Objetivo


sábado, 21 de maio de 2022

UM JOVEM SERTANEJO COM VISÃO DE FUTURO

Foto 1. O Pau de Belota em seu esplendor. Foto 2. Logo
depois que foi encontrada na mata. Foto 3. Zé da Floresta
 com os  frutos. Foto 4. Os frutos vermelhos e aveludados.

 O nosso personagem é um jovem que está tocando a sua vida em busca de melhorar cada vez mais a raça leiteira Girolando em sua fazenda de apenas 400 tarefas e com um rebanho de 150 animais. Os números são realmente pequenos em relação às grandes fazendas onde criam 10, 20 e até mais de 30 mil cabeças de gado, especialmente da raça Nelore, e possuem centenas de hectares de terras. Mas, esta pequena propriedade está se destacando como uma das mais produtivas na seleção de animais, e  hoje estará fazendo o seu segundo leilão com a participação de animais e criadores de várias partes do Brasil. Desses animais criados na Fazenda Pau de Belota, em Ribeira do Pombal, em pleno sertão da Bahia, são tirados diariamente 1300 litros de leite que são comercializados na região. O nome tem origem nesta árvore Belota que pouco se sabe dela. Tem algumas ocorrências na micro região entre os municípios de Ribeira de Pombal e Tucano chamada de Tabuleiro, que possui uma vegetação semelhante à do Cerrado, e sabem apenas que é da família das leguminosas.

 Fabrício  com alguns animais do seu plantel na Fazenda Pau de Belota.
As matrizes que ele cria são resultado do cruzamento de animais da Raça Gir com Holandês que dá o Girolando Leiteiro, portanto animais chamados de meio sangue, ou seja, metade do gado Holandês e outra metade do Gir. Estes animais se adaptam bem às regiões semiáridas, além de ser animais dóceis, de fácil manejo, boa fertilidade, e também têm  longevidade. Seu nome é Fabrício Lima Costa, natural de Feira de Santana, 45 anos, filho de Francisco Ferreira Costa (Chico Costa) e Maria Vilma Pereira Lima, casado com Priscila Jacobina, tem um filho Téo Jacobina Costa. Tem seis irmãos Francisco Carlos (Chiquinho), falecido, Rosângela (Rosinha do Cartório), Rosana, Rogério, Rosenilda e Ana Paula. Seu pai tinha como atividade principal transportar gado de Minas Gerais e outros estados para Feira de Santana, Ribeira do Pombal e outros municípios. Tinha sede na cidade de Feira de Santana e uma pequena representação em Ribeira do Pombal para servir de apoio do seu trabalho.

Vemos aí alguns animais da Fazenda Pau de Belota.
 Fabrício  pouco se lembra do seu pai que  faleceu quando ele tinha apenas quatro
anos de  idade.“ Lembro  vagamente”. As  informações que tenho dele é que era um  homem trabalhador, de bom coração que  gostava de ajudar as pessoas. Teve uma morte  repentina aos 42 anos de idade. Pegou todo  mundo de surpresa, dizem que era amigo, gostava de uma farra e frequentava muito o Bar de Zé da Floresta onde inclusive deixava os seus telefones para contatos de negócios de transporte de gado. Gostava muito de vir para a Fazenda Pau de Belota e seu sonho era comprar esta propriedade que pertencia a José Erasmo. Por destino a fazenda foi vendida por  José Erasmo Santos Silva  a Adriano Rodrigues, e caiu em minha mão, sem criar uma perspectiva de compra. Um dia surgiu a oportunidade e adquiri do então proprietário  Adriano Rodrigues, vejam vocês, concretizando um sonho de meu pai que era adquirir a Fazenda Pau de Belota. Meu pai tinha uma transportadora chamada Rodogado com escritório em Feira de Santana, na Avenida Presidente Dutra, em frente da Rodoviária."

"Vendo tourinhos Girolando, embriões congelados e continuo com a Fertilização In Vitro – Fiv e hoje o meu rebanho é 80% de FIV e 20% de inseminação artificial. Comecei há dez anos  este trabalho com inseminação e depois com FIV. Entrei no Gir Leiteiro e atualmente tenho um bom plantel. Recentemente tive uma referência de preço, pois vendi num leilão na cidade de Itabaiana, Sergipe, metade de uma vaca, Foi no  Leilão Leite do Nordeste e vendi por R$143 mil 50% a Tróia, filha de Brasília, que é minha principal doadora. Tenho gado meio sangue e 3/4  Esta vaca está atualmente em Passo de Minas, Minas Gerais e quem comprou a metade dela foi um criador equatoriano. Meus clientes hoje são de todo o país. Estamos vendendo embriões para uns colombianos, meu gado é comercializado muito para o estado de  Sergipe. Aqui na Bahia para criadores de  Jeremoabo, Feira de Santana, Cícero Dantas, dentre outros municípios. Fiz meu primeiro leilão em 8 de maio de 2021 e vendemos animais da Fazenda  Pau de Belota e de convidados. Apuramos quase 1,4 milhão. Batemos recorde de vendas na época. Só nosso foram R$900 mil divididos com meu sócio Ronei Costa Lovano, que é do Espírito Santo. Temos lá uma base de coleta de embriões em Apiacá, ES. Lá temos algumas receptoras e fazemos este trabalho em parceria. Quando nasce eu trago para cá, porque o laboratório de lá é mais completo."

Foto 1. Fabrício com a esposa Priscila e o filho Téo.
Foto 2. O Francisco Ferreira Costa, seu pai, falecido.
Foto 3.Caminhão recolhendo o leite para a Bethânia.
Foto 4.Fabrício com amigos ao lado de uma novilha.
Foto 5 - Leite da Fazenda Pau de Belota engarrafado.
Foto 6. Detalhe do local da ordenha automática.

Diz Fabrício Costa que “neste leilão de hoje  a quantidade de animais é menor  devido a sua experiência no leilão do ano passado ficou muito grande, começou às 14 horas e se estendeu até mais de duas da madrugada. Até o leiloeiro ficou muito cansado. O ano passado foi online, mas este agora será 50% presencial e 50% online.”.

Ele conta como surgiu esta sociedade com o Ronei Costa Lovano. Fabrício foi à Minas Gerais comprar um gado e ele me deu total credibilidade, ocasião em que  decidi iniciar aqui a  inseminação artificial. Comprei uma vaca receptora para fazer Gir meio sangue. Passamos uma semana lá, eu e o veterinário Breno Bezerra, que me dá assistência aqui.  A parceria foi evoluindo e adquiri 50% de uma vaca Gir dele. Daí em diante vieram outros negócios. Ele está presente neste leilão  com um lote de alguns animais e assim vamos tocando a vida. Esta sociedade é mais para embriões e bezerras. Temos as doadoras Gir juntos e comercializamos", adianta Fabrício.

"Tiro o leite na Fazenda Pau de Belota com uma média de 30 litros por cada vaca e pretendo aumentar. Tenho que ter uma escala maior para garantir uma rentabilidade. Atualmente a empresa Betânia, que fica em Nossa Senhora da Glória, no estado do Sergipe faz a  coleta  feita de dois em dois dias. O leite fica  num resfriador com capacidade para armazenar três mil litros de leite."

                                             PAU DE BELOTA 

É uma árvore muito frondosa e foi encontrada por técnicos da Petrobras que estavam fazendo prospecção de petróleo na região . Mas, a árvore já era conhecida por caçadores que na época andavam caçando tatus e outros animais silvestres. Terminou dando o nome a Fazenda Pau de Belota  que fica em pleno Tabuleiro entre os municípios de Ribeira do Pombal e Tucano.  A notícia se espalhou e muitos caçadores e outras pessoas começaram a se interessar em conhecer a árvore que virou um point de encontros de amigos que iam caçar, fazer um churrasco, piqueniques e até mesmo  namorar.

O veterinário Breno Bezerra ao lado de Fabrício Costa.
 Confirma o proprietário da fazenda que   atualmente é muito visitada e virou um ponto   turístico da Cidade. Diz Fabrício Costa que   “meu pai, Zé da Floresta, Valtinho de Teté,   Narcísio, Moacir e outros vinham e traziam   uns   caçadores. Botavam os caras para caçar   tatus e   outras caças e ficavam aqui na farra. Teve um dia que armaram trinta redes neste Pau de Belota. Chegavam ao sábado só voltavam domingo à tarde. Traziam grandes caixas de isopor com cervejas e ficavam aí brincando, conversando e dando umas entradas na mata. Era uma alegria só, ficavam fazendo churrasco o dia inteiro”.

Em seu depoimento o veterinário Breno Bezerra de Melo Costa, 38 anos, dono de a empresa Gestar, disse que Fabrício Costa tinha um rebanho muito heterogêneo. Outra característica dele é que sempre gostou de dar muita comida aos animais para ver as vacas aleitando bem. É uma característica dele e isto é uma das razões porque tem tido muito sucesso. Mas, há anos atrás vinha crescendo de forma lenta acertando aqui e errando ali. Passou a entender que precisava mexer e investir mais na genética dos animais e passou a utilizar a inseminação artificial, algumas vezes com bom resultado e foi assim entendendo melhor do manejo desta tecnologia. Ele já tinha um rebanho de 7/8, 15/16 de Girolando, de 3/8, 3/4 e 5/8. Era um rebanho muito heterogêneo, porém, vacas leiteiras. Foi quando entrou a minha empresa Gestar com a consultoria e assistência técnica da Fazenda Pau de Belota. Ai começamos um trabalho onde solicitava de Fabrício Costa a necessidade de padronizar o seu rebanho com o grau de sangue que acreditava ser o ideal que era o meio sangue Gir e meio sangue Holandês. Foi uma escolha muito acertada, porém para a gente fazer o melhor Girolando meio sangue era necessário ter a melhor base do Gir e do Holandês. Diante deste cenário Fabrício passou a entender que era o melhor gado para a região e passamos a procurar fazer esta transição do rebanho heterogêneo para o meio sangue. Procuramos nos principais rebanhos e fazendas produtoras de genética do país e fomos buscar animais das melhores famílias do Brasil. Buscar embriões de touros consagrados e vacas extremamente produtivas. Viajamos para o Rio de Janeiro  e nos encontramos com Ronei Costa Lovano, da Fazenda Baú. Diante de 400 novilhas selecionamos 16 novilhas meio sangue de excelência em tipo leiteiro e em família, ou seja, em consistência genética, todas originários da Fertilização In Vitro – FIV. Estes animais fizeram a base do gado meio sangue de Fabrício. Porém, ele queria ter seus próprios animais de meio sangue. Então passou a investir na sua base para fazer seu meio sangue. Começou a investir em Gir Leiteiro das melhores linhagens do país dos touros mais consagrados como Sansão, Jaguar, Teatro, Gengis Khan, Jogral e Oscar (de Brasília). Todos esses touros têm filhos hoje na Fazenda Pau de Belota como também de vacas famosas como Fábrica, Enamorada, Noruega. Grandes vacas do cenário nacional. Sendo assim ele vem mostrando a sua força, o seu trabalho nas principais posições. Como aconteceu na ExpoZebu quando apresentou  a Troia, que é irmã de uma das vacas mais importantes da raça no país. “Fabrício é caprichoso, está começando a colher os frutos do seu trabalho, ele merece e acho que vai longe”.

Veterinária e pecuarista Raimara Campos elogia
e reconhece o trabalho de seleção de Fabrício.
A Raimara Campos Vieira é veterinária,  produtora rural e cliente de Fabricio Costa. Ela disse que já vinha trabalhando com a produção de animais de outras raças, mas que resolveu mudar o foco para o gado Gir leiteiro. Decidiu adquirir alguns animais de Fabrício que é seu amigo de infância e vizinho devido ao valor genético e alta produtividade. "Achamos por bem iniciar a nossa produção leiteira já com animais comprovadamente de eficiência produtiva e assim ganhamos vários anos, porque sabemos que ele já vem investindo em genética há mais de dez anos, e os animais que adquirimos dele se provaram de alto valor produtivo. Temos animais que vieram da Fazenda Pau de Belota que produzem mais de 30 litros de leite por dia. Então foram excelentes aquisições, e quem quiser melhorar a sua produção leiteira e o seu rebanho pode adquirir porque ele só tem animais de alta produtividade.”

Foto 1.O professor Paulo sai com dois bocapius para
entregar os queijos coalhos aos seus clientes. Foto 2.
o professor com a esposa Rita de Cássia Oliveira Góis
Costa, e os filhos Paula Beatriz, Ama Rakel e Noemi.
O professor e produtor rural Paulo Roberto Almeida é proprietário da Fazenda Caruara, que tem 80 tarefas e fica na localidade da Tapera, no município de Ribeira do Pombal. Ele se especializou na fabricação de queijo coalho. É uma produção pequena de 900 quilos de queijos por mês. Paulo é professor de Geografia e Sociologia  em escolas municipal e estadual , mas sua origem sempre foi rural onde seus pais Francisco Bittencourt Costa e Osvaldina Miranda, sempre produziram requeijão trabalhando com vacas rústicas que não tinham muita aptidão para o leite. "Ao assumir a fazenda procurei o Fabricio Costa, que já o conhecia pelas referências, há uns cinco anos atrás. Adquiri 18 vacas com boa produção leiteira, hoje temos vacas que no pico da produção tiramos até 40 litros de leite. Isto foi uma decisão muito importante porque economizamos na mão de obra, custo dos insumos para manter muitos animais e ganhamos na produtividade. Temos três ou mais em uma única vaca.  Antes tinha 30 vacas para produzir 300 litros de leite, e hoje com apenas 10 vacas tenho esta produção. Portanto, parabenizo ao Fabrício pelo seu belo trabalho e acho que ainda vêm coisas melhores por ai."

NR- Quero agradecer a Hamilton Rodrigues e a todos que contribuíram para que escrevesse este texto mostrando o exemplo de Fabrício Costa que é sempre possível  melhorar o que nos propomos a fazer.


 

 



17 comentários:

ipcosta disse...

Bela reportagem, valorizando quem trabalha. Inaldo Costa

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Graça Barreto
Parabéns, como sempre contando histórias da sua região. Parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Carmen Cortizo
Parabéns !!!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Das Graças Santana
Bela história de vida do campo rural. Aquele região de Tucano tem muitos curtumes e empregam muita gente.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Graça Gama
Que maravilha!!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Domingos Dantas Brito
Mais uma história bacana da nossa terra, é de pessoas empreendedoras assim que se constrói o progresso de uma cidade...

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Ivo Neto
Parabéns belíssima história.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marthinha Costa
Parabéns 👏👏👏. Maravilhosa história.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marluce Maria Morais Brito
Mais um personagem que eleva cada vez mais a luta do cidadão que vive na região da seca, mas que através da tecnologia que está aí para quem acredita e corre atrás, não de maneira fácil mas com visão, persistência trabalho e coragem. Mais uma vez, parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Edicarlos Santana
Parabéns seu Reynivaldo Linda história.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Hilda Nogueira
Parabêns.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Liane Katsuki
Uma historia fantástica!!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Teresinha Nogueira
Que maravilha ,bela história.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Beto Santana Santana
Muito boa história .

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Renilde Pedreira
Parbéns.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Berenice Carvalho
Parabéns Rey e cada vez mais sucesso!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Edivalda Gama
Linda história , parabéns mais uma vez a REYNIVALDO BRITO , toda escrita DELE É PRAZEROSA.