Objetivo


sábado, 23 de abril de 2022

O ENFERMEIRO QUE VIROU POLÍTICO

Salú gostava de falar em público e tinha boa desenvoltura.
Lembro de Salú com seu jeito calmo de falar e agir semelhante àquela pessoa que está assistindo a um tumulto e pouco se abala. Ao contrário, vem sempre procurar apaziguar e encerrar as animosidades. Salú foi vereador em quatro legislaturas e se integrou totalmente ao modo de vida dos pombalenses. Gostava de chamar as pessoas quando encontrava de  "porrretinha”, e por isto ficou conhecido por "seu Porrretinha".  Ele era natural de Barra do Mendes, na Bahia, onde nasceu em 27 de fevereiro de 1927, e foi batizado com o nome de Salustiano Barreto Mendonça, filho de Antônio Mendonça Sobrinho e Virgínia Sodré Mendonça.

Viveu toda sua infância em sua cidade natal e trabalhou com seu pai na agricultura por alguns anos. Aos 23 anos casou-se com Antonieta Lamêgo Mendonça com quem teve nove filhos: Maria Virgínia Lamêgo Mendonça do Nascimento, Marta Maria Mendonça Macedo, Marcos Antônio Lamêgo Mendonça, Maria Salete Lamêgo Mendonça Rodrigues de Souza, Mário Orlando Lamêgo Mendonça, Mecenas Salustiano Lamêgo Mendonça, Marcelo Augusto, Maria Rúbia Lamêgo Mendonça do Nascimento e Maria Cristina Lamêgo Mendonça. Iniciou a trabalhar em 1952 na antiga  Superintendência de Campanhas de Saúde Pública - SUCAM e deu seguimento aos seus estudos para técnico em enfermagem. Envolvido no seu trabalho de atender às pessoas mais necessitadas terminou tomando gosto pela política partidária.

Salú discursando ao lado
dos vereadores Antônio
de Alfredo e Adelino.
                           COMBATER A PESTE BUBÔNICA

Foi transferido em 1965 de Itaberaba, onde exercia suas funções, para Ribeira do Pombal, que estava enfrentando um surto de peste bubônica. Naquela época os serviços de saúde no município ainda eram muito precários, e Salú foi escolhido para ficar à frente do posto de saúde pública do município. 

Lembro que no fundo da nossa casa havia um buraco, onde antes as pessoas iam pegar barro para a construção de suas casas. Anos depois este buraco se tornou um lixão a céu aberto com a presença de muitos porcos que procuravam alimentos e se enlameavam com as águas dos esgotos.  Existiam pequenos monturos em vários pontos da Cidade, e era comum a presença de porcos e cachorros em busca de restos de alimentos. Os esgotos corriam a céu aberto e os primeiros metros de canalização de esgotos foram feitos na Cidade durante a gestão de Dr. Décio de Santana. 

Como as pessoas criavam porcos soltos nas ruas de quando em vez o prefeito através dos órgãos de saúde tomava uma medida drástica que era eliminar os porcos e até cachorros. E para isto alguns fiscais da Prefeitura, inclusive Ricardo Borges Gama (Didi), pai de meu saudoso amigo Armênio Alves, saíam com espingardas eliminando-os o que gerava uma comoção e revolta dos donos desses animais. Muitos corriam e prendiam seus porcos e cachorros enquanto os fiscais estavam atirando, e no dia seguinte lá estavam de volta  nos monturos, que são  esses pequenos montes de lixos, onde proliferam ratos, baratas e mosquitos. 

Num rápido contato informal que tive com o ex-prefeito  procurei saber se ele tinha algum projeto para construção de uma estação de tratamento de esgotos. Ele me respondeu que já existia algum estudo, e que naquela ocasião, fazem uns cinco anos que tive esta conversa, e que a previsão era de um custo de R$ 58 milhões. O custo é significativo, mas pode ser financiado a longo prazo através o BNDES ou Caixa Econômica Federal ou mesmo  como concessão a uma empresa privada de acordo o Marco do Saneamento Básico. Acho que é hora da população pombalense cobrar dos gestores municipais o tratamento dos esgotos em defesa da saúde .

Voltando ao Salú  em 1971 foi eleito para o cargo de vereador e a partir daí a política passou a fazer parte de sua vida. Este primeiro mandato durou de 1971-1972 e começou a desenvolver ações de interesse da comunidade tais como lutar pela autonomia política da Câmara dos Vereadores, trabalhar pela vinda do sinal de TV através a torre da antiga Tebasa, votação do plebiscito para a criação da Micareta na Cidade, e foi o autor de um projeto de lei para a construção de um Ginásio Esportivo na sede do município.

Vieram novas eleições quando é reeleito vereador com mandato de 1973-1976. Ai o Salú Enfermeiro, como era conhecido, já estava completamente integrado à vida política e social da Cidade. Sócio fundador do Lions Clube de Ribeira do Pombal, Presidente do Grêmio Social de Ribeira do Pombal e da Liga Esportiva Pombalense. Foi reeleito para o seu terceiro mandato de vereador de 1977-1982, e neste período assumiu a Presidência da Câmara de Vereadores, por duas vezes. Foi reeleito pela quarta vez 1983-1988, quando exerceu o cargo de Segundo Secretário da Câmara Municipal de Ribeira do Pombal, quando no exercício de seu mandato em 14 de abril de 1988 sofreu um enfarte e veio a falecer.

João Alfredo fala da amizade
                    AMIGOS NA POLÍTICA 

O ex-vereador e comerciante João Alfredo Bittencourt, 77 anos, disse que  teve a oportunidade de conhecer o Salú logo que chegou à esta terra na década de 70. Chegou como enfermeiro e fez um bom trabalho combatendo algumas doenças, especialmente o surto de peste bubônica que se acometeu sobre a Cidade. Candidatou-se a vereador e foi eleito no mesmo período que fui candidato a vice-prefeito na chapa com seu Edvaldo Calazans, (Divá). Ele teve uma votação boa por trabalhar na saúde e conhecer muita gente. Daí em diante me elegi vice-prefeito e ele vereador. Estreitamos nossa amizade e posso dizer que chegamos a ser amigos. Saíamos para o interior do município e frequentávamos as nossas casas. Terminei indo para a oposição, parece uma mania que tenho, sempre termino na oposição, e isto tem me custado caro. Nossa amizade era tanta que consegui que Salú rompesse com Ferreira Brito, com quem tinha uma amizade de muitos anos. Eu também tinha, mas nos indispomos com o então prefeito seu Divá e terminamos formando um grupo independente. Era eu, Salú, Tota Santos, que era vereador também, Vandinho da Passos Nobre, o

Foto 1. As filhas Marta, Virginia, Salette, Rúbia e Cristina.
Foto 2.Salú dançando com a filha Rúbia.
 Foto 3. Os filhos Marcos, Orlando, Mecenas e Marcelo. 
médico Nelson Cardoso e Zito da Cachaça. Fomos fazendo política até que no ano de 1982 tivemos um papel fundamental na candidatura a prefeito de Pedro Rodrigues. Salú inclusive, já era meu compadre, pois batizei uma das filhas dele. Fomos para eleição, bom tribuno, bom de palanque fomos bem-sucedidos. Nos elegemos vereadores. Dei uma contribuição na eleição dele conseguindo que José Rodrigues Gois (Zé Careca), do Barrocão, que era um cabo eleitoral forte votou nele por meu intermédio. Quando veio a posse de Pedro Rodrigues fui ser candidato a presidência da Câmara de Vereadores e o Salú foi ser o Secretário. Ele era muito competente na parte administrativa. Fomos andando e fizemos uma amizade cada vez mais sólida. Foi bem-sucedido na política, construiu uma família muito bonita. Foi um cara que veio de fora e fez muitas amizades aqui. Infelizmente morreu precocemente, e muito merecidamente moro na rua que leva o seu nome.” Foi homenageado pós morte com seu nome de Escola Municipal Salustiano Barreto Mendonça e com o nome da rua onde residiu seus últimos anos. 

O ex-comerciante João Batista da Silva (Zito), de 84 anos, hoje aposentado, é uma

O sr. João Batista Silva ( Zito)
espécie de conselheiro, que agrega muita gente e suas opiniões são sempre procurando apaziguar. Dizem que é uma pessoa que sempre tem algo a dizer, e por isto reúne quase todos os dias em sua casa à noite muitos amigos de várias tendências políticas que vão lá trocar ideias sobre vários assuntos. Ele não gosta que seus amigos briguem por política ou qualquer outro assunto. O Salú era um dos frequentadores desta roda de amigos. Disse seu Zito que “o Salú deixou falta no seu tratar, no seu jeito de ser. Era carismático, respeitador.” Foi eu que fundei a maçonaria aqui com o finado Marivaldo Aragão e João de Alfredo. Abri um supermercado e um depósito de bebida. O coronel da PM comandante do batalhão de Alagoinhas tinha entrado na maçonaria na mesma época. Quando fui nomeado delegado de polícia o procurei e pedir mais soldados para garantir a segurança dos pombalenses. Aí ele disse escolha os homens. Respondi não sei. Vou mandar 20 homens para lá e duas viaturas. Aqui tinha três soldados. Passei uns dois anos sendo Delegado, e José Francisco de Farias Assis (Feitosa) era o suplente depois de dois anos eu entreguei a ele. Tinha uns inimigos muito complicados em Cícero Dantas, mas lá eu tinha uns quarenta homens meus amigos. 

Foto 1. Os pais de Salú: o Sr.Antônio Sodré Mendonça e
d.Virgínia Barreto Mendonça. Foto 2. Salú com a esposa
Antonieta Lamêgo Mendonça. Foto 3. Salú no aniversário
do neto Rodolfo, filho de Marta Maria Mendonça Macedo.
Tenho 84 anos e sou natural de Cícero Dantas, mas vim para Ribeira do Pombal gostei daqui e estou até hoje. Cheguei aqui em 1972 fui casado com Maria Ivanda Oliveira Silva (Vanda), falecida,  e tenho sete filhos: Ana Maria, Ângela Maria, Rosângela, Josefa Eliana (Lila), Marcelo, João Fábio e Humberto. Voltando a falar de Salú era um bonachão, quando bebia ficava zangado. Uma vez teve uma briga com Juca Brito e deu trabalho para apartar. O Juca saiu com uma perna machucada. Tudo isto por causa de política. Lembro neste dia ele tinha rompido com Ferreira Brito e estava bebendo onde é o bar onde hoje é da filha de Salú, na padaria.  Era um bom sujeito, bom pai, bom amigo. Você sabe que na política é assim o cara é um bom amigo e por causa de política deixa de ser, e às vezes vira até inimigo.

Eu sempre tive meus amigos. Quem escolhe meus amigos sou eu e não a política. Eu disse a Natan Brito, aqui chega amigos de todas as tendências Vinicius Valadares, Paulo Neves, Marcelo Silva, Luiz Eduardo Brito Luz (Duda), José Carlos Oliveira (Ninho de Himério), Bergson Ribeiro,  e outros, e batem papo sobre política. Vinicius Valadares é oposição e o Natan que é da situação. Aqui eles discutem política e outros assuntos numa boa. Vivo cheio de amigos de todas as tendências. Em Cícero Dantas trabalhei no DNOCS por dois anos, e foi Oliveira Brito que me arranjou este emprego. Fui vereador e apoiei José Lourenço e votei em Waldir Pires que perdeu, e eu ganhei. Depois vim para Pombal e não mais me candidatei. O Waldir Pires era mais velho do que eu dez anos. Vereador não tinha ordenado, não ganhava nada."

Sua filha Marta fala do pai
Finalmente, a sua filha Marta Maria Mendonça Macedo, que já trabalhou na Receita Federal, na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos , e foi secretária executiva dos prefeitos Ferreira Brito e Edval Calazans de Macedo, e no Baneb por onde se aposentou por tempo de serviço e atualmente é uma micro- empresária disse “que Salú foi um grande pai, um grande esposo e também um grande amigo. Ao chegar em Ribeira do Pombal fez grandes amizades. Sempre teve a política no sangue e se destacou como político se elegendo vereador por quatro mandatos. Foi um aliado de Ferreira Brito por muitos anos e durante várias gestões. Prestou seus serviços na saúde e na Prefeitura de Ribeira do Pombal, recebeu na Câmara de Vereadores o título de Cidadão Pombalense. Era conhecido por tratar as pessoas de “seu Porrretinha”. Honrado e respeitado por todos e mesmo com trinta e três anos de falecido ainda é lembrando com carinho. Hoje tem uma grande avenida onde ele residiu, e moramos atualmente que tem o seu nome. Fez ainda muita caridade e prestou serviços relevantes ao município. Fico emocionada ao falar de meu pai e sei que ele contribuiu para o desenvolvimento de nossa Cidade”.O surto de peste bubônica atingiu o Brasil em 1899 e a Bahia em 1904, alastrando-se para o interior do estado na década seguinte. Buscamos contribuir com estudos acerca da história da saúde e das doenças no interior do Brasil, haja vista que já há uma importante produção sobre boa parte das capitais brasileiras

                                  PERIGO PERMANECE

Foi para combater esta doença terrível que é a peste bubônica ou peste negra que o técnico em enfermagem Salustiano Barreto Mendonça veio para Ribeira do Pombal. Sua missão era exterminar os principais hospedeiros que são os ratos e alguns animais domésticos. As condições de saneamento básico na Cidade eram muito precárias. Por incrível que pareça à esta altura ainda não temos sequer uma estação de tratamento de esgotos na Cidade , e em muitas ruas as águas servidas correm à céu aberto, o que representa um perigo para a saúde da população pombalense. Os dejetos estão sendo jogados in natura. Espero que com a aprovação recente do Marco de Saneamento Básico as autoridades locais se preocupem com este grave problema para que outras doenças sejam evitadas.

Quanto à peste bubônica trata-se de uma infecção bacteriana grave que é transmitida por pulgas. Os sintomas incluem o inchaço dos gânglios linfáticos, que podem ficar grandes como ovos de galinha, na virilha, na axila ou no pescoço. Outros sintomas incluem febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares. Portanto, requer tratamento hospitalar urgente com fortes antibióticos. No século XIV a peste bubônica ou peste negra atingiu o continente europeu dizimando um terço da sua população. É causada pela bactéria yersinia pestis e surgiu na Ásia Central, trazida para a Europa pelos navegantes genoveses.

NR- Mais uma vez meus agradecimentos ao parceiro Hamilton Rodrigues que incansavelmente busca as informações com os parentes e amigos dos aqui lembrados. Muitas das fotos são feitas por ele, e o importante é que  faz este trabalho com muita satisfação.




15 comentários:

Unknown disse...

Como de costume, vívidos e emocionantes relatos. Pessoas públicas prestando serviços públicos de qualidade e importância. Imagino como os citados não devem se sentir agraciados com tamanho referendo.
Abraço amigo. Ana Fauaze.

Aurezi Ribeiro disse...

Do Sr. Salu tenho boas recordações. Tnha voz bonita e gostava de cantar. Ainda me lembro: "Boa noite amor, boa noite..., com Valdik Soriano.
Morávamos vizinhos e e sempre tivemos bons relacionamentos.
Os seus filhos continuam nossos amigos.
Recordo que ele era muito amigo de Ferreira Brito.
Faz um bem danado ter essas lembranças. Obrigada!

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Mário Mendonça
Muito obrigado meu amigo pela homenagem ao meu pai.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Graça Gama
Bem lembrado Sr.Salú.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Terezinha Brandão
Gostei Gostei do porretinha.
Meu marido também ficou conhecido por esse apelido.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Joao Brito
Parabéns Rey bela homenagem.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Marluce Maria Morais Brito
Parabéns mais uma vez por mais uma homenagem bem merecida.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Domingos Dantas Brito
Bonita história e bonita homenagem.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Alice Campos
Como sempre, as histórias que o Sr conta são muito interessantes. Parabéns!

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Lorice Cheade
Excelente história, para quem já morou no interior revive essas histórias com carinho.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Marthinha Costa
Belo texto primo! Direto do túnel do tempo e ainda com questões de saneamento básico deficientes. O progresso chega e com ele seus problemas do passado tão presentes.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Isabel Gonçalves
Merecida homenagem !!!

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Therezinha Carvalho
Salu, é mais um personagem que deixou sua história verdadeira contada aqui pelo jornalista da terra, descrevendo quem era Salu, e os relevantes serviços prestados ao povo e à cidade de Pombal.
Chegou enfermeiro para ajudar no combate de uma doença grave na época, e se tornou o homem de muitos amigos.
Com seu trabalho e carisma conquistou a todos, se tornou político, deixando o seu exemplo para todos. Que os gestores cuidem mais da cidade, do seu povo e lembrem da necessidade e importância do saneamento básico para a saúde de de toda população.
Sobre a doença da época, o texto descreve muito bem.
Salu, para todos que o conheceram e deram seus depoimentos era um político de bem, que fez muito pela cidade, era tranquilo, e que sempre se mostrou um mediador nos conflitos políticos.

Gratidão Salú disse...

Gratidão Salú

Gratidão Salú disse...

Saudades de grandes pessoas. Sr Salú e familiares. Maria Virgínia. Grande amiga.
Ademar de João Catete. Irmão de Aurezi