Marivaldo dono de farmácia e de um pequeno zoológico. |
Foto 1.Farmácia Aragão.Foto 2.A esposa com os filhos. Foto 3.Inaugurando primeira farmácia.Foto 4. Posse como vereador.Foto 5. Casando com d. Nivalda. |
em homenagem à seus pais.Faleceu precocemente aos 47 anos de idade, em 9 de janeiro de 1985. No bairro do Pombalzinho tem uma Unidade Básica de Saúde com o nome de José Marivaldo Aragão, uma homenagem que lhe foi prestada em 2013.
Lembra o pedreiro e carpinteiro Simão Bispo da Cruz, de 84 anos, e também conhecido por mestre Simãozinho da Zabumba, "conheci o Marivaldo solteiro namorando com a menina do finado Viana e cultivamos uma boa amizade." Disse que o amigo "era alegre e gostava de tomar uma pituzinha. Também fui amigo do seu irmão Felix . Eu fiz uma casa para uma menina e ele me pagava a diária e fornecia os materiais. Esta casa está em pé até hoje."
"Quanto a Marivaldo ele ajudou muito o pessoal pobre pirncipalmente do bairro do Pombalzinho, era um homem direito, tanto ele quanto o irmão Félix . Ajudava a muita gente dava as dietas, alguns remédios e dizia isto serve para tal doença etc. Ele criou um pequeno zoológico particular onde tinha cobra, cotia, caetitu, pavão, peru, guiné, ganso, macaco e até salamandra . Muitas vezes comprava os animais e também pegava até alguns feridos e cuidava.", diz seu Simãozinho da Zabumba.
Naquela época as pessoas criavam animais silvestres porque não existia
qualquer restrição oficial. Hoje todos nós sabemos que é proibido criar animais silvestres e os infratores podem até ser punidos. Prosseguiu Simãozinho "certo dia ele me chamou para atirar num caetitu porque não estava mais aguentando a criar o animal que fazia muito estrago. Peguei minha espingarda e atirei na testa do caitutu, e você sabe que os chumbos do tiro não mataram o bicho? Ai tive que chamar um amigo que veio com outra espingarda e foi acertar no suvaco do caetitu já na Baixa de Zé Maurício. Olhe que minha espingarda era boa, mas não matou o caetitu. Na Semana Santa Marivaldo todos os anos dava o peixe para as pessoas e presentes para as crianças do Pombalzinho. Fomos amigos por cerca de 30 anos, até ele falecer. Foi uma grande perda," confessa Simãozinho.
Simãozinho da Zamumba |
Sebastião e Maria José. |
Marivaldo com Zé Enfermeiro. |
Lembro que ele foi paraninfo de uma turma de dez professoras pombalenses e fez uma festa contratando o conjunto Los Guaranis. Foi uma festa inesquecível que amanhecemos o dia comemorando. Até hoje lembro da alegria das pessoas."Ele foi meu padrinho de casamento no dia 19 de fevereiro de 1977, e me deu uma viagem para Caldas do Jorro onde nos hospedamos num hotel que ficava na praça principal, que pertencia a uma professora, já falecida."
O seu Jacinto dos Santos Anchieta, nascido em 3 de julho de 1945, era também amigo de Marivaldo Aragão. Ele mora no bairro do Pombalzinho onde o amigo comerciante tinha uma chácara. "Pombalzinho era uma roça, hoje virou um bairro com muitas casas e gente morando. Diz que seu amigo Marivaldo cuidava dos animais e das pessoas. Foi um guerreiro, um homem que progrediu aqui, ajudou muita gente. Na chácara que até hoje pertence à família recebia as pessoas e mantinha o seu zoológico onde criava muitos bichos. Muitas vezes pegava os animais nas mãos de pessoas que estavam maltratando e até comprava para depois soltar na natureza.
O amigo Jacinto dos Santos. |
O farmacêutico Roberval Santos dos Anjos, proprietário do Laboratório Elab, natural de Salvador, do bairro de Cidade Nova, hoje com 70 anos de idade, logo que se formou em Farmácia e Bioquímica veio morar em Nova Soure. Lá conheceu o comerciante pombalense Antônio Passos Nobre que foi até àquela cidade atrás de seus serviços profissionais, e o convidou para conhecer Ribeira do Pombal mostrando que era uma Cidade mais desenvolvida , com uma população maior . Convencido, veio e conheceu o Marivaldo Aragão quando acertaram para ele ser o farmacêutico, atendendo a uma exigência legal, que obriga cada farmácia ter um farmacêutico formado como responsável. Marivaldo era muito entrosado na comunidade. "Vim uma vez aqui convidado para participar do seu aniversário e tinha um jogo de futebol, e nesta época eu jogava bola. Foi ai onde conheci o Marivaldo,sintopor ele ter tido uma vida curta .Trabalhamos juntos alguns anos e comecei logo depois que o farmacêutico Jonas Santos, que era natural do Rio de Janeiro, resolveu voltar para sua terra. Foi aí que fui convidado para assumir. Antigamente o profssional podia ser responsável por três
farmácias, depois passou a duas , e hoje cada farmácia tem que ter um farmacêutico responsável, isto ocorreu devido o número de novos profissionais formados nas várias escolas de Farmácia que surgiram depois", explica Roberval dos Anjos.
O farmacêutico Roberval . |
Ele é casado com Maria das Graças Oliveira dos Anjos , que é também de Salvador, e tem dois filhos, sendo que o mais velho é farmacêutico também chama-se Caio Moreno Oliveira dos Anjos, e o segundo Iuri dos Anjos é administrador de empresas e educador físico. É quem cuida da parte administrativa do laboratório. "É ele quem direciona todos os serviços para a gente trabalhar. Temos vários pontos de coleta aqui em outras cidades, inclusive mais recentemente em Jeremoabo. Atendemod em Nova Soure, Cipó, Ribeira do Amparo e Banzaê e já contamos com mais de 30 funcionários", diz Roberval. dos Anjos.
NR - Quero mais uma vez agradecer ao meu parceiro Hamilton Rodrigues e a todos que vêm de alguma forma colaborando para que possa escrever esses textos registrando os nomes dessas pessoas que deixaram um legado para a nossa Cidade. Aos que se negaram a colaborar deixo aqui uma mensagem simples: Procurem melhorar .
19 comentários:
Gostei muito Rey. parabéns.
ParabénsRey...!!!
Parabéns ao jornalista e Blogueiro Reynivaldo Brito. À matéria sobre Marivaldo Aragão ficou ótima.
Parabéns pelo trabalho realizado. Continue publicando fatos como esse, que enriquece o nosso dia a dia e nossa cultura.
Parabens pela.reportagem.merecida.homem de fibra.meu cunhado.amado.Deus o tenha em paz.
Parabens.pela reportagem.homem de fibra guerreiro.cunhado e amigo.Deus tenha.o em paz.
Parabéns !!!linda história👏👏👏👏
Domingos Dantas Brito
Mais outra história bacana das figuras ilustres de nossaterra.
Benjamin Brito Gama Junior
Parabéns Reinivaldo,merecida homenagem.
Terezinha Brandão
Você sempre falando de pessoas do Bem. Isso é muito bom para você e todos que lhe acompanham. Abraços..
Didil Costa
Justa homenagem! Parabéns Rey, pelo reconhecimentos de pessoas que deixaram um legado à nossa comunidade. Família muito estimada por todos.
Graça Gama
Homenagem merecida, Sr Marivaldo Aragão. Muito serviu a Cidade Parabéns amigo Reynivaldo...!!
Iara Brito
Bela homenagem meu irmão querido.
Sula Freire
Amei!
Fia Gonçalves
Parabéns.
Jorge Calmon D Oliveira
Parabéns.
Antônio Carlos Da Rosa.
Palmas.
Renilde Pedreira
Palmas!
Marcelo Brito
Fico feliz com a reportagem de Marivaldo, como Vereador fui o autor da homenagem do PSF de Pombalzinho com o nome deste ex colega e grande cidadão.
Parabéns primo!
Postar um comentário