Objetivo


sábado, 18 de dezembro de 2021

SEU ELIAS DA BRASILEIRA

O seu Elias era um sonhador e tinha uma vida  pautada
 no trabalho, na cultura  e na sua  visão humanista .
Onosso personagem era muito conhecido dos   pombalenses como seu Elias, da loja A Brasileira,   uma pequena livraria que além de livros e materiais   escolares vendia vários outros produtos . Embora   não tenha tido chance de seguir seus estudos  e tirar   um diploma superior era um homem que lia tudo que   lhe chegava às mãos, e capaz de discutir muitos   assuntos  da atualidade,  inclusive da política e    economia do país. Tinha um jeito manso de chegar e   conversar. Lembro que por várias vezes quando   tinha uma fazenda em Ribeira do Pombal e durante a  noite costumava ir até o Bar de Kleber tomar uma cervejinha e comer uma pizza feita pelo meu saudoso amigo, sempre aparecia seu Elias, e batíamos um papo. Mostrava-se interessado nos problemas da educação, e além de muito religioso e amante do  futebol. Era líder dos congregados marianos e chegou a reformar uma velha casa para servir de sede da Congregação Mariana, quando era presidente da irmandade. Era também um devoto de Santa Tereza D`ávila, e no futebol foi um incentivador deste esporte em Ribeira do Pombal sendo o fundador e mantenedor do Flamengo juntamente com outros amigos amantes dos esportes. Outro grande incentivador do futebol em nossa Cidade foi Antônio de Jonas.

 Elias Venâncio com  mais novo Elias Júnior na sua loja .

Seu nome completo era Elias Venâncio de Souza ,  nasceu na Fazenda Alecrim, em 1º de abril de 1924,    era casado com d. Iracema Macêdo de Santana de  Souza, mais conhecida por d. Irá e juntos atendiam  seus clientes na A Brasileira. Iniciou na atividade  comercial na década de 50 Sapataria Elite ,que  ficava  na esquina, num imóvel que foi  desapropirado, e depois demolido , pela Prefeitura  para  o alargamento da Rua João Fernandes da Gama, a antiga Rua da Ribeira. Na parte dos fundos do  imóvel, próximo onde hoje fica a agência do  Bradesco, seu Elias implantou uma fabriqueta de  sandálias de couro. Com o passar dos tempos os  insumos ficaram caros e chegaram as sandálias havaianas, e ele teve que desativar sua fabricação artesanal. Chamou seus funcionários e doou as máquinas e ferramentas. 

O Flamengo Pombalense, o dominó com amigos, com
 o Padre Emílio e Zequinha Barbeiro, e na procissão
porque era um devoto fervoroso de  Santa Tereza.
Mas, sua vida no comércio  começara antes. Logo que chegou da zona rural aos 17 anos de idade seu primeiro emprego trabalhou na alfaiataria de Joaquim Costa onde aprendeu a cortar e costurar camisas, passando para oficial de camisas e depois de calças e por último a cortar e costurar ternos. Levou alguns anos nesta profissão de alfaiate até que comprou uma barbearia e aprendeu a cortar cabelo e fazer barba dos clientes. Nos anos 50 iniciou sua atividade comercial fazendo parte do comércio local juntamente com os donos das loja de tecidos  São José , de Antônio Nascimento ( onde funcionou o Baneb); a Casa Chaves , também de tecidos de  José Leôncio;loja de ferragens de Irenio Souza, Loja Imperiolar, de tio Rogaciano Reis ; o comércio de meu pai o Posto Esso, a Loja de Peças e o Abrigo; a loja A Expositora, de Pedro Souza , no local onde chegou a funcionar a Loja Ricardo Eletro, até recentemente. Esta loja era de um casal Pedro Souza e d. Enedina que moravam na Rua da Santa Cruz, hoje, Avenida Evência Brito, próximo ao cinema, que existia ali . Este casal era de Salvador. dentre muitas outras lojas. Ribeira do Pombal sempre teve uma vocação para o comércio e serviços, além da agricultura e pecuária. Elias Venâncio era casado com d. Iracema Macêdo de Santana de Souza e tiveram sete filhos  José Renato, assistente social;Antônio Renildo,professor de Economia na Universidade Federal da Bahia; João Edson, advogado e procurador jurídico do Estado da Bahia; Maria Ivone, farmaceutica; Maria Eliane, assistente social;Vilma Maria, dentista, já falecida, e Elias Junior, jornalista, que mora em Roraima. Como vemos ele conseguiu formar todos os filhos, que já lhe deram 17 netos. 

                 DEPOIMENTOS 

O padre Emílio Ferreira Sobrinho falando de seu Elias disse "estar lisongeado por ter sido escolhido
para dar um depoimento sobre uma pessoa simples e marcante na história recente de  Ribeira do Pombal. Conhecido por seu Elias de A Brasileira a maioria dos pombalenses lembrará dele com carinho. Foi um incentivador do esporte ajudou muitos jovens a crescer como cidadãos. Sobre a sua família  deixou seus filhos todos formados e transferiu a sua amizade para muitos de seus amigos. Tenho uma amizade especial com Renato Souza, seu filho mais velho. Na educação seu Elias contribuiu muito na reconstrução da nova séde da Congregação Mariana quando colocamos a Escolinha de São Vicente que marcou época como sendo uma das primeiras escolinhas da Cidade.
Seu Elias falando na séde da Congregação Mariana da 
 qual participava e foi seu presidente.
Depois foi reconhecida e doada a Prefeitura, e posteriormente  o Estado assumiu. Ensinando às crianças,  formando e encaminhando em todos os setores, inclusive a parte artística e para o trabalho. Levou os seus filhos para Salvador e conseguiu formá-los, e hoje estão todos encaminhados". O padre Emílio Sobrinho lembrou ainda "dos passeios que fizeram para fazendas no interior do município e até para Sergipe onde todos se encontravam , se congratulavam , e o esporte também sempre estava presente. "

Todos que conheceram de perto seu Elias guardam boas lembranças disse o advogado Pedro Morais e acrescentou  "falar dele é certamente correr o risco de pecar pela omissão ainda que muito seja lembrado desde grande pombalense. Toda a adjetivação seria cabível para anunciar as virtudes do grande amigo e mestre. "

Seu filho Edson preservou o nome de
A Brasileira ao abrir sua loja de sapatos
.
 Já Ivete Valadares, bancária, falou do imenso carisma que   possuía e da" imensa ternura que dele transbordava. Vem-me à   mente a livraria, início das aulas , cheiro de livros e cadernos   novos, lápis lindos e coloridos".

 O Ivanildo Regis, que é servidor municipal e comerciante    destacou que o primeiro lápis que recebeu foi das mãos de seu   Elias, e que na época ficou chocado com o seu falecimento.

 O servidor público aposentado Américo Passos Conceição lembrou que seu Elias   "foi o maior incentivador do esporte nesta terra e destacou a sua   contribuição para a educação e cultura da Cidade. Foi dele a   primeira livraria e papelaria , além de trazer os jornais e as   primeiras revistas semanais e mensais para Ribeira do  Pombal. "

O seu Elias Venâncio ao lado de
sua esposa d.Iracema 
 O produtor rural e político   Nilson Brito destaca  que o seu   "Elias era um homem que tinha cultura, amante da boa música e apaixonado pela nossa Filarmônica XV de Outubro. Contribuiu decisivamente no resgate das nossas festas populares como o reisado, bumba meu boi,  juninas, corrida da argola, dentre outras. Colaborou e participou das grandes micaretas aqui realizadas , organizou e  reativou com seu espírito desportista a liga de futebol, os campeonatos levando muita gente para assistir os jogos.  Entendia que uma forma de combater a violência era incentivando a prática de esportes  e lazer. "

Lembra ainda Nilson que certo  dia foi surpreendido com o convite feito por seu Elias, que era seu compadre , para presidir o Clube Flamengo, que criara. "Mesmo sendo torcedor do Fluminense, do Rio de Janeiro, aceitei o convite e fortalecemos o Flamengo e fomos campeões. Ele vivenciou toda a minha trajetória política com a sua  sabedoria,sensatez e experiência de vida".

Outro traço na personalidade de seu Elias é que ele ajudou muitas crianças a estudar doando livros ou facilitando que seus pais pagassem quando pudessem. No seu depoimento Altamiro Freire, Oficial de Justiça, relembrou que ele defendia o direito a educação, que é dever do Estado, e isto nos foi assegurado por seu Elias "que permitia que eu e meus irmãos adquirissimos todo material escolar do ano inteiro , sem nada pagar ou assinar, naquele momento, apenas na confiança que meu pai iria honrar aquela dívida. E este tratamento não era apenas com minha família, mas com todas cujos pais residiam na zona rural e povoados. Era sempre assim. Seu Elias foi o responsável direto pela educação de muitos pombalenses, sem ele, muitos seriam analfabetos ou apenas alfabetizados".

Para João Edson  " meu pai, Seu Elias, da A Brasileira, deixou muitas saudades do amor que nos deu e dos exemplos de comportamento em casa e na loja, da simplicidade a fidalguia no trato social com todos. Era um gentleman por natureza aliada a uma bondade infinita. Nunca presenciei um grito com minha mãe, d. Irá, ou com os filhos que nunca receberam uma palmada.  Como presidente da Congregação Mariana  construiu a sua sede, amava Santa Tereza D'ávila e o Flamengo, do Rio de Janeiro, time que o fez fundar e manter o Flamengo, em Ribeira do Pombal, dito por todos como o maior incentivador do esporte amador em nossa terra.  Tinha outra paixão, os livros que lia diariamente, daí a levar os sete filhos para estudarem em Salvador foi uma sequência lógica da importância que dava à  educação, e todos estudaram e concluíram o curso superior. "

NR- Quero agradecer a Hamilton Rodrigues por colher alguns depoimentos e fotos para a publicação deste texto sobre seu Elias uma das figuras saudosas e queridas de Ribeira do Pombal. 





38 comentários:

Ivanildo Régis disse...

Cada vez que o nome dessa figura extraordinária é citado em algum posto ou comentário, ainda me emociono. Agradeço a Deus por ter me dado a honra de ter convivido muito, muito mesmo com "Seu Elias" como o chamávamos. Alma iluminada!!!!

Cleudionor disse...

E emocionante! quando se fala desta pessoa "Seu Elias". Lembro-me quando meu pai me levou até "A Brasileira" e me presenteou com minha 1° bola; Foi o primeiro contato que tive com "Seu Elis" Uma pessoa exemplar que nos deixou bastante saudades!

Prof° Adielton Matos disse...

Aqui lendo e passando um filme na cabeça! Posso afirmar que "Seu Elias" é verdadeiramente essa pessoa descrita nesse depoimento. Pelo tempo que conheci e convivi, só vi e ouvi coisas boas relacionada a esse homem. Muito simpático e atencioso com todos. Com certeza sempre foi uma pessoa do bem. Nos deixa muitas saudades.

Osvaldo jacobina disse...

E assim, graças à caneta de meu primo Rey vou conhecendo cada vez mais es-
suas pessoas que ajudaram a colocar a terra de meu pai num patamar bem alto.
Obrg primo
Osvaldo Ribeiro Jacobina
Nasci no Recôncavo mas corre nas minhas veias o sangue sertanejo de meu pai Deraldo Jacobina de Brito

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Durval DE Souza Rocha
Trabalhei na livraria e posteriormente na loja de peças de bicicleta

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Espedito Lima
Foi no ou dos nossos interiores, Brasil afora que figuras, desde as mais humildes, se destacaram na vida de suas muitas cidades, como personagens que a história jamais esqueceria. O ilustre jornalista tem demonstrado um carinho especial aquelas pessoas inseridas nesse contexto, se colocando, sem sombra de dúvida, no rol daqueles que se apaixonaram pela biografia.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Joao Brito
Boa!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Tania Oliveira Souza
Cem palmas!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Alice Campos
Parabéns Sr Reynivaldo, mais um texto muito legal sobre a vida de alguém que de alguma forma contribuiu para a formação de outras pessoas e da sua cidade. Excelente!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Antonio Brito Brito Chaves
Parabéns primo, Sr. Elias foi um grande homem!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Ivo Neto
👏👏👏
Palmas !

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Das Graças Santana
Parabéns, mais uma história da sua cidade muito linda e cheia de emoção!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marília Gama
Muito bem lembrado.Sr Elias era um homem ímpar.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Bia Jacobina
Amei!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Edicarlos Santana
Parabéns pelo lindo trabalho

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Nilda Cavalcante Santana
Que lindo! Ele merece!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Nilda Cavalcante Santana
Belo trabalho!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Orelana Sturaro
Maravilha!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marluce Maria Morais Brito
Mais um pombalense, lembrado merecidamente, Sr. Elias. Senhor distinto, educado, e que na sua missão de comerciante contribuiu para o desenvolvimento da nossa terrinha, Ribeira do Pombal.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Renilde Pedreira
Bela homenagem! Sr.Elias.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Osvaldo Ribeiro Jacobina
Amigo/primo Rey
Parabéns
Assim vou conhecendo a história das pessoas que fizeram nossa 'Pombal"

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Pietro Jacobina Britto Britto
Parabéns para Sr Elias e o primo Rey,sr Elias era uma pessoa muito educado e conhecedor de muitas coisas de Pombal.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Cely Valadares Macedo de Souza
Palmas!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

José Monteiro Brito
Grande homem flamenguista doente.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Dilson Brito
Nosso Saudoso amigo, Sr. Elias, grande homem, sério e empreendedor. Desportista nato, torcedor fanático do Flamengo do Rio de Janeiro e para Pombal criou o Flamengo Pombalense, do qual gastava suas economias para a manutenção e desenvolvimento do Esporte Amador. Era amigo de todos, calmo, tranquilo e tbm muito Católico. Aos filhos o meu abraço e a certeza que tiveram um grande Pai e excelente Cidadão. Obrigado Reynivaldo pela lembrança deste grande homem Pombalense. 👏

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Ronaldo Jacobina
Grande humano, o saudoso Seu Elias

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Lucia Bacelar
Sintetizo o meu compadre e amigo Elias dizendo: educador nato em todos os sentidos da vida.! merecida homenagem a esse cidadão que muito contribuiu para o progresso da nossa cidade.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Antonia Morais Matos
Merecida homenagem ao grande amigo Sr Elias , responsável pela educação em nossa cidade.
Foi vitorioso , na década de 70/80, assumir tantos filhos na capital para estudar .A maior riqueza que deixou para seus filhos foi o estudos. E venceram
Parabéns !!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Hilda Nogueira
Parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Didil Costa
Grande Rey! Voce o definiu muito bem. Merecida homenagem. Guardo boas recordações dele e de D.Irá. Amigo querido do meu pai. Às vezes até penso que ele influenciou meu pai a incentivar minha mãe a voltar aos estudos. Sendo assim ela a primeira mulher casada a estudar e se formar no CIEB. Lembro que a calçada da livraria era um ponto encontro. Sentávamos pra bater papo, trocar gibis e brincar junto com as meninas (filhas). E assim, de vez em quando aparecia D. Irá com aquele sorriso bom e nos fazia um afago. Boas recordações. Seu Elias e sua família tem nossa total estima.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Liane Katsuki
Parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Domingos Dantas Brito
Bravo!

Unknown disse...

Pessoa muito calma e afável no trato, sendo também um otimista e visionário, pois consegui superar dificuldades e se firmar como figura de destaque na sociedade pombalense.Eu, particularmente, gostava muito dele, chegando a visitá-lo na sua enfermidade. Que Deus o tenha.

Unknown disse...

Realmente, esse fazia sempre a diferença, simpático, elegante, conselheiro, respeitoso, uma personalidade de caráter ímpar, boas lembranças!!!!!

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Aguinaldo Brito
PARABÉNS PELA A MATÉRIA DO SR. ELIAS CONHECI DE PERTO, SOU AMIGO DE RENATO SOUZA, É MEU COMPADRE BATIZOU A MINHA SEGUNDA FILHA.
MAIS UMA VEZ PARABÉNS

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Fernando Freitas
Muit bom...Abraço!

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Alice Campos
Parabéns sr. Reynivaldo,mais um texto muito legal sobre a vida de alguém que de alguma forma contribuiu para a formação de outras pessoas e de sua Cidade. Excelente!

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Deuzari Magnavita
primo, homenagem merecida ao Sr. Elias. Ele foi um cidadão que incentivu e contribuiu muito para o desenvolvimento da educação na nossa Cidade, foi muito valiosa!
Tanto que para os sete filhos deixou a maior riqueza , os estudos.
Parabéns !!!!