![]() |
Esperamos que acenda uma luz sobre este manto cinza de silêncio dos trabalhadores . |
Lembro as lutas patrióticas dos trabalhadores em defesa da empresa contra a sua privatização,sem precisar olhar muitos anos antes , quando o país inteiro se mobilizou embalado pela frase "O petróleo é nosso".
Nem mesmo o apelo dramático da ex-gerente Venina Veloso da Fonseca para que seus colegas de empresa denunciem os desmandos que presenciaram durante estes últimos 12 anos, quando a Petrobras teve seu cofre roubado num esquema que envolve as maiores empreiteiras do país e políticos de vários partidos, especialmente do PT , PMDB e PP, além de outros apoiadores dos governos Lula e Dilma.
O estranho silêncio permanece , porque nem mesmo os trabalhadores que não participam das diretorias dos vários sindicatos ligados à Petrobras falaram uma palavra sequer.
Este silêncio além de estranho traz no seu bojo uma espécie de conivência , porque como diz o ditado popular "quem cala consente".
Não é possível que com tantos roubos já comprovados que gerentes ou mesmo um funcionário menos graduado não tenha flagrado uma atitude no mínimo suspeita.
![]() |
As denúncias de Venina são muito sérias e merecem toda a atenção da sociedade brasileira. |
No caso da que foi aberta da área de Abastecimento os membros da tal comissão responsabilizaram a ex-gerente executiva Venina Veloso da Fonseca , por quatro irregularidades que elevaram gastos e indicam a existência de cartel nas obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Em um contrato com uma empresa alvo da Operação Lava-Jato, ela teria desconsiderado um desconto de R$ 25 milhões em favor da estatal.
Este resultado não desqualifica as denúncias graves que ela fez com relação ao envolvimento de empreiteiras com altos funcionários da empresa e políticos. Inclusive ela afirma que apresentou provas de suas denúncias.
É curioso que o resultado desta apuração contra ela só apareceu depois das denúncias públicas que fez.
A sociedade brasileira e os milhares de pequenos acionistas brasileiros e estrangeiros da Petrobras estão aguardando que os trabalhadores da empresa que sabem de alguma irregularidade tomem coragem e façam suas denúncias à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal para que os culpados sejam investigados, acusados e julgados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário