Objetivo


terça-feira, 29 de setembro de 2020

Luiz Fux ,ESPERANÇA DE UM STF MAIS JUSTO

Momento em que LuizFux assume
presidência do STF.

A chegada de Luiz Fux à frente do Supremo Tribunal Federal não deixa de ser uma esperança que o fluxo de militância diminua ,especialmente depois da anunciada aposentadoria  do ministro Celso de Mello, que se revelou no final de sua melancólica carreira um magistrado parcial,  e para que não dizer inconsequente. Sendo o decano do tribunal era para ser mais comedido nas suas ações e declarações. Chegou a chamar o Presidente da República de nazista, tentou apreender o telefone celular e a exigir um depoimento presencial,mais recentemente enviou a decisão para o Plenário. Tomara que os ministros,  derrubem esta birra do Celso de Mello que insiste num depoimento presencial do Presidente. Coisas impensáveis num regime democrático.

Por ser um magistrado de carreira - só ele e a ministra Rosa  Weber, que é oriunda da Justiça do Trabalho, são da magistratura -  os demais eram  procuradores, promotores e advogados.Portanto,  espera-se uma conduta exemplar. Aliás, na maioria das suas votações tem se mostrado técnicas, embora é bom que se diga pecou algumas vezes acompanhando o corporativismo dos colegas nas votações de prisão de segunda instância e no Inquérito de  Fim do Mundo.

Mas, com certeza a administração do novo presidente do STF será bem melhor que a Dias Toffoli que foi uma das piores, senão a pior, dos últimos cinquenta anos. Esta sua iniciativa de retirar os inquéritos e ações penais para o Plenário da Corte é muito emblemática .Com esta mudança do regimento os processos da Lava Jato sairão da famosa Segunda Turma para o Plenário. Espera-se julgamentos mais justos.

 O Presidente do Luiz Fux  tem que trabalhar com diplomacia junto a seus colegas mais recalcitrantes para por um final neste Inquérito do Fim do Mundo, e também para que evitem declarações conflitantes e críticas ao atual Governo federal. Ministro do Supremo é magistrado e deve dar o exemplo de falar nos autos, olhar os processos pelo conteúdo e não pela capa , defender a Constituição , e se algum tem vocação para a política deve afastar-se e  ingressar num partido político de sua predileção.

Ele está vendo e deve ter consciência que sua missão não será das mais fáceis, tendo em vista que há 20 anos alguns ministros têm se comportado com políticos, inclusive legislando , acatando todas as demandas dos partidos de esquerda, muitas das quais deveriam ter sido rejeitadas nos nascedouro. A sociedade brasileira composta dos mais conscientes que acompanham a política reclamam do chamado ativismo judiciário com o STF invadindo a área de outros poderes , como aconteceu recentemente com a decisão de impedir a nomeação de um Diretor da Polícia Federal. Porém, para criar novas narrativas em favor da oposição extremista as ações são aceitas e correm celeremente, embora no final a maioria cai no vazio. Mas, fica o desgaste para as vítimas e também para o próprio STF que está com pouca credibilidade junto a sociedade brasileira.



Nenhum comentário: