tomaram esta decisão e estão amargando as perdas, fruto da incompetência.
O Presidente do Sinduscn, na Bahia, Carlos Alberto Vieira Lima  alerta para a redução dos investimentos da Petrobras no Estado.Disse ele que já tomou conhecimento do fechamento de cerca de uma dezena de empresas  e que um número significativo de outras estão prestar a parar. Todas prestavam serviços à Petrobras , e seus dirigentes alegam que a estatal "se transformou de parceira a autoritária". Adiantou ainda Carlos Alberto que "esta situação não é nova. A Petrobras já havia transferido sua área financeira para o sudoeste . A empresa deveria criar fomento para o desenvolvimento da economia local, entretanto ela vem realizando o caminho inverso".
 Um dos responsáveis pela atual situação da Petrobras é seu ex-presidente Sérgio Gabrielli, atual secretário do Planejamento do Estado,  que foi ouvido no último dia 6 na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal . Ele qualificou a compra de uma velha refinaria no Texas, no Estados Unidos, "como um negócio como outro qualquer". Esta compra estranha está sendo investigada pelo Ministério Público Federal e pelo Tribunal de Contas da União. Vamos acompanhar.
Já sabemos que a Petrobras comprou 50% das ações da refinaria de Passadena em 2006 por US$360 milhões ,sendo US$190 milhões pela refinaria e mais US$170 milhões pelos estoques de petróleo e derivados. Um ano antes a empresa belga Astra havia comprado 50% desta mesma refinaria por US$42 milhões.
Isto não pode ser classificado como um negócio qualquer. Primeiro, o valor astrônomico envolvido e depois
uma diferença extraordinária entre compras num curto espaço de um ano! O pior é que no ano passado a Petrobras desembolsou mais RS$839 milhões pelos  50% que pertenciam a Astra , que comprara por apenas US$42 milhões. Dá pra entender?
Saiu hoje, dia 9 de agosto, os dados da balança comercial de petróleo e derivados que já acumula neste ano um deficit de US$ 15 bilhões. É o pior resultado da história para o período!
As causas foram a produção menor,consumo maior e atraso no registro da importações da Petrobras. Portanto, é bom ficar de olho da tal autosuficiência anunciada pelo Governo em 2006.O rombo está aumentando a cada dia.

CORREIOS CADA DIA PIOR NA BAHIA

                                                 Foto Reynivaldo Brito
A entrada pela Av. Paulo VI  fechada sem aviso
A Empresa Brasileira de Correios vem piorando a cada dia em nosso Estado. Várias franquias já foram fechadas entre elas as que funcionavam nos shoppings Iguatemi e Itaigara.Com isto vem sendo dificultada a vida das pessoas que usam os Correios para postar suas cartas e enviar encomendas. Até selos estão faltando nas agências. É a má gestão. É a politização de uma empresa que andava bem administrada e, agora foi entregue a incompetentes aliados deste Governo.
A agência central, na Pituba, está uma confusão que ninguém entende. Sem qualquer aviso ou placa fecharam o portão lateral de entrada dos clientes e, agora, o acesso passou a ser feito pela frente, sendo que a saída também é pela mesma  cancela. Com isto a situação ficou confusa, porque só dá para passar um veículo de cada vez.
O estacionamento dos clientes está sendo utilizado pelos veículos dos Correios - que são muitos - ocupando quase a metade das vagas. Assim, os clientes deixam os carros de qualquer jeito, prendendo uns aos outros, e gerando discussões. 
Estes  fatos mostram que a má gestão   também está atingindo os Correios na Bahia. Não sei se no resto do País está assim, mas aqui a situação é preocupante.
O velho e imponente  prédio dos Correios, no Comércio, continua mal conservado. A porta giratória está enferrujada e pesa tanto que uma pessoa mais frágil não consegue manobrá-la.

FRANQUIAS FECHADAS

As franquias estão fechadas como aconteceu com as que existiam nos shoppings Iguatemi e Itaigara ou em situação precária. A que existe no Centro Empresarial Iguatemi ( térreo) falta tudo. Não tem envelopes para você enviar uma carta registrada e até selos está faltando . Desde segunda-feira, dia 15 de outubro,  que não existe um selo sequer na agência.É o Brasil que dizem estar melhor. Melhorou para quem, se serviços essenciais estão  caindo aos pedaços?
Como estamos perto das eleições,provavelmente  vão fazer uma licitação às pressas para colocar os apaniguados nessas franquias.Ai a coisa vai piorar ainda mais.