Objetivo


sábado, 20 de novembro de 2021

A CHEGADA DE UM NOVO PADRE NA CIDADE

Padre Emílio Ferreira deixa um legado importante.
Depois de várias décadas da administração religiosa da Paróquia de Santa Tereza, em  Ribeira do Pombal, ser conduzida pelo padre Epifânio da Costa Borges  chegou o momento de sua aposentadoria, e é aguardada com expectativa a chegada de um  novo padre.  Ele foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1967,  em Itapebi,  e rezou sua primeira missa na cidade de Glória, ambas na Bahia ,  em 6 de janeiro de 1968,sua cidade natal. Já  no dia 25 de fevereiro do mesmo ano foi empossado na Paróquia de Santa Tereza, em Ribeira do Pombal. Na época a Paróquia pertencia  à Diocese de Senhor do Bonfim,sendo bispo d. Antônio Monteiro Mendonça , e  padre Emílio  chegou quando a Paróquia foi desmembrada para a Diocese de Paulo Afonso. Relembra padre Emílio Ferreira Sobrinho que " ao chegar tudo era surpresa. Me inspirei no grande pároco o padre Epifânio da Costa Borges.  Encontrei aqui as congregações deixadas por ele . Coloquei todas para funcionar e as ampliei . A Congregação Mariana, na pessoa do sr. Elias Souza , da Loja a Brasileira; Filhas de Maria, Vincetinos, Coração de Jesus. Incluí os jovens  Carismáticos que muito ajudaram e fortaleceram a nossa caminhada. E mais ainda, confirmei os nossos Sacramentinos ou seja o amor ao Santíssimo Sacramento."

Padre Emílio Ferreira

E prosseguiu o Padre Emílo  "na educação fui fundador e diretor da  Escola Normal, tendo como prefeito  dr. Décio de Santana. Professor  do Pombalense e vice-Diretor e professor do Colégio Agrícola com  indicação de Ferreira Brito. Também, ensinei no  Colégio Evência  Brito , sem desprezar o movimento que fizemos com a caridade  através dos Vicentinos, com a liderança das figuras como  Hildebrando Borges, Tota Rodrigues e João Bitencourt.  Não  podemos esquecer  as pessoas marcantes nos trabalhos da nossa  Paróquia na voz firme do grande  amigo e compadre Raimundo  Sacristão, e outros tão importantes,  e o apoio  das  rádios FM  Educadora. Posso afirmar que durante 45 anos doei a  esta Paróquia o  anos de minha juventude e esta Paróquia me ensinou  a ser padre."  Estas palavras  foram pronunciadas com muita firmeza e  emoção pelo  padre  Emilio Ferreira  Sobrinho, que ficou conhecido  em  todo o  município por padre Emílio, hoje aposentado. E para  finalizar ele  disse "Sou cidadão pombalense com muito orgulho!"

Padre Emílio Ferreira comemorando 25 anos de sacerdócio.

 Padre Emílio, como é mais conhecido, nasceu em 13 de janeiro de 1938, portanto, assumiu a Paróquia  com apenas 30 anos de idade. Alto,  risonho,brincalhão e corpo atlético se deslocava com muita facilidade, e no momento dos atos religiosos se transformava num sacerdote austero e conscio de suas responsabilidades perante milhares de pessoas seguidoras da igreja católica e devotos de Santa Tereza. Quando passava pelas ruas deixava as mulheres curiosas com os olhos em seus movimentos e nos passos firmes  na esperança de um olhar mais afoito. Mas, o padre Emílio seguia o seu caminho para a  velha matriz de Santa Tereza e de lá para a casa paroquial onde se recolhia . É filho de Arthur de Moura Ferreira e d. Antônia Gomes Ferreira , que tiveram onze filhos, sendo Emílio Ferreira Sobrinho o quinto. Os demais são Alzira, Dalva, Elivar,Carlos Afonso, Raimundo, Maria Júlia, Neuza,Antônio, Marta e Gorete. Ingressou em 1955 no Seminário São José, no Crato, estado do Ceará, onde fez o ginásio e segundo grau , e neste mesmo ano sua família mudou para Itapebi, onde reside até hoje. No ano de 1959 foi transferido  para Salvador entrando no Seminário Maior da Bahia, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Em 29 de novembro de 1964 fez a Tonsura Clerical, na Catedral Basilica de Salvador, pelo bispo Auxiliar da época  D. Adriano Hipólito. Em 10 de junho de 1967 recebeu o Diaconato, e em 17 de dezembro do mesmo ano foi ordenado sacerdote. 

                             SEUS COLABORADORES 

Raimundo Sacristão 30 anos de amizade.
O sr. Raimundo Domingos dos Santos, mais conhecido por  Raimundo Sacristão  trabalhou com o padre Emílio durante 30  anos. Nasceu em 26 de janeiro de 1951 , casado com Marlene  Dantas Nascimento Santos e tem cinco filhos, entre as quais  Maria Alexandra Nascimento Santos que é afilhada do padre  Emílio. Todos os filhos foram batizados e casados pelo padre.  Depois Raimundo Domingos  foi morar em Aracaju para  formar  os filhos,  e  fez uma declaração de gratidão  dizendo  que "devo tudo a padre Emílio. Ele é meu ídolo e meu mestre  até hoje ".

Disse ainda Raimundo Sacristão  "que  era menino e Ribeira do  Pombal uma cidade pequena quando conheci o padre  Epifânio  da Costa Borges,  o vigário da Paróquia de Santa  Tereza. Com  sua liderança e  a participação dos corinhas que o  ajudavam  nos  trabalhos da igreja  formamos  um Coral . Ele nos  ensinou  o  Latim. As missas e algumas orações  eram rezadas  em    Latim.  Tinha uma missa às 6 e outra às 7 da manhã. De tarde não tinha missa porque  as pessoas tinham que comungar em jejum. Sómente nas festas  de Natal , Ano Novo e na Páscoa que eram celebradas missas à  meia noite. Enquanto isto, o povo rezava o terço, mas eram devotos fiéis. "

E continuou :"Daí o padre Epifânio  criou as associações como Congregação Mariana, São Vicente de Paula, Irmandades do Carmo e do Santíssimo Sacramento, Irmandade de Maria , Irmandade Apostolado da Oração, que reunia muita gente. Foi assim que ele foi projetando a fé no povo. O que aconteceu foi que ele já estava idoso, mesmo assim  continuava fazendo tudo certinho. Chegou um momento que o padre Epifânio já estava  fraquinho, e então o bispo D. Antônio Monteiro , da Diocese de Senhor do Bonfim , a qual pertencia a Paróquia da Ribeira do Pombal,  resolveu mandar um padre novo pra cá."

Ai Raimundo Sacristão fala com entusiasmo da chegada do novo padre. " Chegou o padre Emílio Ferreira Sobrinho com garra, com fé. Com a força de homem novo e então ele pegou todo este pessoal que integrava estas associações e irmandades e deu uma injeção de fé e de ânimo. Levantou todo mundo e todos vieram a trabalhar e participar mais . Foi a época do Concílio  Vaticano II, que determinou que a missa fosse rezada na língua de cada país. Aí então o padre Emílio  mandou construir um altar no centro da igreja matriz e passou a celebrar  a missa em Português.Com isto o povo se animou mais ainda com as procissões e Via Sacra . Ele liderou a reformulação da igreja matriz, que foi restaurada com a ajuda do povo. Com o passar do tempo conseguiu algumas verbas com políticos  e iniciou o trabalho de construção da nova igreja. As obras estavam há muito tempo paralisadas .Então  ele convocou todos os pombalenses . Inicialmente, foram colocadas toneladas de barro e areia para nivelar o terreno. Quando ele foi celebrar a primeira missa na nova igreja só tinha areia no piso,  mas   o povo cobriu de folhas e palhas. Foi uma festa grande e linda "

Foto 1-A igreja nova vista externa. Foto 2- no centro o
Cristo que foi entronizado por padre Emílio Ferreira.
Continua Raimundo Sacristão "depois vieram as campanhas do reboco, das pastilhas e aquele belo Cristo que está no centro da igreja nova padre Emílio Ferreira  arranjou uma cruz de jacarandá no sul da Bahia, e aí pegou o Cristo que ficava num caixão na igreja matriz, e colocou  na nave central da igreja nova.  Hoje, temos uma igreja bonita e moderna , com a bela e sagrada  imagem do Cristo . " Relembrou ainda que " a procissão  antes era feita retirando o Cristo do caixão, que ficava na igreja antiga , e  o colocavam num estrado, e assim percorria as ruas da Cidade.  Ele acabou com esta procissão que chamavam de Procissão Senhor do Caixão , e tinha o Altar da Amargura. Atualmente,  temos o Altar do Santíssimo Sacramento, e também substituiu   a antiga  procissão pela atual que começa à meia noite percorrendo as ruas da Cidade até quase o dia amanhecer anunciando a Semana Santa. Tudo isto ele fez para melhorar a fé em Ribeira do Pombal".E continuou " também no terreno onde fica a Associação  de São Vicente só tinha um abrigo pequeno. Sabe o que ele fez? Construiu aquelas  casas que hoje existem no São Vicente e salão de festas , que fica do outro lado.  Por outro lado, podemos dizer que padre Emílio Ferreira  é um homem de fé. Quantas vezes o vi com os joelhos dobrados rezando e orando para Nosso Senhor. Lembro de uma vez que fizemos da quarta para quinta-feira de Corpus Christi, uma Noite de Vigília.  Fizemos separado, cada associação uma hora. Haviam ainda  os grupos de jovens Cristo Com Você ,dentre outros mais que ele tinha criado. Sabe o que aconteceu? O padre  não arredou o pé , ficou a noite inteira cantando e orando com a gente. Durante as celebrações ele sentava no confessionário e só levantava quando atendia o último fiel, principalmente nas Quintas-Feiras Santa e na  Sexta-feira do Coração de Jesus. É um religioso que gostava de viver seu ministério sacerdotal. Quando celebrava uma missa  celebrava com fé, com o coração,com toda a força, com toda a  garra. E, assim  fui aprendendo tudo isto com ele e graças a Deus até hoje sou um homem animado pela fé."

João ressalta a obra pelos
mais necessitados.
Outra lembrança que fez questão de assinalar Raimundo Sacristão era a disposição de padre Emílio Ferreira em  atender o pessoal de fora, que reside nos povoados ou mesmo na área rural.  " Lembro-me de uma vez que era a primeira sexta-feira do mês. Ele já tinha confessado desde cedinho até umas 10:30 .  No dia anteior, portanto, na quinta-feira até à noite . Há um decreto da Confraria da Irmandade Coração de Maria que diz que uma pessoa que confessar e comungar nove vezes nas  primeiras sextas-feiras de cada mês terá a salvação. Ai um senhor   se sentiu mal na roça e só faltava uma sexta-feira para completar as noves vezes. Ele pediu ao filho que viesse até a Cidade  chamar o padre Emílio. Quando o rapaz chegou e abordou o padre já  estava muito cansado devido aos dois dias de confissões . O filho apelou e ele resolveu ir. Entramos no carro e quando chegamos perto da casa do velho o filho disse que tíhamos que andar no mato . O padre estava com uma batina amarela que ele tinha. O mato era muito fechado e a trilha estreita .Tinha lugares que quase passávamos nos  arrastando. Daí  o padre Emílio  tirou a batina e ficou de calça,  colocou a batina na cabeça e continuou caminhando . Lá chegando encontramos o senhor sentado numa rede. Confessou e deu a comunhão.  Quando estávamos voltando e chegamos numa cancela, vem um dos filhos do velho correndo, e disse "Padre, meu pai acaba de falecer." Ai o padre Emílio  voltou e foi encomendar o corpo daquele pobre homem. Portanto, o que ele fez na Paróquia de Ribeira do Pombal foi, e será muito importante pela vida afora".  

Outro que teve boa conviência com padre Emílio foi João Almeida Bittencourt , de 82 anos, nascido em 14 de junho de 1939, em Ribeira do Pombal. Desde o povoado da Mirandela que ele  teve contato com o padre Emílio que fez seu casamento em 29 de setembro 1973, e veio morar em Ribeira do Pombal. Aí passou a trabalhar com ele na Associação Legião de Maria  e depois nos Vicentinos, onde contnua até hoje trabalhando dando ajuda aos velhinhos. "Tenho uma carreira grande com ele passando a visitar as casas de doentes, e também no hospital levando o padre Emílio para confortar, confessar os doentes. Ele é um padre que para nascer com a dedicação igual  é muito difícil  porque durante 45 anos ele celebrou missas diariamente aqui e nos povoados . Tem uma grande história de vida aqui em Ribeira do Pombal. É muito brincalhão e até quando ia visitar os doentes sempre procurava confortar e até ensinava remédios." João Bitencourt é casado com Erivalda Santos Bittencourt há 48 anos e tem quatro filhas . 

NR- agradeço a Hamilton Rodrigues sua inestimável colaboração e aos depoentes que se propuzeram a falar do nosso querido Padre Emílio Ferreira Sobrinho. Este é o primeiro personagem homenageado e que ainda vive. Defendo que as homenagens devem, preferencialmente, serem feitas com as pessoas vivas. Caberá a outro jornalista ou historidador complementar acrescentando fatos que podem ter sido omitidos ou que ainda não aconteceram.





33 comentários:

BLOG DO REYNIVALDO disse...

João Edson de Souza
O Pe. Emílio, como ficou conhecido, sempre teve uma presença marcante na sociedade pombalense, na educação de várias gerações, porque foi professor e diretor de unidades de ensino, e como padre, sua atividade principal onde marcou época, a Era Pe. Emílio Ferreira Sobrinho, onde se destacava uma homilia imperdível e única, levando o entendimento litúrgico da Bíblia em linguagem fácil para todos. Foi um grande amigo do meu pai, Sr. Elias Venâncio de Souza, que conduziu a Congregação Mariana, fazendo com recursos próprios, de uma casa velha, um espaço para encontros dos congregados marianos. Eram bons amigos e esta amizade passou para os filhos, para mim, que o admiro muito, e especialmente, meu irmão primogênito, Renato Souza.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marília Gama
Parabéns Rey!! Padre Emilio marcou a história religiosa de Pombal.Muito querido pelos pombalenses.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Graça Gama
Parabéns mais uma vez,amigo Reynivaldo..Que lindo essa lembrança de resgatar a história do Padre Emílio em nossa Cidade. Bem merecido.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Renato Costa Silva
Parabéns meu amigo.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Teresinha Nogueira
Parabéns vc sempre resgata as boas lembranças.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marluce Maria Morais Brito
Mais um belo texto e homenagem. Reynivaldo, esse da foto , quem é? Parece meu tio Benigno.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Hilda Nogueira
Parabéns.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Pietro Jacobina Britto Britto
Parabéns meu primo Rey,recordei muitas lembranças dessa época onde fui batizado na Igreja Santa Teresa pelo Epifânio ,tenho uma história da minha primeira comunhão nessa igreja e do fotógrafo que tirou uma foto minha nessa época e o mesmo trabalhava no cinema Rex que chama se Zé Fotógrafo ou Zé do cinema.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marcos Morais Brito
Palmas!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marthinha Costa
Muito bom primo👏👏. Padre Emilio vem a ser primo do meu falecido sogro que também era de Glória. Coincidências da vida!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Ecy
Bela lembrança homenagear Pe. Emilio ainda vivo eu não tive convivencia com ele pois quando ele chegou em Pombal eu já não morava ai mas minha mãe Glorinha tinha muita amizade por ele eu fico me realizando com suas reportagens parabens Reinivaldo sem esquecer do Hamilton que te dá um suporte ai em Pombal

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Edicarlos Santana
Parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Iara Brito
Padre Emilio minha maezinha adorava ele.pessoa querida na nossa cidade.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Helena Morais Barreto
Parabéns Reynivaldo por resgatar a História de Pombal.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Osvaldo Ribeiro Jacobina
Osvaldo jacobina
parabéns Rey por manter viva a história da terra que serviu de berço de tantas pessoas de nossa família.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marília Gama
Parabéns Rey!! Padre Emilio marcou a história religiosa de Pombal.Muito querido pelos pombalenses.

L. Lima disse...

O padre Emilio foi quem né casou na Igreja de Cipó, em 1970. Foi ele quem batizou minha filha Karina. Salvo melhor juízo, Karina foi a primeira menina batizada na Igreja Nova de Santa Tereza, no final de 1974.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Maria Deuzari Magnavita
Primo, muito justa a homenagem ao Padre Emilio!
Eu o conheci, mas não sabia da importância do seu legado para nossa Cidade.
Mais uma vez lhe parabenizo pelo seu belo trabalho!
Aguardo a próxima surpresa.
Grande abraço

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Inah Campos
Rey
Você é o CARA.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Espedito Lima
Os padres da igreja católica, um grande número e com especialidade nas cidades interioranas, fizeram historia. Muitos eram tidos e havidos como verdadeiros "deuses". Foi e é uma pena,
que por certo e em obediencia a doutrina de sua denominação, deixaram e deixam a desejar, a verdadeira instrução pautada na originalidade esplêndida do Evangelho do Filho de Deus. Conheci o Pe. Emílio e o vi várias vezes participando de encontros/reuniões, quando das discussões para a implantação da Diocese de P. Afonso, na casa paroquial em Jeremoabo, que tinha como vigário, o Mons. Francisco José de Oliveira - padre Francisco. Era realmente muito brincalhão o padre Emílio e bem admirado por seus colegas e até cobiçado por muitas mulheres, dado o seu aspecto educado e a maneira atenciosa e respeitosa de tratá-las.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Antonia Morais Matos
Parabéns Reynivaldo Brito
Passou um filme a chegada do Pe. Emilio em Pombal
Fez parte da nossa história, amizade com meus familiares.
Obrigada Pe. Emílio por ter se doado aos Pombalense.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Lucia Bacelar
Parabéns Rey , pela justa e merecida homenagem feita ao grande pároco e amigo Emílio. Ele faz parte da história viva de Ribeira do Pombal.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Dilson Brito
Justa homenagem de um bom Sarcedote que marcou época na nossa Cidade. Foi Vice Diretor e Professor da Escola Agrotécnica e eu Diretor.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Tereza Gama
Merecida homenagem ao padre Emílio Ferreira Sobrinho,um marco religioso em nossas vidas.!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Didil Costa
Parabéns Rey! Você está valorizando e perpetuando a história de grandes nomes da nossa cidade. Padre Emílio merece todas as hon
ras e homenagens! Um grande homem e sacerdote!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Terezinha Brandão
Parabéns por tão linda história.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Mario Lins Araujo
São raras, pessoas assim. Um abraço.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Iomar Valadares
Voltei a infância. Muito justa a homenagem.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Fafá Carneiro Macedo
Parabéns Rey!Belo trabalho!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Alessandro Nascimento
Parabéns pelo belíssimo trabalho..

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Terezinha Brito
Linda e justa homenagem ao nosso querido Pe Emílio!
Parabens meu primo!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Pedrinho Dos Correios
Parabéns, meu amigo!!! A nossa querida Ribeira do Pombal agradece pelo seu trabalho realizado. Abraços Pedrinho dos Correios.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Eulina Ferreira
Li atentamente a quantos que participaram desta homenagem prestada pelo nosso amigo Reynivaldo Jacobina Brito;Não sendo possível dizer o meu obrigado a cada um,venho através de Jesus de Teresa obrigado e minha GRATIDÃO. Pe.Emilio Ferreira Sobrinho.