![]() |
Lúcia Morais , a Lucinha. |
![]() |
O antigo Abrigo São Vicente que acolhia idosos.Lembro da dedicação de Nilson de Didi, hoje morando no sul da Bahia. |
Não tinha uma vida social , e quase sempre estava na casa paroquial cuidando de seus afazeres pessoais. Era um tradicionalista nos costumes e quando tinha que dizer algo usava seus sermões para mandar recados , muitas vezes citando os nomes das pessoas. Sendo uma Cidade de poucos habitantes todos se conheciam, e a fala do padre Epifânio se espalhava rapidamente como um rastrilho de pólvora.
Certo dia os moradores de Ribeira do Pombal foram surpreendidos com o padre Epifânio ostentando a sua batina negra em cima de uma moto alemã reluzente e barulhenta que ele havia comprado. Dava algumas voltas empreendendo uma certa velocidade, mas o que chamava a atenção era aquela figura magrinha andando numa grande moto, isto por volta da década de 60 . Hoje, quando falamos em moto é uma coisa corriqueira, porque existem aos milhares em qualquer lugar. Mas, naquela época era uma grande novidade, e talvez a única num raio de 100 ou 200 km. Nem soube de quem ele comprou . Lembro que um dia caiu da moto e tempos depois decidiu vender. Conto esta história para a falar do padre Epifânio, ao qual Ribeira do Pombal está devendo uma homenagem justa, que deveria ter ocorrido em vida, e isto não aconteceu.
Tempos depois comprou um Jeep Willys que lhe servia para dar assistência às igrejinhas e seus fiéis localizados nos vários distritos do município de Ribeira do Pombal, alguns hoje foram emancipados ou se tornaram distritos de outros municípios , a exemplo de Banzaê. Nestas viagens ele vestia também sua batina branca devido ao calor intenso que fazia durante o verão.
Revelou o vereador Marcelo Brito que certo dia ele vinha na estrada com destino a Ribeira do Pombal após ter celebrado uma missa no então povoado de Banzaê, e o carro virou . Ao levantar disse: "Aqui surge uma Nova Esperança". Foi aí que deu origem ao atual povoado de Nova Esperança.
Porém, o episódio que mais marcou o seu sacerdócio foi a venda da imagem original da padroeira Santa Teresa . Certo dia apareceu um antiquario em Ribeira do Pombal e convenceu o padre Epifânio que a imagem estava velha e que ele compraria por um bom dinheiro . Argumentou que o padre poderia colocar uma de gesso no lugar, bem mais vantajoso porque os cupins não danificam. Foi assim que a imagem foi retirada do altar principal da igreja matriz, que tem mais de 300 anos, e o antiquário viajou para Salvador com esta imagem e outras antiguidades que comprara ao padre e a particulares.
![]() |
Aí o dia em que padre Epifânio morreu e foi sepultado no Campo Santo. |
Foi também no período que em era pároco de Ribeira do Pombal que o então prefeito decidiu demolir a igreja que ficava na Rua da Santa Cruz, hoje, Avenida Evência Britto.Esta igrejinha era bem antiga, não sei precisar a data em que foi erguida, mas tinha um grande cruzeiro na frente onde as pessoas colocavam ex-votos de barro e madeira pagando suas promessas . Tenho uma vaga lembrança que era d. Laurinda Freire , minha saudosa amiga, que zelava pela igrejinha.
![]() |
Padre Emílio, em 2013. |