Objetivo


quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A CENSURA ESTÁ PRESENTE NAS REDES SOCIAIS

Aqui neste mapa vemos os países que mais censuram as
redes sociais
Estamos assistindo a escalada da Censura nas redes sociais  sem o grito exacerbado das esquerdas e a complacência da direita. De  quando em vez, uma página com milhares de seguidores é retirada pelo Facebook , postagens são censuradas no Twitter e no Instagram.
 Está se tornando comum mensagens dizendo que este conteúdo foi retirado, que esta postagem não está mais disponível ou mesmo esta fotografia. Inclusive no Twitter a mensagem diz textualmente : "Esta mídia não está disponível porque inclui conteúdo que você optou por não ver". Ficamos sem saber o que realmente foi retirado.Isto deveria ser uma decisão do assinante, e não eles replicarem o que bem entendem.
O MBL afirma que o Facebook censurou suas páginas
Dizem que no Facebook existe uma política ligada à esquerda. Assim quando você tem muitos seguidores e grande número de postagens contra a esquerda a página simplesmente é retirada sem maiores explicações. Tomara que este não seja o critério adotado por esta plataforma. 
No WhatsApp estão limitando o número de encaminhamentos de mensagens a 20 pessoas. E, as mensagens trazem acima do texto a palavra Encaminhada.
Já no Messenger você tem uma certa dificuldade de bloquear alguém que  não deseja compartilhar suas mensagens ou mesmo  que tenta lhe assediar de alguma maneira. 
Sabemos que existe um contrato firmado entre a plataforma e o assinante,  e mesmo que seja  um contrato impositivo , quase unilateral, não deixa de ser uma agressão a simples retirada de uma página com centenas de seguidores. Isto deixa uma frustração muito grande e uma insegurança naquilo que você pode ou não postar.
A própria rede Globo fez recomendações de como seus
jornalistas devem se comportar nas redes sociais
Se alguém posta uma mensagem ofensiva, o ofendido pode acionar a Justiça e exigir punição do agressor. Não deveria caber à plataforma censurar a mensagem, a não ser por Ordem Judicial. 
Portanto, não é verdade o que vem apregoando os "especialistas "  de plantão de que as plataformas digitais são uma terra de ninguém. Várias pessoas já foram punidas, inclusive recentemente um deputado federal, recém empossado, foi condenado a ficar picando papéis. Estranhei esta sentença, por mais que alguém a defenda como justa.
O que queremos é a defesa da liberdade de expressão. Recentemente, um partido político de esquerda tentou "regulamentar", leia-se censurar, as redes sociais. Felizmente, não obteve êxito, e seu maior defensor está na cadeia.

Nenhum comentário: