Objetivo


terça-feira, 10 de setembro de 2019

JORNALISMO X IDEOLOGIA


Atualmente os principais jornais e revistas  do  país assumiram uma
posição de esquerda e de oposição sistemática ao Governo.
 Trabalhei durante anos num jornal considerado de centro-direita e era discriminado pelos colegas que trabalhavam nas sucursais dos jornais Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Veja , que juntamente com O Globo tinham a hegemonia da imprensa mainstream no país. O contraponto  que contava era que o jornal tinha a liderança no Norte e Nordeste, com quase 100 mil exemplares diários. Visto hoje, este número parece irrisório, mas nos anos 80 era um número considerável tendo em vista o baixo índice de leitura em nosso país.
Estes e outros veículos após o enfrentamento com o regime militar tomaram uma posição de esquerda  , e isto vem se exacerbando à medida que as novas gerações dos proprietários e editores dessas e de outras publicações foram assumindo seus postos. Para entender melhor, o jornal que trabalhava mantinha uma posição de  centro-direita , porém, com a chegada da nova geração de  herdeiros dos antigos proprietários também pendeu para a esquerda . Se deram mal. Devido a má administração, e a chegada da internet com as várias plataformas .Tiveram que se desfazer do jornal .
Hoje , vejo com tristeza e não saudosismo, o jornalismo brasileiro , que teimava em ser isento, na medida do possível, completamente engajado num processo esquerdizante que prima por distorcer as notícias , por esconder do público fatos positivos que estão acontecendo no país, especialmente se forem fatos  protagonizados pelo atual Governo. Vejam este exemplo. A Embraer entregou o primeiro avião de transporte militar o KC-390 à Força Aérea Brasileira. Uma aeronave de médio porte, desenvolvida e construída no Brasil , e que representa um grande feito no setor aeronáutico.
Este é o gigante KC-390 pensado e produzido no Brasil pela Embraer
que a chamada  grande mídia escondeu de seu público.
A chamada grande imprensa , que de grande não tem nada , não deu uma linha sequer ou uma notícia relevante nos telejornais. Isto é anti jornalismo, porque boicota seu próprio público.
Estamos vendo isto no impresso e também no jornalismo  eletrônico com comentaristas desinformando propositadamente a população, devido ao engajamento político com a esquerda. 
Fico apreensivo , e aos que não concordam com esta distorção da realidade resta as redes sociais ,  onde o cidadão comum pode mostrar seu descontentamento e exprimir sua opinião .
Ninguém quer um jornalismo sem críticas ao Governo. Tem que criticar . Se errou , a crítica é bem-vinda. Agora , a crítica por crítica e ideológica de esquerda não é papel de um jornalismo honesto. Sonegar informação é um crime de consciência ,  um crime contra o próprio ambiente democrático.

Nenhum comentário: