Objetivo


sábado, 4 de dezembro de 2021

O CRIADOR DA VAQUEJADA DE RIBEIRA DO POMBAL

Sigismundo foi o idealizador e organizador da primeira
vaquejada no Estado da Bahia em 1961.
Foi graças a um sergipano do município de Tobias Barreto que Ribeira do Pombal teve durante anos  a realização de uma das mais importantes  vaquejadas do sertão. Anualmente  no mês de outubro durante os festejos da padroeira Santa Tereza acorriam vaqueiros de vários estados em busca de troféus e outros prêmios oferecidos pela Prefeitura Municipal , comerciantes e fazendeiros. Seu nome é Sigismundo de Souza Macêdo , cuja família migrou de Sergipe e aqui se estabaleceu, inicialmente no povoado da Boca da Mata , onde exercia a profissão de pequeno agricultor. Mesmo sendo de origem  rural nunca foi daqueles que  puxava uma enxada de sol a sol. Gostava mesmo era de negociar com animais e outras coisas de fazenda. Ele sempre andava com seu inseparável chapéu de couro , o que muita gente já o reconhecia de longe. 

Rogaciano Brito , Padre Emílio Ferreira,
o prefeito Pedro Rodrigues, Sigismundo
Macedo, e Edmundo  que tirou o
  primeiro lugar na vaquejada de 1968
.
A maioria dos nordestinos sabe que a vaquejada consiste em dois vaqueiros montados a cavalos com o objetivo de derrubar um boi puxando-o pelo  rabo. São feitas duas faixas com cal no parque da vaquejada e conta ponto quem derrubar o quanto antes entre as duas  faixas. A última  vaquejada foi realizada em  2019 , a de número 51, portanto, está na hora dos amantes deste esporte e as autoridades locais se unirem e retomarem esta atividade que tanto alegrou os pombalenses e servia de divulgação do nome de Ribeira do Pombal  e tornou a Cidade conhecida em outros estados brasileiros. A decisão do ex-prefeito Ricardo Maia de transferir  o Parque da Vaquejada, e em seu lugar doou o terreno para o Governo do Estado construir uma policlínica para  atendimento a pacientes de 16 municípios pode parecer uma medida correta e indiscutível , mas é questionada por alguns pombalenses . Argumentam que poderia ter instalado a Políclínica  em outro local, porque não falta espaço em qualquer Cidade do interior para construção de um equipamento como este. Como primeira  opção decidiu transferir o Parque da Vaquejada para onde funcionava a  Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A.-Ebda que infelizmente o governador Rui Costa extinguiu em 2014, deixando este vácuo enorme para a Bahia que é um Estado que tem forte presença na agricultura , e a empresa prestava inestimáveis serviços especialmente no semi-árido. Lembro quando tinha fazenda no município fui visitado algumas vezes por técnicos da
Ai vemos a construção do novo Parque da Vaquejada
 e a Policlínica que ocupou o lugar do antigo parque.

Ebda  para dar  orientações. Explicou oo ex-Chefe de Gabinete que durante a gestões de Ricardo Maia  que " de 2013 a 2019 ocorreram as vaquejadas no antigo parque  . Com relação a mudança  foi porque tivemos dificuldades em encontrar um terreno próximo à sede  do tamanho necessário para a construção da Policlínica , e também os  moradores  próximos do Parque da Vaquejada reclamavam do barulho dos carros de som e da movimentação de veículos e  pessoas . Quando foi construído na década de 60 ficava afastado do Centro mas, atualmente estava cercado de muitas moradias . Então, por isto prefeito de então  decidiu transferir para o terreno onde funcionava  a Ebda , que
   é uma área muito maior. Acreditamos que em 2022 o atual prefeito Eriksson Santos Silva  vai inuaugrar o novo parque com a realização de uma grande vaquejada.", garantiu o ex-chefe de Gabinete e Darivaldo Francisco da Silva, o Bebé .

                                   VAQUEJADA AMEAÇADA NO BRASIL

A vaquejada no Brasil andou ameaçada porque alguns ambientalistas  entendem que os animais sofrem maltratos porque ficam confinados em currais próximos a aglomeração de pessoas e com isto ficam estressados, além de sofreram danos físicos durante  as quedas nas arenas das vaquejadas . É verdade que de vez em quando  acontece que o vaqueiro ao enrolar a cauda do boi na mão  termina quebrando a cauda do boi, e também ocorrem acidentes durante a queda como quebra de patas e até do pescoço do animal. Os ambientalistas  argumentam ainda que os cavalos sofrem . Porém, a reação da bancada nordestina no Congresso Nacional conseguiu vencer os ambientalistas militantes e através da Emenda Constituciuonal nº 96  acrescentou um parágrafo ao artigo 225 da Constituição Federal que" determina que as práticas desportivas e manifestações culturais com animais não são consideradas cruéis." 

Abelardo Gama, João Almeida ( João Soldado) Joza,
vaqueiro e aboiador, Pedro Rodrigues, Ferreira Brito,
Padre Emílio Ferreira e Tenente Zezito, numa das
vaquejadas de Ribeira do Pombal. .

Como sabemos a vaquejada é uma forte atividade ligada à cultura do nordestino, que dizem ter origem no México como esporte. Mas, desde criança que conheci grandes vaqueiros na cidade e guardo especialmente a imagem do vaqueiro Antônio Miligildo, montando em seu cavalo arisco ele ia buscar o boi desgarrado em qualquer lugar da caatinga inóspita e cheia de árvores e arbustos com espinhos . Era negro , alto forte, falador, destemido e sempre o via com seu chapéu , perneiras, jaleco , luvas, proteção nos pés e com uma chibata, tudo feito de couro de boi. Tinha orgulho de sua profissão e dali tirava o sustento da família. Gostava de uma boa pinga e tinha paciência com as crianças para contar suas andanças pela caatinga atrás de boi bravo. Muitas vezes passava dois a tres dias procurando seguindo rastro e pistas até conseguir laçar , colocar uma careta de couro e trazer para o fazendeiro que lhe contratara..

Este belo troféu foi oferecido a Sigismundo por
 Oliveira Brito agradecendo pela organização 
na 1ª Vaquejada de Ribeira do Pombal, em 1961
.
O nosso personagem o sergipano Sigismundo de Souza Macêdo, que depois se tornou cidadão pombalense, é filho de Pedro de Souza Macêo e Elisia de Aquino Cézar, teve três irmãos Edmundo, Elizabete , Bernadete e  Tereza Varjão. Nasceu em 1º de maio de 1923. Chegou em Ribeira do Pombal  por volta do ano de 1953 , afirma  Antônio Cledes Macêdo, seu filho, que seus pais casaram no ano de 1947 e tiveram seis filhos Antônio Clebes,José Valadares, Maria Cely,Maria Ceny, Semires e Maria Suely. Foi vereador com apenas um mandato, principalmente com votos de moradores do povoado de Boca da Mata. Em 1962 veio morar em Ribeira do Pombal  até seu falecimento em 26 de maio de 1974 aos 51 anos de idade.

Lembra Antônio Cledes que juntamente com  Antônio Manoel dos Reis , conhecido por Toinho da Boca da Mata, eles foram a cidade de Caruaru, em Pernambuco, ver como funcionava uma vaquejada. Ao voltarem fizeram uma pequena vaquejada na Boca da Mata, e assim   começou esta atividade esportiva em terras do município de Ribeira do Pombal. Foi aí que partiram para a realização da primeira vaquejada na Cidade , que eles asseguram ser a primeira no estado da Bahia. A vaquejada pombalense foi  realizada em 1961 . A famosa Vaquejada de Serrinha teve sua primeira edição em 1967. Para realizar a vaquejada em  Ribeira do Pombal foram convidadas outras pessoas como Antônio Rodrigues dos Santos ,( o Tota Santos) , Godofredo Fernandes Gama  , Argemiro Gonçalves , AbelardoVieira  Gama, que era fiscal de pista Valdemar do Incó, Edmundo Macêdo, Zé Benício de Poço Verde e contaram com o apoio de Ferreira Brito. Já na 4ª Vaquejada de Ribeira do Pombal que ocorreu de 12 a 14 de outubro de 1968 vieram vaqueiros de vários estados nordestinos e daí em diante passou a ser uma das mais importantes do calendário de vaquejada da Bahia. 

Semires  com os troféus do pai  .Abaixo  ela com a filha
  Isis,que vem a ser  neta de Sigismundo, em frente a
casa onde morou a família no povoado da Boca da Mata
.


Um ano antes dele falecer o seu compadre Ferreira Brito lhe dirigiu uma pequena carta redigida do próprio punho em 14 de outubro de 1973 a qual transcrevo: "Compadre Sigismundo. Boa tarde! A gripe não permite ir aí pessoalmente , muito grato pelo convite. Faço chegar através de  José Costa que em meu nome lhe agradece e demais pessoas da Comissão da Vaquejada. Amanhã pode trazer todas as notas que tenho a pagar pelo Município, que pagarei na hora que forem apresentadas. Mandei o tenente ( Zezito) chamar o sargento para comparecer ao encerramento com a música. Deus lhe ajude sempre em tudo na sua vida e pelo que fez nesta festa. Um abraço de gratidão. Ferreira Brito."

Sua filha Semires Macêdo , a Mirinha, revelou  que ninguém no início ganhava prêmios em dinheiro. Eram estipuladas premiações com um garrote, uma ovelha . Um dos que mais trabalhou na organização das vaquejadas foi seu irmão  Antônio Cledes.Ele chegava cedo para iniciar o trabalho e muitas vezes não conseguia participar da disputa porque não tinha tempo ou ficava responsável pelas inscrições  para cobrir os custos da festa.  Era um sonho de meu pai. Ele trabalhava o ano inteiro, e na realidade na vaquejada ele se divertia. Frequentava  outras vaquejadas para a procurar introduzir as novidades que por acaso aparecessem. Ele foi organizar  a Vaquejada de Poço Verde e Antônio Cledes, meu irmão, correu com meu avô Pedro  que era o Vaqueiro Mais Velho e Antônio Cledes, seu filho, o Vaqueiro Mais Novo. Com isto ele ia agregando mais gente, mais modalidades de disputa, e assim as vaquejadas se fortaleceram. "

Antônio Cledes ajudou muito
na realização das vaquejadas
.

Diz ainda Semires Valadares que agradece a " Deus por ser filha de Segismundo de Souza Macêdo,  (são  do 2 grafias do nome de meu pai, com e sem a preposição de ) um homem que teve uma vida breve , faleceu aos 51 anos de uma cirurgia para retirada da vesícula e contraiu uma infecção hospitalar deixando 6 filhos e uma esposa que ele amava profundamente, minha saudosa mãe a quem reverencio e prometo contar a história , Rosalva Valadares Macêdo, não existe testemunho de um desentendimento entre eles , jamais brigaram , nossa residência tanto na casa da Boca da Mata quanto na de Ribeira do Pombal,- Ba era um lar de amor e paz."
Já foram realizadas 51 vaquejadas.Foi suspensa
devido a pandemia. É preciso retornar com força!
 Lembra Semires da  rotina de pai : "acordava às 05 horas da manhã na casa da rua na Boca da Mata e ia para a roça ( que até hoje nos pertence) há  cerca de 800 m , ai ele tirava o leite , tomava um zupi ( leite fresco tirado  do peito da vaca , adicionando a farinha de mandioca) e mandava para casa de mainha em Ribeira do Pombal através de um menino montado num jegue, conhecido por Jeruzé. O leite  vendido na  porta de casa e de onde era tirado aproximadamente 90% do nosso sustento.  Tinha dois ajudantes fixos : Mané Fala Fina e Zezé Bonitinho, ambos já falecidos , além de Coelho e Zé de Apolônio ,que faleceu reecentemente. Comercializava bois para Recife , Fortaleza e Sergipe de onde trazia um corte de mescla azul que usava para se vestir  quando vinha pra Ribeira do Pombal . Na Boca da Mata estava sempre com uma calça surrada , uma camisa de manga curta, o jaleco  e o seu inseparável chapéu de couro ."
Eduardo Carvalho Pinto grande vencedor de vaquejadas.
         GRANDE CAMPEÃO
No seu depoimento o famoso vaqueiro , um ídolo entre os amantes da vaquejada,  Eduardo Carvalho Pinto ou  simplesmente Eduardo Pinto, 75 anos, era estudante.Estudou em Salvador 12 anos, quando deixei de estudar vim para as fazendas de meu pai que ficavam em Simão Dias, e no Pinhão, em Sergipe. Comecei a gostar de cavalo e me dediquei às vaquejadas. Ia muito correr em Alagoas, , em Governador Valadares, Minas Gerais e na Bahia. Comecei com 19 anos . fui para a primeira vaquejada de Serrinha,em 1967 para a de Ribeira do Pombal,] em 1961,e não parei mais , enquanto pude.  Gostava muito de participar da vaquejada de Ribeira do Pombal porque era uma gente muito boa e a festa muito animada. Todos os anos o pessoal de Lagarto, Simão Dias e Pòço Verde, todas do estado de Sergipe, íamos participar.  Ele sempre vinha com seu amigo Haroldo Goes, cada um com um caminhão para trazer os cavalos . Vinha também Jorge de   Dorinha, mas ele gostava de bagunçar, só foi umas duas vezes.  Ganhei muitos troféus, 12 carros em vaquejadas em Serrinha, Euclides da Cunha e Valente. Agora tenho quatro filhos Alexandre, Nelson,Felipe e Eduardo e um neto Felipe Pinto  participando de vaquejadas.  Eu tenho uns 10 anos que parei. Quase todo mês viajam para participar. .Ganhamos em Lagarto Campeão Potro do Futuro.em 2017, meu filho Nelson ganhou em 2019, em Pernambuco. Já ganhamos três campeonatos nacionais. O maior vaqueiro que vi Quando ele fala do Jorge ele protagonizou um episódio curioso é que não satisfeito com a premição que lhe foi concedida pegou um pinico que então Hotel São José, onde estava hospedado, e amarrou numa corda juntamente com os dois troféus que ganhara e saiu arrastando pelas ruas da Cidade. Já na saída foi alcançado por alguns organizadores da vaquejada e populares que tomaram os troféus e proibiram de nova participação. 

D. Rosalva com as filhas Ceny, Maria Cely,Cemires e Suely.
Abaixo  Elizabete Souza Costa ,  irmã de Sigismundo
.

Falando sobre o irmão Sigismundo Macêdo , a costureira  d. Elizabete Souza Costa, 83 anos, lembra que " primeiro morou na Boca da
Mata, em 1957 onde já exercia a profissão de costureira. Meu irmão Sigismundo chegou primeiro veio a pedido de seu tio Irineu Valadares para  para a Boca da Mata, que tinha mais gente, e melhores condições de sobrevivência. Ai eles compraram um caminhão e depois de algumas viagens resolveram carregar com latas de  mel com destino ao sul do pais, no trajeto o caminhão virou . Quebraram o nariz ", brinca d. Elizabete.  Devido o acidente resolveram vender o caminhão . Mas, relembra que a história começa quando "ele veio em Ribeira do Pombal fazer uma cirurgia de sinuzite com dr. Décio de Santana. Nesta época era difícil uma Cidade do interior aqui por perto ter um médico. Aqui conheceu Rosalva e começaram a namorar. "

E continua : "Vivíamos na Várzea , próximo a Mirandela  em nossa fazenda, ai os índios Kiriris  nos atacaram e tomaram nossas terras . Tínhamos todos os documentos . A Funai retificou os documentos e só ficamos com 60 tarefas de terra. Eles tomaram terras de muita gente ! Os índios naquela época paravam onde queriam. Nem os advogados aceitavam causas contra a Funai. Compramos a fazenda Árvore , viemos morar na Cidade por causa da idade, não podíamos mais ficar na roça. "

Francisco Passos que assumiu a vaquejada após a morte
de Sigismundo de Souza Macêdo em maio de 1974.
Já o Francisco Passos Conceição, 63 anos, o Galego Manga Rosa , filho do ex-prefeito Pedro Rodrigues da Conceição .reconhece que " foi o Sigismundo que me colocou na vaquejada. Ele comprou um cavalo e ficamos passeando por ai. Eu tinha pouco mais de 13 anos , ai meu pai não quis pagar o cavalo, e assim começou. A nossa vaquejada foi a primeira da Bahia .Comecei a correr com 15 anos, e aos 20 anos já ganhei prêmios. Ganhei em 2003 em  dos Palmares, Pernambuco, e com Celso Vitório ganhamos um carro e duas motos , ele mora em Alagoas. Quando Sigismundo Macêdo  morreu a vaquejada ficou seis anos sem ser realizada. Ai em 1983 retomamos a vaquejada e reformamos  o Parque da Vaquejada, que já rodou os quatro cantos deste complexo esportivo, até que o Ricardo Maia resolveu transferir de local "
"Na época resolvemos colocar o nome de Sigismundo Macêdo no Parque da Vaquejdada em homenagem pelo que tinha feito. O melhor vaqueiro que conheci era João Batista, de Campina Grande.Lembro que seu Argemiro tinha amizades em Pernambuco e trouxe muitos vaqueiros de fora. Ele não participava da organização . Ele trazia os vaqueiros importantes para prestigiar a vaquejada.Numa dessas vaquejadas ele trouxe um neto de Edmundo e tinha cinco prêmios a serem disputados, e ele ganhou quatro. Fiz vaquejada 20 anos seguidos. Quando parei foi que a Vaquejada de Serrinha passou a de Ribeira do Pombal .  
Na primeira foto vemos Zé Roberto jovem com o pai.
Abaixo foto atual, e ao lado, seu pai Argemiro montado
.
O José Roberto Gonçalves de Souza , de 57 anos, que reside atualmente em Teixeira de Freitas,na Bahia .  é filho de Argemiro Gonçalves , conhecido por Argemiro dos Buracos ( povoado de Cícero Dantas ), que era natural de Cícero Dantas, Bahia. Zé Roberto  foi o primeiro Vaqueiro Mais Novo que correu nas vaquejadas em Ribeira do Pombal. Tinha por volta de  10 anos e já servia de esteira .Na vaquejada, o vaqueiro secundário é chamado de bate-esteira ou esteira que ajuda o primário, chamado de puxador, a derrubar o boi na faixa. Sua função é passar o rabo do boi para o puxador e manter o boi entre ele e o vaqueiro primário.

 Ele participou da primeira vaquejada em 1961 . Lamenta que a vaquejada esteja parada em Ribeira do Pombal . Meu pai participou muito das vaquejadas e ajudou  a desenvolver. Ele era fã de vaquejada e levou  muitos vaqueiros pernambucanos para correr em Ribeira do Pombal. Meu pai andava muito em Pernambuco porque comprava burros aqui na Bahia e ia vender para os proprietários de fazendas de cana-de-açúcar no estado vizinho porque os tratores na época tinham dificuldade de andar nas terras mais altas, montanhosas, e os burros é que carregavam a cana cortada. Daí ele fez muitas amizades e trouxe vaqueiros e até donos de fazendas. Muitas vezes em nossa casa ficavam mais de 20 pessoas hospedadas. "

Continua José Roberto "lembro que corri várias vaquejadas e numa realizada em Ihambupe, Bahia, ganhei em primeiro lugar como o Vaqueiro Mais Jovem. Disputei com um garoto de Serrinha que também tinha 10 anos, mais eu era poucos dias mais novo do que ele. Foi a primeira taça que ganhei na minha vida. Corri em Sergipe e em outros estados . Em Tobias Barreto, Sergipe,  ganhei juntamente com Haroldo Goes o primeiro lugar e  rachamos o prêmio. Também, corri sendo o Vaqueiro e o Galego Manga Rosa  o esteira. Aqui em Teixeira de Freitas e região ainda corri. Tive que  parar, e passei a me dedicar ao comércio. "

NR - Como sempre  venho agradecer a Hamilton Rodrigues este parceiro de todas as horas, e também a Semires Macedo, a Mirinha, que muito nos ajudou a coletar material sobre seu pai. Continuamos na nossa busca constante por novos personagens e agradecemos a todos que estão cooperando para registrarmos a históra política,ecnômica e social de nossa Cidade


 

30 comentários:

Unknown disse...

Acompanhei de muito perto tambem, o inicio das vaqueijada de Ribeira do Pombal,e, não podemos deixar de citar outros personagens importantrs neste feito historico, como: Toinho da Boca da Mata, Amadeu ( filho) Ze Hominho ( filho também de Toinho), foram juntamente com meu amigo Sigismundo os " Grandes incentivadores e criadores da Vaqueijada de Ribeira do Pombal" com Antonio Bem Criado(Sergipano), Josa" O vaqueiro do Sertão "

Unknown disse...

Matéria maravilhosa, parabéns aos envolvidos. Boca da Mata terra querida.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Orelana Sturaro
Que maravilha!
Que saudades das vaquejadas, e essa matéria me fez voltar ao tempo.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Das Graças Santana
Era muito legal as vaquejada,assiste uma vez em Camaçari.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

José Monteiro Brito
Parabéns Rey pela reportagem homens de bens q fizeram nossa cidade ser conhecida neste meio de vaquejadas Parabéns mais uma vez

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Domingos Dantas Brito
Rei, desse jeito você enaltece o nome da grande nossa terra Ribeira do Pombal.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Iara Brito
Parabens ❤️ meu irmão querido.Lembro-me que lá em casa 🏠 nas vaquejadas a casa ficava cheia dos primos que viam correr vaquejadas viam de Lagarto.Se

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Pietro Jacobina Britto Britto
Obrigado primo Rey,lembrei das vaquejadas e dos meus tempos aí em Pombal.muitas saudades.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Darcy Brito
E está virando desenhista também.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Moema Garcia
Reynivaldo, quem é esse Rogaciano Brito?

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Emerson Cruz
Maravilha de hospedagem me lembro bem dos bons tempos das vaquejadas ..

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Lurdes Jacobina
Maravilha de reportagem!!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Edna Silva
Fui a uma vaquejada em Serrinha.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Cely Valadares Macedo de Souza
Parabéns,Rei.pela homenagem
a seu SI ,como era popularmente conhecido.me emocionei com a retrospectiva..Viva seu SI
orgulhosamente sua filha!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Benjamin Brito Gama Junior
Tempos bons,pessoas boas e amigas....

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Edinar Dantas Gama
Parabéns Reynivaldo pelo excelente trabalho e profissionalismo.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Benjamin Brito Gama Junior
Parabéns Rei.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Parabéns mais uma vez amigo Reinivaldo. Homenagem merecida, como era tão Boa e alegre essas vaquejadas.!!! Pena que não houve mais...

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Edvaldo Gato
Ilustrações feitas com carinho !

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Tania Oliveira Souza
Parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Osvaldo Ribeiro Jacobina
Parabéns Rey por contar a história da Vaquejada de Pombal com importantes detalhes e informações importantes.
Pombal agradece essa iniciativa.
Abr primo.

BLOG DO REYNIVALDO disse...


Anna Georgina Rocha Cardoso
Excelente! Bravo!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Guel Silveira
Bravo!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Ivo Neto
Palmas!

Ângela Barreto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ângela Barreto disse...

Só podia ser você a contar a parte da história de Pombal, sua terrinha amada. E com a competência que lhe é peculiar. Pessoalmente não curto vaquejadas e esportes que batem de frente com a parte física como o boxe, MMA e outros. Mas entendo que algumas ações devem ser repensadas pois envolve em outros aspectos como o econômico. Parabéns, Rey. Bj

Unknown disse...

Excelente reportagem, na forma e conteúdo! Abraço dominical!

Unknown disse...

Marlos

José Bomfim disse...

Ótimo texto. Cinematográfico. Imagino um livro reunindo essas histórias de Ribeira do Pombal. Um projeto que todos gostaria de ver realizado.

Unknown disse...

Parabens a Galego,a foi starves de seu pedido que o parque revenue o mome de SEGISMUNDO SOUZA MACEDO,Nao podemos sequencer Antonio Bem Criado,nosso amigo e freguentador assiduo ,desta nossa festa.