Objetivo


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ÁGUA PRECISA SER MELHOR CUIDADA

Cantareira está muito baixo e cada dia é menor
                                                                          Existem alternativas para substituir os combustíveis fósseis.Não existe para a água. Desperdiçamos muita água em todo o Planeta a título de nada. Cortamos as árvores, incendiamos florestas, poluímos  rios e mares com esgotos e lixo e, não nos damos conta de que estamos caminhando para um desastre.
Vejamos o caso de São Paulo. Passam pela cidade os rios Pinheiros e Tietê, além de centenas de pequenos outros rios e riachos, todos completamente poluídos. Foram transformados em esgotos a céu aberto. Agora, estão enfrentando a falta d'água porque os seus imensos reservatórios estão quase vazios, enquanto este manancial bem perto da cidade está sem condições de ser utilizado.
Estive visitando a Suíça e vi em várias cidades,seus rios correndo límpidos com os peixes sendo observados ou pescados por seus moradores nos finais da tarde. Aqui sentimos mau cheiro, e muitos de nossos rios e riachos localizados nas cidades são esgotos a céu aberto ou estão encapsulados e os carros transitando em vias criadas por cima de seus leitos.                                        Foto Decom

É verdade que em nosso país às vezes temos muita água ou água de menos . São chuvas torrenciais e enchentes numa região enquanto em outras falta o precioso líquido.Temos que cuidar melhor da água, guardá-la com cuidado e carinho para que não chegue a faltar como está acontecendo agora em São Paulo. 
Nós nordestinos sempre sofremos com a seca inclemente, onde morreram as árvores, os animais e até pessoas,  num passado recente. Os habitantes das outras regiões do país já se acostumaram com a escassez e o sofrimento do nordestino com a falta d'água. 
Mas, agora eles estão sentindo um pouco na pele como é difícil  é viver sem água . Imagine acrescido da falta de emprego e sem qualquer condições de sobrevivência. O nordestino como diz  Luiz Gonzaga na canção Vozes da Seca não quer esmola. Veja estes versos : "Seu doutô os nordestino têm muita gratidão/ Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão / Mas doutô uma esmola a um homem qui é são /Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão /É por isso que pidimo proteção a vosmicê / Home pur nóis escuído para as rédias do pudê / Pois doutô dos vinte estado temos oito sem chovê ".


Enchente do Rio Madeira ,em Porto Velho.

Sabemos que a água é renovável.Sim, é renovável mas, tem limites. Se retiramos mais água das reservas, como está acontecendo atualmente em São Paulo, do que a natureza é capaz de repor em determinados períodos de estiagem, poderá ser criado um problema grave. Dizem os estudiosos que serão necessários quatro anos para os reservatórios paulistas serem recuperados e, se chover muito. Portanto, ai já existe uma escassez e a possibilidade desta situação perdurar por algum tempo. Rezemos para que isto não aconteça e que chova muito, o suficiente para recuperar os reservatórios para que o povo ´paulista possa viver com tranquilidade.
O nosso país enfrentou recentemente três desastres naturais ligados à água: A seca que se abateu sobre o Nordeste de 20012-2013  deixando um rastro de destruição, que perdura até hoje; a cheia devastadora do Rio Madeira , em Rondônia, e esta estiagem na Grande São Paulo.
É triste a gente ver um rio seco e a ponte mostrando a distância entre  o seu leito assoreado. Lembro das vezes que vi o rio Itapicuru, que banha a cidade de Caldas de Cipó , completamente seco , com pequenos poços de água esverdeada. Uma cena que  entristece.




Postar um comentário