Objetivo


segunda-feira, 1 de julho de 2019

AS TAIS ARTICULAÇÕES NÃO REPUBLICANAS

A dificuldade de articulação passa pela prática do toma lá dá cá
Faz pouco tempo que ouvíamos e assistíamos no noticiário das televisões que tal partido estava exigindo do presidente um ministério com "Porteira Fechada" para participar da tal Base do Governo. Era uma senha explícita para a roubalheira. Alguns ministérios já de antemão eram reservados para determinados partidos como por exemplo o Ministério do Trabalho para o partido X , o das Cidades para o Y, e cabia ao de maior bancada  a maioria dos ministérios, mesmo nos governos de esquerda.
A questão maior era que fosse de Porteira Fechada, que traduzindo significava que além do ministro , os secretários e principais assessores não só os sediados em Brasília, mas em todos os estados da Federação,  teriam que ser forçosamente indicados por aquele partido. Isto tornou-se tão escancarado que passou a ser aceito com normalidade até pelos cronistas políticos. É o tal estatuto do toma lá da cá, que resultou num roubo colossal aos cofres públicos. 
Quando determinados partidos assumiram o Governo passaram a querer ficar com os principais ministérios, e as estatais mais endinheiradas. Assim, montaram o Mensalão e depois o Petrolão, cujos resultados já são conhecidos, e até agora vem levando corruptos às prisões.
Milhares de pessoas mostraram mais uma vez que estão
unidas em prol das reformas e da Lava Jato.
Com a eleição de Bolsonaro,em outubro do ano passado , houve uma natural ruptura porque o novo presidente se elegeu prometendo não a corrupção. Nomeou os ministros por critérios técnicos  e ai começaram as grandes dificuldades para implementar as reformas tão necessárias e reclamadas pela população. 
Os presidentes da Câmara Federal e do Senado, ambos do DEM, integrante do chamado Centrão, que reúne parlamentares de vários partidos famosos por participar dos esquemas anteriores ficam dificultando as ações do Governo. Reclamam que o Governo não se articula. Esta palavra significa outra coisa. Todos sabemos. Por sua vez, o próprio Governo tem pecado no seu voluntarismo de querer resolver muita coisa por decreto. Está errando , e algumas vezes por mal assessoramento  jurídico. Na democracia quase tudo tem que passar pelo Congresso Nacional, e é bom que seja assim.
As manifestações de ontem , reunindo milhares de pessoas em todo o país, vieram mostrar claramente que os eleitores de  Bolsonaro continuam com ele, e servem também para mostrar aos governadores principalmente do Norte e Nordeste, parlamentares, e até mesmo a alguns ministros de tribunais superiores , que o Brasil mudou, e que a Lava Jato continua firme no imaginário popular. 
Portanto, é hora de todos se unirem por um novo Brasil para que as reformas ganhem corpo e possamos viver num país pródigo e seguro. A Reforma da Previdência tem urgência e todos os estados devem participar.  Só depende de vocês governadores e congressistas cumprirem seu papel constitucional para o país deslanchar.

Nenhum comentário: