Objetivo


terça-feira, 19 de julho de 2022

DICIONÁRIO REÚNE ESCRITORES DO NORDESTE

Capa do Dicionário ,1ª edição.

Existem criaturas abnegadas que levam adiante seus sonhos e paralelamente ajudam e beneficiam as pessoas. Conheço algumas dessas criaturas e uma delas chama-se Roberto Leal. Ele é um jornalista, de poucas posses, mas que tem uma vontade imensa em realizar. Basta dizer que arrecada livros e os leva em sua bagagem de viagem para distribuir e incentivar a leitura em países africanos. Aqui edita a Revista Ômnira onde publica contos, poesias e ensaios, e mais recentemente organizou e editou o Dicionário de Escritores Contemporâneos do Nordeste, 1ª Edição, juntamente com a União Baiana de Escritores e a Editora Ômnina que certamente será enriquecido com outros nomes nas próximas edições. É apenas o começo de uma caminhada e serve para mostrar ao público leitor e mesmo aos editores e livreiros os nomes das pessoas que estão interessadas em produzir literatura. Se a qualidade do que produzem os escritores ali reunidos é significativa o próprio mercado se encarregará de depurar. O importante é que estes escritores e poetas se dedicam dentro das suas circunstâncias e limitações a produzir aquilo que consideram de melhor em termos de criação.

Na apresentação do dicionário o escritor Krishanamurti Góes dos Anjos destaca que " A palavra Dicionário, de uma forma ou de outra nos remete a "origens". Este de autores contemporâneos do Nordeste (ainda que limitado a determinada região geográfica em um país de dimensões continentais), pede abordagem que ultrapasse o enfoque didático, batido e rebatido de escolas literárias e suas categorias aceitas e repetidas, de periodicidades, de precedências, de inovações e de autoriais com o enfadonho inventário de nomes."

O dicionário tem cento e trinta e cinco verbetes, e cento e sessenta páginas contendo informações sobre obras, contos, artigos e poesias de cada um dos escritores. "Trata-se de um acervo documental, com perfis de autores e suas respectivas obras publicadas. Na realidade é uma espécie de banco de dados que ajudará no futuro os pesquisadores a definir as características individuais e identificar tendências da literatura regional", disse o escritor e jornalista Sérgio Matos, um dos participantes da obra. O Dicionário de Escritores Contemporâneos do Nordeste pode ser adquirido através do e-mail lealmnira@yahoo.com.br.

 

 


Um comentário:

Roberto Leal disse...

Maravilha jornalista Reynivaldo Brito... Grande homem de Letras e Comunicação!