Objetivo


domingo, 27 de maio de 2018

INTOLERÂNCIA E IMPACIÊNCIA

Muitas vezes as pessoas estão reunidas numa mesa  de bar
ou restaurante e todas vendo celulares
. ( Foto Google)
A intolerância e impaciência são duas palavras que hoje permeiam o comportamento social das pessoas neste princípio de século XXI. Nas salas das casas, nos restaurantes ,dentro dos carros e até mesmo no cinema, nas filas ou no elevador as pessoas quase não conversam, porque estão com os olhos pregados nas telinhas de seus smartphones ou tablets vendo e respondendo às últimas mensagens que lhes foram destinadas. 
Com isto, as conversas vão ficando mais escassas e curtas, com pouco conteúdo. A impaciência é geral e as pessoas não param e nem se interessam em escutar o que você tem a dizer.
Diariamente , costumo dar uma caminhada numa praça, e quando encontro um conhecido ou amigo quase sempre eles falam sem parar, a ponto de não poder expressar quase uma frase inteira. Parece que a conversa ou aquele assunto estava atravessado na garganta. Na primeira oportunidade que encontra um interlocutor, que se dispõe a ouvir, disparam a carretilha. 
A preocupação se está sendo ouvindo é tamanha, que às vezes se perde e esquece o que estava falando, porque já introduziu outro assunto no meio da conversa.
Não sei se você já observou ao fazer uma pergunta ou tocar num assunto ,se o seu interlocutor estiver lendo ou teclando uma mensagem que ele não para e não olha . Responde como se fosse um robô. Se você for uma pessoa sensível  ficará aborrecida ou mesmo vai se retirar do recinto.
A intolerância é ainda pior, porque ela se manifesta com certa violência e separa as pessoas. Desde o principio da humanidade que o homo sapiens nunca foi tolerante. Ao contrário, os registros históricos e antropológicos mostram que eram ainda mais intolerantes com seus semelhantes no passado. Muitas vezes, ao migrarem de um lugar para outro costumavam expulsar ou eliminar os antigos habitantes. Atualmente , esta intolerância tem se manifestado no trânsito das grandes cidades, nas discussões políticas e religiosas, etc. 
O conceito de convivência social  precisa ser fortalecido, e as pessoas precisam parar para ouvir seus interlocutores e respeitar as diferenças , que são muitas de um individuo para outro.

Nenhum comentário: