![]() |
Vemos uma ilustração de Dr. Décio de Santana em sua chácara, que tanto gostava. |
![]() |
Dr. Décio com suas filhas Lícia Maria e Delcy. |
Nos anos 50 se alastrou por todo país uma doença na época era de difícil cura que é a tuberculose . Esta doença já vinha vitimando muita gente desde os final do século XVIII até meados do século XX , e mata até hoje. Em Ribeira do Pombal morreu muita gente de tuberculose o que levou o município a patrocinar sua viagem ao Rio de Janeiro, que era a Capital da República, e só foi perder esta condição em 1960, com a inauguraçãio de Brasília. Lá permaneceu por seis meses se especializando em Tisiologia, que é um ramo da medicina que estuda a tuberculose. Quando retornou iniciou seu trabalho de combate à tuberculose, e assim salvou muitos pombalenses e pessoas residentes no entorno livrando-as desta terrível doença.
![]() |
Ernesto Santana, seu neto, que hoje reside na chácara. |
Exerceu os mandatos de vereador de 1963 a 1970,tendo sido no último mandato Presidente da Câmara.Foi eleito prefeito e governou apenas de 1971 a 1972,em decorrência de um acordo político. Neste pouco tempo que esteve à frente da Prefeitura focou nos setores da Educação e Saúde . Na Educação criou a Escola Normal para formação de professoras, fundou a Biblioteca Pública,que recebeu o seu nome; criou a Filarmônica XV de Outubro; distribuiu bolsas para estudantes que frequentavam faculdades em Salvador, e promoveu a distribuição de merenda escolar. Na Saúde instalou 1270 metros de rede de esgoto na séde do município; criou a Comissão de Saúde Municipal para promover o levantamento de portadores de tuberculose ,e posterior encaminhamento para tratamento no Hospital Ramiro de Azevedo ,em Salvador. Canalizou a água no então distrito de Banzaê, hoje, município emancipado.
Ao deixar a Prefeitura continuou a clinicar, e seus atendimentos se estendiam às pessoas que vinham das cidades vizinhas de Tucano,Cipó, Cícero Dantas e até Caldas do Jorro, para onde foi transferido. Residia na Rua João Ferreira de Brito , número 104, clinicava ao lado na sua residência que dá para a Rua Nossa Senhora da Saúde
![]() |
A casa de Dr. Décio e embaixo a clínica onde abrandou dores e salvou muita gente. |
![]() |
Tony Alfredo |
Um depoimento simples, mas emocionante foi do ex-vereador , o senhor Antônio Alfredo Bittencourt, o Tony Alfredo, de 90 anos,que fez questão de escrever do próprio punho quando lembrou as dificuldades que dr. Décio enfrentava para atender as pessoas, nas décadas de 50 a 70. Muitas vezes montava num cavalo percorrendo longas distâncias até a fazenda onde uma senhora estava sofrendo para fazer o trabalho parto ou mesmo quando ia atender uma pessoa acometida de alguma outra doença, e não tinha como ser removida até sua clínica. Ele enfrentava sol e chuva e lá ia atender, sem a preocupação se seria ou não remunerado. O seu Alfredo lamenta que hoje "as coisas mudaram muito e ninguém preencherá o seu lugar."
Uma das pessoas que mais conviveu com dr. Décio Santana foi Ângela Maria de Santana Linhares, hoje com 82 anos, a Anjinha. Ela é natural da cidade de Chorrochó, e ao chegar em Ribeira do Pombal no ano de 1961 foi trabalhar com ele . Anos depois devido ao trabalho intenso e sua fraca compleição física Anjinha adoeceu acometida de tuberculose. Foi ai que a então esposa do médico Mária Perpétua ( Santinha) interviu e decidiram que ela precisava descansar e se tratar. "Quando voltar você coloca outra pessoa para ajudá-la porque é muito trabalho" , disse d. Santinha para o dr. Décio. " Foi assim que passei três mêses me tratando e nada me faltou. Quando terminou o tratamento voltei e continuei o trabalho até quando ele faleceu. Foram mais de 24 anos de trabalho diário".
![]() |
Anjinha hoje, e quando jovem segurando uma criança que dr. Décio fez o parto, e o Mário Véio cozinhando . |
Anjinha relembra que o médico atendia gratuitamente uma vez por semana, das 7 às 10 horas da manhã. Depois íamos para o Posto de Saúde onde continuava o seu atendimento, e eu como auxiliar de enfermagem.
"Dr. Décio me ensinou a atender numa emergência , se ele pór acaso não estivesse na clínica, e uma mulher chegasse em serviço de parto. Cansei de fazer parto na sua ausência, e quando ele chegava finalizava o procedimento . Também, na sua clínica fazía pequenas e até grandes cirurgias como por exemplo, cirurgia de garganta e parto cesariano. O que mais me surpreendia é que se tivesse ou não dinheiro dr. Décio atendia do mesmo jeito, com a mesma dedicação. Foi um médico muito bom, atendia bem a pobreza."
Já o Mário Cândido Linhares, o Mário Véio, servia como motorista de dr. Décio de Santana , depois que acabava o expediente da Câmara Municipal onde ele era funcionário. Também, é bom lembrar que o Mário era um exímio baterista e que tocava na banda de Antônio Motor ( trompete) , Lito (saxofone) , Carlito (trombone de vara) e outros que animaram muitos bailes no Clube Social e Recreativo de Ribeira do Pombal. Nesta convivência terminou casando com Anjinha , e assim o casal trabalhava com ele. Depois que Mário Véio se aposentou da Câmara Municipal ai passou a ser motorista em tempo integral.
NR- Os depoimentos e fotos foram feitos por Hamilton Rodrigues. Juntos estamos resgatando a História recente e os personagens que tiveram papel relevante na vida social e no crescimento de nossa Cidade.
34 comentários:
Pietro Jacobina Britto Britto
Perfeito!
Maria Helena Morais Barreto
PARABÉNS REYNIVALDO POR ESTAR HOMENAGEANDO OS HOMENS E MULHERES QUE FIZERAM A HISTÓRIA DE RIBRIRA DO POMBAL. DR. DECIO DE SANTANA FOI O MEDICO MAIS HUMANO QUE POMBAL TEVE.
Graça Gama
Dr. Décio de Santana. Boas lembranças , grande médico ,servindo a população de Pombal e região. Compadre de meu pai Abelardo Gama, padrinho de Teté.
Eduardo Frederico
Muito bom!
Fafá Carneiro Macedo
Parabéns !
Marise Oliveira
Que Deus te retribua em luz...salvou muitas vidas, inclusive do meu irmão, se tornou padrinho.
Darcy Brito
Muito competente e um médico humano.
Aurora Biao
Ser humano competente
Maria Adelaide Dantas Costa Cruz
Parabéns Rey!! Dr. Décio foi um grande ser humano, médico especial, amigo de todos.
Minha mãe adorava, nos criou com um carinho especial, e grande gratidão.
Marluce Maria Morais Brito
Muito querido, o Dr. Décio. Pessoa humana amada pela população da nossa terra a quem dedicou a sua vida, atendendo a todos com aquela humildade e delicadeza cativantes. Parabéns a Reynivaldo por mais esse belo trabalho
Maria Raimunda Brito Brito
Palmas!
Marcos Morais Brito
Rey , parabéns por falar desse ser tão especial !!
Dr Dércio foi um médico competente , educado , humilde , caridoso e muito atencioso com seus pacientes , quando alguém chegava em seu consultório , e começava a consulta , era como se recebesse uma carga de energia positiva. Meu querido padrinho Dércio era um ser iluminado , partiu , mas continua vivo em nossa memória.
Inah Campos
Profissionais com esse perfil de dedicação e compaixão pelo outro. É coisa do passado. Mas permanece na memória dos beneficiários, como jóias raras.
Maria Helena Morais Barreto
Marcos Morais Brito era também meu padrinho?
Como também a Mãe de Reynivaldo, era minha
madrinha. Madrinha NIVALDA
Neuricea Santana
Parabéns, muito bom
Jose Hamilton Santana
Eu sou testemunho do trabalho humanitário dedicado por Dr. DÉCIO
Grande Médico,excelente ser humano. Fomos nós estudantes do Ceb do final dos anos 60 que convenceram ele a ser o candidato único para um mandato provisório de 2 anos, infelizmente pouco tempo para realizar o muito que poderia fazer em 4 anos. Ele salvou meu irmão Naydson que caiu no banheiro e perdeu muito sangue. Imediatamente ele convocou mulheres sadias e que tivessem o mesmo tipo sanguíneo. E assim foi feito e salvou a vida dele. Só temos a agradecer ao Grande e Saudoso Dr. Décio de Santana.
Muito bom ter essas lembranças de pessoas muito importantes pra história da nossa cidade e do nosso povo.
Assim como muitos pombalenses, também tenho orgulho e satisfação de ser afilhada do Dr Décio de Santana, que muito fez por todos nós seres humanos.
Pra toda a minha família principalmente.
👏👏👏
Linda e justa homenagem! Esse homem era referência em Ribeira do Pombal por sua competência e altruísmo! Parabéns por esse ato de reconhecimento aquele que tanto se doou em vida a uma população carente em tempos desafiadores!
Nilson Viana
Quem conviveu com os personagens abordados por Reynivaldo Brito percebe quanto ele é fiel a cada detalhe. Parabéns conterrâneos pela sua perfeição,fidelidade e seriedade.
Silvério Guedes
Bela história de um grande ser humano
Agnaldo Bastos
PARABÉNS REY, DR. DÉCIO GRANDE HOMEM, CARIDOSO, E TAMBÉM TINHA O DOM DA ORATÓRIA, UM DOS MELHORES QUE JÁ OUVI.
MUITO BOM.
PARABÉNS REY. JUSTA HOMENAGEM!
Lício Ferreira
A história de um povo sempre merece ser contada para os que chegam depois. Quem hoje vive deveria se debruçar sobre esses heróis do cotidiano de cada comunidade. Especialmente de pequenos lugarejos desse Brasil adentro. Dr. DÉCIO merece o reconhecimento das pessoas acima como dos seus colaboradores .Quantos foram bem tratadps por sua equipe. Quantos nasceram por suas hábeis mãos.O mestre Reynivaldo está resgatando a vida de um lugar e suas principais personalidades. Parabbéns mestre ! Abraços de seu sempre aluno Lício Ferreira.
Deuzari Brito
Primo, fiquei emocionada com a história de Dr. Décio . Muitas memórias... Foi Ele que fez o meu primeiro parto, em casa. Grande abraço
Transformar essas e outras histórias em um livro seria bem interessante...
Grande abraço e mais uma vez parabéns...
Miralda Gama
Linda e merecida homenagem ao nosso querido Dr. DÉCIO!
Um grande ser humano!
Motivo de orgulho para todos nós ! Que Deus o tenha na Sua Glória !
Terezinha Tavares
Muito bom seu trabalho de não deixar pessoas que mereceram destaque caírem no esquecimento.
Lembrar sempre com gratidfão !!!
Parabéns!!!
Marília Gama
Linda homenagem!!!
Era o médico de todos !!!
Parabéns Rey.
Oswaldo Jacobina
Parabéns Rey registrando a trajetória de um grande profissional da saúde.
Mário Brito
Fui paciente de Dr. Décio , por muito tempo, pois eu tinha um tipo de intoxicação e sempre ele ia lá em casa me receitar.
Minha prima Agenora Brito Costa, trabalhou com ele antes de Anjinha, por muitos anos.
Quando foi prefeito Rai, foi seu secretário com muita competência.
Renilde Brito
Obrigada !! Adorei!!!
Meu amado Tio Décio !!!
Oswaldo Rocha
Secretário de Cultura - Ribeira do Pombal
Emocionante !
Zeza Passos
É muito bom termos um jornalista resgatando as memórias da nossa terra.
Parabéns e obrigada.
Zeza Passos
É muito bom termos um jornalista resgatando as memórias da nossa terra.
Parabéns e obrigada.
Parabéns!!!! É de grande importância ter nossa história registrada.
Postar um comentário