Objetivo


sexta-feira, 23 de julho de 2010

IMPRENSA - DIPLOMA NECESSÁRIO

OPINIÃO / IMPRENSA
Texto de Reynivaldo Brito
Foto Google

Até hoje não entendo porque alguns órgãos de imprensa sulistas são contra o diploma para jornalistas. Há muitos anos que fazem campanhas pela não obrigatoriedade do diploma, como se isto fosse resolver o problema da imprensa brasileira. O que existe, na realidade, de mais grave, é a partidarização de muitos jornalistas com ou sem diploma. A não exigência do diploma significará a entrada, para os quadros da imprensa, de apaniguados de diretores de jornais e outros veículos de comunicação.
Quando comecei, encontrei muitos atuando no jornalismo baiano que não possuíam diploma, mas, acompanhei a mudança de comportamento e de atuação com a chegada dos novos profissionais diplomados. A universidade dá uma visão mais ampla da vida e do mundo , muito embora depende da individualidade se o cidadão vai ser um profissional qualificado. 
Na foto vários jornalistas na cobertura do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal.
Sabemos que os ficha-suja do Congresso Nacional, não perdem tempo em atuar contra os jornalistas, que sempre estão incomodando-os atrás de suas falcatruas. Vejam que aprovaram, rapidinho, a não exigência do diploma e o caso foi parar nos tribunais, resultando naquilo que já sabemos.
Este exército de pessoas sem compromisso com o jornalismo, vai encher as redações. São advogados, médicos e muitos outros profissionais frustrados em suas carreiras que se arvoram de jornalistas. Conheci muitos deles e sei como atuavam. Faziam do jornalismo um bico ou um trampolim para se promoverem, em detrimento dos verdadeiros profissionais.
Portanto, o que precisamos é fortalecer os cursos de Jornalismo, exigir a volta da obrigatoriedade do diploma e denunciar os bicões que aparecem travestidos de jornalistas.

ATUALIZAÇÃO
No dia 7 de agosto de 2012 o Senado aprovou por 60 votos a 4  , em segundo turno, a Proposta de Emenda Constitucional ( PEC ) que torna obrigatório o diploma de nível superior em jornalismo para o exercício da profissão. Sabemos que esta votação é uma resposta ao Supremo Tribunal Federal ( STF) ,que por sua decisão  de 9 de junho de 2009,  derrubou a necessidade do diploma. Agora a votação vai para a Câmara  Federal. Esperemos que seja aprovado .

Nenhum comentário: