Objetivo


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

COMPORTAMENTO - MENTIR É BOM !

COMPORTAMENTO
Texto de Reynivaldo Brito

Estamos acostumados a ouvir políticos mentirem em suas entrevistas e declarações públicas. Mentem por ofício. Basta lembrar o último debate entre os candidatos a presidente. Uma senhora que muda de imagem com frequência inflou a inflação e o aumento do salário mínimo; outra só falava da grandiosidade de suas ações em favor do meio ambiente e, um senhor, de suas ações em defesa do povo. A mentira grassou. Fiquei aborrecido com este quadro, já que um deles vai dirigir o nosso país por quatro longos anos.
Mas, hoje pela manhã ao ler uma reportagem de página inteira na edição da Folha de São Paulo do dia 8 passado na secção de Ciência deparei-me com o título “O homem precisa se enganar”, diz o famoso e polêmico biólogo americano Robert Trivers, 67 anos, da Universidade de Harvard, uma das mais conceituadas do mundo.
Este cidadão defende que nós pobres humanos evoluímos para acreditar em mentiras as quais nos fazem sentir melhor e justificam nossas atitudes. Portanto, o Pinóquio deve ser levado a alta categoria de nossos heróis, porque ele mentia e o seu grande nariz é o maior troféu de todos nesta Terra que se esvai.
É, a teoria do autoengano, logo, mentir é “uma estratégia útil de sobrevivência. Como o melhor mentiroso é o que acredita na mentira, o autoengano evoluiu conosco. Acreditar em si mesmo, por exemplo, torna mais fácil convencer os outros a apoiar os seus projetos, mesmo que ruins “.
Com esta grande descoberta ele também entende que muitos animais se camuflam para enganar seus inimigos e predadores.Portanto, garantem sua sobrevivência enganando, mentindo. Assim, nós humanos precisamos investir nas mentiras.
Foi assim que passei a entender melhor um conhecido que mente por mania. Ele gosta de dizer que fez isto e aquilo, comprou um carro importado de última geração, uma cobertura de 500 m2, e sempre está viajando pelos quatro cantos do mundo. É realmente um milionário imaginativo e, assim vai se autoenganando e acredita piamente no que diz.
Não tem um real furado no bolso. Porém, passo de hoje em diante a admira-lo porque, de acordo com esta teoria do americano ele é um sujeito especial , um expert em mentira. Da rejeição que tinha por suas mentiras, tenho agora que olhar de outra forma. Aplaudi-lo. Talvez esteja ai a sua felicidade, porque o cara só anda rindo e todo compenetrado. O ignorante era eu , que ficava plantado querendo rebater suas mentiras .
Portanto, meus amigos, o Congresso é uma casa sagrada. A Casa da Mentira, dos mentirosos escolhidos por nós pobres mortais. Assim elegemos Tiririca, Maluf, Valdemar da Costa Neto, Antonio Palloci, Genuino,Collor de Mello e muitos outros nobres representantes que agora estão no reino dos Russeff.
Acredito ttambém que Robert Trivers em seus estudos sobre a psicologia evolutiva diz uma meia verdade. Segundo ele “as mulheres investem mais nos filhos do que homens. Quando grávidas, os bebês sugam seus recursos, e isso continua no aleitamento. Cada filho, também, as impede de ter outros por um tempo. Por isso, as estratégias de acasalamento são diferentes: elas são mais criteriosas, menos promíscuas”. Os homens podem até ser mais promíscuos, porém, o que se vê no noticiário é também um grande número de promiscuidade feminina. Enquanto os homens fogem em grande número de sua paternidade. Como ele diz que é bom mentir, tudo fica explicado.

Nenhum comentário: