Objetivo


sábado, 19 de março de 2022

O DONO DE FARMÁCIA QUE TINHA UM ZOOLÓGICO

Marivaldo  dono de farmácia e de um pequeno zoológico.
O
nosso personagem desta semana é o José Marivaldo Ferreira de Aragão, o Marivaldo, já falecido, que durante muitos anos comandou a Farmácia Aragão, localizada na Avenida Oliveira Brito, onde se encontra até hoje sendo administrada por sua esposa Nivalda . Ele era natural da Cidade de Ribeira do Amparo onde nasceu em 31 de janeiro de 1938, filho de Antônio Ferreira de Cristo e Eleonora Sátiro de Aragão. Tinha cinco irmãos Marizete, Zafira, Maria da Penha, Dudu e Félix. Quando cresceu resolveu vir para Ribeira do Pombal em busca de melhorar de vida e trouxe seus irmãos para morar com ele. Em 1968 resolveu abrir a Farmácia  Aragão e no dia  1º de janeiro de 1973 casou-se com Nivalda Rodrigues Santana de Aragão, filha de Juviniano José de Santana e Alzira Rodrigues Santana que eram moradores de Ribeira do Pombal. Do casamento tiveram três filhos: Eleonora e Alzira, ambas farmacéuticas e Antônio Juviniano, que é médico médico psiquiatra. Os nomes dos filhos foram
Foto 1.Farmácia Aragão.Foto 2.A esposa  com os filhos.
Foto 3.Inaugurando  primeira farmácia.Foto 4. Posse
como vereador.Foto 5. Casando com d. Nivalda.
 em homenagem à seus pais.Faleceu precocemente aos 47 anos de idade,  em 9 de janeiro de 1985. No bairro do Pombalzinho tem uma Unidade Básica de Saúde com o nome de José Marivaldo Aragão, uma homenagem que lhe foi prestada em 2013.
Lembra o pedreiro e carpinteiro Simão Bispo da Cruz, de 84 anos, e também conhecido por mestre Simãozinho  da Zabumba, "conheci o Marivaldo  solteiro namorando com a menina do finado Viana e cultivamos uma boa amizade." Disse que o amigo  "era alegre e gostava de tomar uma pituzinha. Também fui amigo do seu irmão  Felix . Eu fiz uma casa para uma menina  e ele me pagava a diária e fornecia os materiais. Esta casa está em pé até hoje."
"Quanto a Marivaldo ele ajudou muito o pessoal pobre pirncipalmente do bairro do Pombalzinho, era um homem  direito, tanto ele quanto o irmão Félix . Ajudava a muita gente dava as dietas, alguns remédios e dizia isto serve para tal doença etc. Ele criou  um pequeno zoológico particular onde tinha cobra, cotia, caetitu, pavão, peru, guiné, ganso, macaco e até  salamandra . Muitas vezes  comprava os animais e também pegava até alguns feridos e cuidava.", diz seu Simãozinho da Zabumba. 
Naquela  época as pessoas criavam animais silvestres porque não existia
Simãozinho da Zamumba 
qualquer restrição oficial. Hoje todos nós sabemos que é proibido criar animais silvestres e os infratores podem até ser punidos. Prosseguiu Simãozinho "certo dia ele me chamou para atirar num caetitu porque não estava mais aguentando a criar o animal que fazia muito estrago. Peguei minha espingarda e  atirei  na testa do caitutu, e você sabe que os chumbos do tiro não mataram o bicho? Ai tive que chamar um amigo  que veio com outra espingarda e foi acertar no suvaco do caetitu já na Baixa de Zé Maurício. Olhe que minha espingarda era boa, mas não matou o caetitu. Na Semana Santa Marivaldo todos os anos dava o peixe para as pessoas e presentes para as crianças do Pombalzinho. Fomos amigos por cerca de 30 anos, até ele falecer. Foi uma grande perda," confessa Simãozinho.

Sebastião e Maria José.
  Já o amigo Sebastião de Almeida Gama, nascido em 5 de novembro de 1949 recorda que quando Marivaldo fundou a farmácia Aragão , existiam poucas farmácias na Cidade. Médicos também tinha o dr. Décio de Santana, dr. José Nelson e o médico do povo que era Wilson da Farmácia e Marivaldo que também indicava os medicamentos. Quando chegava uma pessoa querendo um medicamento para um parente que estava passando mal e não tinha dinheiro ele fornecia o medicamento , e dizia : quando se recuperar você vem e me paga. Por isto muita gente é grata a ele por atitudes como esta que costumava tomar. Foi vereador da Cidade e gostava muito de festas. Outro detalhe de sua vida é que foi escolhido várias vezes como paraninfo de formandos em datilografia e professora. Naquela época a formatura em Datilografia era comemorada cuja escola era de Manoel Messias e de sua esposa Almerinda que também tinham o escritório de contabilidade. Com o falecimento deles este escritório passou para mim e Maria José, minha esposa. Um detalhe é que continuamos a fazer a contabilidade da Farmácia Aragão até a presente data". 
Marivaldo  com  Zé Enfermeiro.
Lembro que ele foi paraninfo de uma turma de dez professoras pombalenses e fez uma festa contratando o conjunto Los Guaranis. Foi uma festa inesquecível que amanhecemos o dia comemorando. Até hoje lembro da alegria das pessoas."Ele foi meu padrinho de casamento no dia 19 de fevereiro de 1977, e me deu uma viagem para Caldas do  Jorro onde nos hospedamos num hotel que ficava na praça principal, que pertencia a uma professora, já falecida."
 O seu Jacinto dos Santos Anchieta, nascido em 3 de julho de 1945, era também amigo de Marivaldo Aragão. Ele mora no bairro do Pombalzinho onde  o amigo  comerciante tinha uma chácara. "Pombalzinho era uma roça, hoje virou um bairro com muitas casas e gente morando. Diz  que seu amigo Marivaldo cuidava dos animais e das pessoas. Foi um guerreiro, um homem que progrediu aqui, ajudou muita gente. Na chácara que até hoje pertence à família  recebia as pessoas e mantinha o seu zoológico onde criava muitos bichos. Muitas vezes pegava os animais nas mãos de pessoas que estavam maltratando e até comprava para depois soltar na natureza. 
O amigo Jacinto dos Santos.
O farmacêutico Roberval Santos dos Anjos, proprietário do Laboratório Elab, natural de Salvador, do bairro de Cidade Nova, hoje  com 70 anos de idade, logo que se formou em Farmácia e Bioquímica veio morar em Nova Soure. Lá conheceu o comerciante pombalense Antônio  Passos Nobre  que foi até àquela cidade atrás de seus serviços profissionais, e o convidou para conhecer Ribeira do Pombal mostrando que era uma Cidade mais desenvolvida , com uma população maior . Convencido, veio e conheceu o Marivaldo Aragão quando acertaram para ele ser o farmacêutico, atendendo a uma exigência legal, que obriga cada farmácia ter um farmacêutico formado como responsável. Marivaldo era muito entrosado na comunidade. "Vim uma vez aqui convidado para participar do seu aniversário e tinha um jogo de futebol, e nesta época eu jogava bola. Foi ai onde conheci o Marivaldo,sintopor  ele ter tido uma vida curta .Trabalhamos juntos alguns anos e comecei logo depois que o farmacêutico Jonas Santos, que era natural do Rio de Janeiro, resolveu voltar para sua terra. Foi aí que fui convidado para assumir. Antigamente o profssional podia ser responsável por três
O farmacêutico Roberval .
 farmácias, depois passou a duas , e hoje cada farmácia tem que ter um farmacêutico responsável, isto ocorreu devido o número de novos profissionais formados nas várias escolas de Farmácia que surgiram depois", explica Roberval dos Anjos. 
Ele é casado com Maria das Graças Oliveira dos Anjos , que  é também de Salvador, e tem dois filhos, sendo que o mais velho é farmacêutico também chama-se Caio Moreno Oliveira dos Anjos, e o segundo Iuri dos Anjos é administrador de empresas e educador físico. É quem cuida da parte administrativa do laboratório. "É ele quem direciona todos os serviços para a gente trabalhar. Temos vários pontos de coleta aqui em outras cidades, inclusive mais recentemente em Jeremoabo. Atendemod em  Nova Soure,  Cipó, Ribeira do Amparo e Banzaê e já contamos com mais de 30 funcionários", diz Roberval. dos Anjos.
NR - Quero mais uma vez agradecer ao meu parceiro Hamilton Rodrigues e a todos que vêm de alguma forma colaborando para que possa escrever esses textos registrando os nomes dessas pessoas que deixaram um legado para a nossa Cidade. Aos que se negaram a colaborar deixo aqui uma mensagem simples: Procurem melhorar .

19 comentários:

Osvaldo jacobina disse...

Gostei muito Rey. parabéns.

Anônimo disse...

ParabénsRey...!!!

Unknown disse...

Parabéns ao jornalista e Blogueiro Reynivaldo Brito. À matéria sobre Marivaldo Aragão ficou ótima.

Florilton Ribeiro disse...

Parabéns pelo trabalho realizado. Continue publicando fatos como esse, que enriquece o nosso dia a dia e nossa cultura.

Unknown disse...

Parabens pela.reportagem.merecida.homem de fibra.meu cunhado.amado.Deus o tenha em paz.

Unknown disse...

Parabens.pela reportagem.homem de fibra guerreiro.cunhado e amigo.Deus tenha.o em paz.

Unknown disse...

Parabéns !!!linda história👏👏👏👏

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Domingos Dantas Brito
Mais outra história bacana das figuras ilustres de nossaterra.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Benjamin Brito Gama Junior
Parabéns Reinivaldo,merecida homenagem.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Terezinha Brandão
Você sempre falando de pessoas do Bem. Isso é muito bom para você e todos que lhe acompanham. Abraços..

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Didil Costa
Justa homenagem! Parabéns Rey, pelo reconhecimentos de pessoas que deixaram um legado à nossa comunidade. Família muito estimada por todos.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Graça Gama
Homenagem merecida, Sr Marivaldo Aragão. Muito serviu a Cidade Parabéns amigo Reynivaldo...!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Iara Brito
Bela homenagem meu irmão querido.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Sula Freire
Amei!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Fia Gonçalves
Parabéns.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Jorge Calmon D Oliveira
Parabéns.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Antônio Carlos Da Rosa.
Palmas.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Renilde Pedreira
Palmas!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marcelo Brito
Fico feliz com a reportagem de Marivaldo, como Vereador fui o autor da homenagem do PSF de Pombalzinho com o nome deste ex colega e grande cidadão.
Parabéns primo!