Objetivo


quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

JORNALISMO DE UMA PAUTA SÓ

O senador eleito Flávio Bolsonaro já deu várias vezes
explicações sobre sua movimentação financeira, mas
grande mídia não  aceita.
Estamos lendo , assistindo, ouvindo de dia e noite  uma enxurrada  de matérias sobre o mesmo assunto que é a movimentação financeira  do senador eleito Flávio Bolsonaro.
A rede Globo, depois que o presidente prometeu distribuir a publicidade oficial igualmente com todos os veículos de comunicação abriu uma campanha contra a família Bolsonaro. Confesso que esta atitude anti jornalística tem gerado um descontentamento entre os telespectadores, principalmente naqueles que torcem para o Brasil melhor.

Independente de ser  apoiador ou não do governo de Bolsonaro, o que muitos desejam é que tudo dê certo para que possamos viver com maior tranquilidade, e que os serviços  dependentes de uma ação governamental, entrem na normalidade. 
Os telejornais e mesmo a mídia imprensa têm demonstrado um certo marasmo profissional, porquê as pautas são repetidas, e os canais fechados reprisam as mesmas matérias  várias vezes,  sem mudar uma vírgula sequer. 
Por estas razões, que milhões preferem hoje as redes sociais, porque estão bem mais dinâmicas e instântaneas, enquanto o jornalismo das televisões é lento e repetitivo, e a mídia impressa  se equivale em imobilidade, além de se  mostrarem totalmente parciais em seus noticiários.
Vários assuntos importantes aconteceram neste período, que a grande mídia quase tratou de um assunto só. Se alguém fizer uma análise criteriosa vai verificar que realmente a movimentação financeira de Flávio Bolsonaro ocupou o maior tempo e espaço. 
Este viés  da grande mídia fica visível, e vem sendo um dos motivos porquê estão perdendo terreno no mundo da comunicação. A rede Globo, por exemplo, vem perdendo um público considerável, e o mesmo vem acontecendo com a Folha de São Paulo, Veja, e outros impressos que teimam em tratar   à exaustão de um assunto só.
Não se deseja que desconheçam movimentações financeiras atípicas de qualquer político, mesmo do Flávio Bolsonaro. Não é isto. O que estranhamos é o excesso de foco num assunto só.
Por exemplo, a lista da Alerj tem vários deputados, inclusive um que movimentou mais de 40 milhões de reais. O valor é bem mais significativo, mas a grande mídia não se preocupa em saber detalhes desta movimentação, e de muitas outras. O foco é no pouco mais de R$ 1 milhão que o Flávio teria movimentado.
Este é o jornalismo que hoje se pratica no Brasil de uma pauta só.

Nenhum comentário: