Objetivo


quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

O TRISTE LEGADO DE DUAS ADMINISTRAÇÕES NA BAHIA

 

O líder deles que aparece ai colocou o país na
maior crise de sua História. Os dois parceiros
colocaram a Bahia nos piores lugrares entre os
estados brasileiros.
Estamos assistindo dia após dia o Estado da Bahia descendo a ladeira depois de quase 20 anos de governos petistas. A comprovada má gestão do carioca Jacques Wagner piorou com a herança maldita deixada para seu sucessor e comandado  Rui Costa que de uma forma cruel abandonou o turismo e  a infraestrutura, fechou escolas,deixou desabar o Centro de Convenções, fechou a Bahiatursa, o Instituto Mauá, a Ebal, a Ebda, o Parque de Exposições Agropecuárias , não se importou com a escalada da violência , não fez quase nada para diminuir a poluição dos rios e riachos em Salvador e de outras principais cidades baianas. A Embasa é um simulacro do que já foi em governos passados, e durante estes governos não fez nada significativo de esgotamento sanitário em Salvador, a não ser jogar os esgotos para dentro da Lagoa do Abaeté. A denúncia foi feita, as obras continuam, e até agora nem uma explicação plausível.

Num artigo publicado recentemente num jornal local o ex-secretário de Planejamento ,Waldeck Ornelas fez uma rápida análise sobre os males que está sofrendo o nosso Estado. Éramos o quarto pib da Federação e agora somos o 7º. Com relação a Região Nordeste ,caiu de 39%  em 1995 para 28,5%. No turismo Fortaleza está à frente de Salvador e o nosso Aeroporto  perdeu a primeira posição no Nordeste em movimento de passageiros. Ainda ocorreu o encolhimento do Pólo Petroquimico e de todo parque industrial na Bahia. Com o lockdown declarado por ele ,o prefeito ACM Neto e outros prefeitos do interior do Estado  devido a pandemia centenas de pequenas e médias empresas fecharam suas portas, elevando o número de desempregados. 

Por último a Ford sempre ávida por incentivos anunciou há dois anos nos Estados  Unidos que ia deixar de fabricar carros de passeio e focar em camionetes e caminhões. Agora fecha sua fábrica em Camaçari, perdeu para concorrentes europeus e asiáticos, deixando 5 mil desempregados entre empregos diretos e indiretos.

Centro de Convenções foi abandonado até
desabar por falta de manutenção adequada.
Com relação a Educação o legado dos governos petistas são escolas fechadas e seus prédios vendidos
para fazer dinheiro entre eles os Colégios Odorico Tavares, no Corredor da Vitória,e o Colégio Raphael Serravalle, no fim de linha do bairro da Pituba, prejudicando milhares de estudantes.  Também, mostrando mesquinhez mudando o nome de quatro colégios que faziam homenagem ao ex-deputado Luis Eduardo Magalhães e ao ex-senador Antonio Carlos Magalhães assinado pelo atual e desconhecido secretário de educação. Antes todos sabíamos os nomes dos secretários de Educação como Anísio Teixeira, Navarro de Brito, Rômulo Galvão, Edvaldo Boaventura. Agora ? Nem é bom saber...

As mudanças de nomes foram do  antigo Colégio Estadual Governador Antônio Carlos Magalhães , em Várzea da Roça,virou o nome de uma professora local. As outras de Boquira , o de Malhada,   e o de Fátima foi rebatizado com o nome de Paulo Freire, o mesmo que criou um método que rebaixou o índice de educação em todo o país, inclusive colocou a Bahia num dos últimos lugares há quatro anos seguidos. Em Uauá o Colégio Estadual coronel Jerônimo, um líder político local, virou Colégio Estadual Integração Lagoa do Pires. O nome do Colégio Estadual Governador Roberto Santos , em Paripiranga , também mudou para Colégio Estadual Doutor José Carlos Bezerra de Carvalho. Na realidade além de mesquinhez  é desrespeito ao contexto histórico e aos homenageados. É este o legado de Rui Costa e seu "competente" secretário à educação deixam para  nossa Bahia. Fotos Google.




26 comentários:

Leonel Brayner disse...

Muito triste.

Unknown disse...

Esse PT é uma desgraça.

Pereira disse...

É, infelizmente, o baiano e principalmente o soteropolitano vivem dias tenebrosos, a violência do estado foi patrocinada por esse desgoverno, a secretária da segurança pública e o judiciário baiano são cupins, devorando o estado e atolando-o em dívidas. A corrupção aqui na Bahia é uma segunda pandemia que emburrece e empobrece o povo.

Unknown disse...

O baiano infelizmente não tem educação e instrução, votando ainda na base do tona lá, dá cá, ou seja VENDE SEU VOTO.
Os PTralhas em tudo que mexe há roubalheira, acabaram com o Brasil e com minha querida Bahia.
Temos que trabalhar para derrubar este governo maldito e livrar a Bahixa desta corja.

Unknown disse...

Já era esperado de governos socialistas, mas é muito triste messmo.

Unknown disse...

A despreparação escolar dos estudantes baianos começa na década de 70.A partir daí, valorizaram apenas número de alunos, não, qualidade do aprendizado. Humilharam os Professores e Mestres, nivelando suas remunerações com as de outras categorias de menor qualificação. Os mais qualificados, migraram para ramos de trabalho melhor remuneração. Decadência no ensino é consequência de Governos Estaduais desde 1972.

Unknown disse...

Triste Bahia. Nossos índices de educação estão abaixo da crítica. Nossa economia cada dia mais perdendo espaço no contexto nacional. Esses incompetentes que nos governam só sabem colocar a culpa pelo s seus erros no governo federal.

Unknown disse...

Pior que ainda tem pessoas q considero de bem e que defende essa raça. Eu queria entender.

Ninha Tourinho disse...

O senhor Rui Costa governa em prol de si mesmo, haja vista tanta autopromoção e valorização de seu "trabalho". Mas a Bahia despenca, assim como o salário dos funcionários públicos, há sete anos sem reajuste.

anonimo disse...

triste Bahia

Unknown disse...

Tamanho g

Anônimo disse...

O partido do pico trabalho vulgo PT já está com seus dias contados, em 2022 eles irão se assumir, ops! digo sumir! Pois a derrota que eles vão ter nas eleições praticamente será o fim. Mas antes teremos que expulsar os Tombados do STF que significa Sistema do Troco Fácil!

Unknown disse...

Esse povinho PT ...SÃO INCOMPETENTES,NÃO SABEM GOVERNAR ISSO É FATOOO......AINDA TEM GENTE Q DEFENDE SERÁ PQ?SABWMOS MUOTO BEM O PQ?

Ver e prever disse...

Esse partido das Trevas, só tem os satanistas que vilupendia a desgraça dos inocentes úteis que acostumados com a corrupção vende se voto por migalhas e mantém os demônios petistas destruindo tudo que toca. Lamentável.

Unknown disse...

MUITO TRISTE vê a nossa BAHIA, em tamanha decadência,e o povo não perceber isso...

Unknown disse...

O que esperar de semialfabetizados em governos? Compram votos? São corruptores? Política partidaria é coisa seria?

Unknown disse...

Infelizmente a ala direitista do PT conseguiu fazer tudo isso com o apoio dos políticos da direita baiana e seus extremos que na ALBA votou com os governos sustentando tudo isso.

Unknown disse...

R agora o PT e o DEM coligados fica difícil. Estes dois governos com o apoio Alba fizeram tudo e faz aínda o que querem. Sem comentarios.

Unknown disse...

Discordo dessecomentário.
A década de 70, os níveis de aprendizado na educação escolar eram bons.A qualidade do ensino era igualitária em todo país. Não vamos esquecer da valorização dos professores. Eram tidos como mestres. Eram respeitados.
Abraço

luiz mott disse...

Triste Bahia!

Unknown disse...

Bom dia, Rey. Satisfação em vê-lo ativo exercitando seu papel de jornalista qualificado. Parabéns pela matéria. Abraço forte do seu primo Ibarê Dantas.

Unknown disse...

Um dia nos livraremos desses canalhas talvez não tejamos muito longe

AC Pedra disse...

Pt RC + Dem ACM Neto aparelhados com apoio da ALBA.

Construção Criativa disse...

A Bahia deu uma lição ao Brasil na gestão da pandemia enfrentado os negacionistas que sofreram uma lavagem cerebral orquestrado por Steve Bannon. Não é surpresa, uma formação ruim e uma imprensa desacreditada só poderia gerar hordas de idiotas. Se o radicalismo continuar aí o petê volta com tudo.

O Vereador disse...

Certo

O Vereador disse...

Em São Cristóvão, tiraram o nome de Garrastazu Médici para o do guerrilheiro Carlos Lamarca, um absurdo.
Só tem bandidos...