Objetivo


quarta-feira, 15 de setembro de 2021

WILSON DA FARMÁCIA, O "MÉDICO DOS POBRES "

Uma ilustração de Wilson por trás do balcão de
sua Farmácia São Luiz.
V
amos relembrar hoje a figura de Wilson da Farmácia. Quem é do interior sabe que muitas vezes a identificação de um morador  nem sempre é a verdadeira. Costumam chamar as pessoas acrescido do nome do pai, da mãe ou mesmo pela atividade que exercem. Pedro de Chico, Maria de Anfilófio, Zito de Abelardo,  Artur do Bar, e Wilson Brito  era conhecido por Wilson da Farmácia. 
Desde jovem sempre esteve ligado ao ramo farmacéutico daí Wilson incorporou o apelido de Wilson da Farmácia. Era um prático capaz de diagnosticar uma doença e prescrever o remédio adequado para combater àquele mal. Muitos anos de atividade por trás do balcão lhe deu um conhecimento amplo de várias doenças que acometiam as pessoas  . Ele era curioso , lia as bulas escritas com aquelas letrinhas miúdas, e acompanhava seus clientes com atenção e respeito. Na ausência de médico em Ribeira do Pombal fazia até alguns pequenos procedimentos, livrando muita gente de sofrimento de um tumor, uma unha encravada, um espinho no pé, aplicação de injeções ou de soro. 
 Enfim,Wilson da Farmácia sempre e estava disposto a ajudar as pessoas.Primeiro ouvia atentamente as queixas dos clientes e quando lhe pediam um remédio já sabia que aquela medicação fazia tal e tal efeito. Era batata! A pessoa melhorava e muitos voltavam para agradecer e até presentear com algum produto de sua roça e dar um filho para ele batizar em sinal de gratidão. Muita gente confiava mais no Wilson da Farmácia que no médico novo que acabava de chegar na Cidade. 
Uma prescrição (receita) de autoria de Wilson.Ele
escrevia em pedaços de folhas de caderno escolar.

Wilson da Farmácia.
Seu nome completo era Antônio Wilson Brito Almeida . Nasceu em 01 de janeiro de 1938 e faleceu em 6 de dezembro de 2010. Era filho de Júlio Guerra de Almeida e Marieta Brito Almeida. Foi casado a primeira vez com Desauri Dantas e tiveram três filhos Luiz ( médico),Júlio e João de Almeida . Anos depois casou com Antonieta Oliveira e teve mais quatro filhas Adelúcia,Adriana,Luciana e Luana Santos Almeida , dessas duas filhas e uma neta são farmacéuticas bioquímicas .
Ele trabalhou  na Farmácia que era de meu pai, depois foi  transferida para meu tio João Jacobina, o Joãzito, que vendeu a dr. Décio Santana. 
No início dos anos 80 Wilson começou a atender sua clientela, que fez durante os anos que trabalhou nesta primeira farmácia, na garagem da casa de sua mãe Marieta , na rua Major Francisco Calazans. Em 1985 abriu a Farmácia São Luiz na Rua José Calazans, número 47. Em seguida foi transferida para o imóvel de número 94, que pertencia a Salvador Costa, esposo de Josefa Jacobina ( tia Sinhá). Foi rebatizada  com o nome de Farmácia Pires, que vem ser o sobrenome de Josefina Pires Cardoso,  (Nenê), esposa de meu saudoso tio Milton Jacobina, que hoje tem uma pousada na Cidade. Finalmente, mudou de nome para Farmácia São Luiz e  na esquina da Praça Getúlio Vargas, imóvel pertencente a Renato Brito,onde funciona até hoje, com novo proprietário.

A Farmácia São Luiz na Praça Getúlio Vargas.

Quero aproveitar para esclarecer que quando me proponho a falar de algum personagem que conheci e convivi não se trata de uma biografia autorizada, apenas são impressões minhas, e de outras pessoas ouvidas, que tiveram alguma convivência. Não estamos falando de santos, estamos falando de homens e mulheres com suas qualidades e defeitos. Evidente, que estou relembrando e enaltecendo suas qualidades, mas não são puras ao ponto de não apontar um defeito sequer. Todos temos defeitos. 

Seria hipocrisia minha como jornalista esconder certos fatos. Por exemplo, no caso de Wilson da Farmácia, que era meu primo carnal, não posso deixar de registrar que ele teve um período difícil em sua vida envolvido com o alcoolismo, que quase o levou a falência, e sua família sofreu muito com isto. Felizmente,  superou e seguiu em frente. Os parentes e as pessoas que gostam dos personagens que escrevo devem ler sem hipocrisia e curtir por  lembrar com respeito de seus entes queridos. Não escrevo pela ordem de importância das pessoas. Escrevo pelas lembranças que fluem na minha mente, e pretendo escrever sobre pessoas simples e até sobre outras que exerceram atividades consideradas menos nobres, mas que marcaram com suas presenças  a História recente da Cidade. Minha escrita é livre , e sempre será, mesmo neste momento em que o Judiciário brasileiro se transformou em Censor.

Outro coisa, é bom que fique claro que  estou escrevendo estas crônicas  por prazer e amor a Ribeira do Pombal, e às pessoas que conheci e ainda conheço. Não recebo e nem receberia qualquer remuneração por isto. Neste momento luto em algumas frentes pela liberdade de expressão em nosso país. Não vou escrever sobre pessoas que não tenho alguma admiração e respeito. 

Amigo Osmar Barbosa.
Voltando ao personagem desta crônica o  morador de Ribeira do Pombal,  Osmar Barbosa da Silva, disse que chegou  em 1976 e logo depois conheceu Wilson da Farmácia. "Vi de primeira que  era uma pessoa muito prestativa. Sempre me acolheu com  amizade . Não era médico formado, mas fazia muito bem o papel de médico. Quando alguém não tinha dinheiro ele deixava levar o remédio. Não precisava comprar na farmácia dele. Atendia sempre . Dia de feira ( às sextas-feiras) a casa dele ficava  cheia de gente da roça. Suas "consultas" eram gratuitas e sempre feitas com todo zelo. "

Já o José Clodoaldo Rodrigues, filho de Nenéu do Barrocão, é  casado com Adriana uma das filhas de Wilson da Farmácia. Ele trabalhou diretamente com Wilson. "Em 1993 casei e fui trabalhar com ele na parte financeira e ajudar nos atendimentos aos clientes, que eram muitos na Farmácia São Luiz. Atendia de 80 até 100 pessoas por dia, gastava dois a três cadernos escolares de 200 folhas por semana.  Até hoje só vi uma pessoa  acabar caneta Bic de tanto escrever. Mais ninguém . 
O genro Clodoaldo Rodrigues.
Usava a caneta até a última gota. Pessoas com gripes fortes, pneumonia. e muitas outras doenças foram curadas por ele . Quando era um caso mais grave  mandava procurar um médico. E, muitas dessas pessoas retornavam  para mostrar a receita e perguntar se estava certo. Enquanto  atendia um, o outro estava do lado conversando. Wilson ficava numa mesa rodeado de pessoas. Quando chegava a vez desse que estava conversando mais perto enquanto ele estava atendendo  Wilson  já sabia o que ia passar. Se não tivesse dinheiro levava o remédio de qualquer jeito." Disse ainda Clodoaldo que "lembro que um médico de Caldas de Cipó trouxe o filho para Wilson da Farmácia receitar. Ele disse : Wilson, confio em você." 

Neto,trabalhou com
Wilson nove anos.
Para  João Reis de Andrade , conhecido por Neto da Farmácia , hoje proprietário da Farmácia Santa Maria,  começou a trabalhar com Wilson em agosto de 1971. "Trabalhamos juntos durante nove anos até quando ele dividiu a sociedade com o tio  Milton Jacobina . Ele era chamado o médico dos pobres. Prestou um grande serviço aos mais humildes . A carência da Cidade naquela época levou  a fazer este importante serviço. Foi uma experiência válida, e até hoje continuo no ramo farmacéutico." 

Maria Dantas, a Mara.
Outro depoimento interessante é de Maria Dantas, conhecida por Mara : "Wilson foi um homem iluminado por Deus, tinha o dom de curar as pessoas. Um exemplo que jamais esquecerei foi quando meu filho caçula teve uma infecção intestinal, levei ao pediatra , e não melhorava. Procurei Wilson da Farmácia e ele passou uma nova medicação .Horas depois meu filho já apresentava melhora". Lembrou também que em certa época o Hospital Santa Teresa ficou parado e as pessoas recorriam a Wilson da Farmácia."

Wilson da Farmácia foi vereador por três legislaturas de 1992-1996,1997-2000 e 2001-2004,  quando se candidatou a vice-prefeito na chapa de Nilson Rabelo, que foi derrotada e logo depois  teve um AVC. Se submeteu a  muitas seções de fisioterapia e recuperou parte dos movimentos. Em novembro de 2006 perdeu sua companheira Antonieta ( Dieta) . Aí  passou a ficar mais em casa e indo para sua fazenda Caruara onde cuidava dos animais . Veio a  falecer em 2010. Wilson da Farmácia tinha muitos afilhados dados por seus compadres em gratidão aos atendimentos gratuitos que  tinha feito. Quando  faleceu, Clodoaldo Rodrigues, seu genro, vendeu a farmácia, e aí finda  a história de Wilson da Farmácia, que agora relembro a vocês.

NR- Os depoimentos e a maioria das fotos foram feitos por meu amigo Hamilton Rodrigues.




24 comentários:

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Pascoal Santos Freire Freire
Muito legal isso

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Luciana Almeida Oliveira
Muito linda essa homenagem... estou super emocionada em ler toda a história do meu pai... pai amigo, sempre presente em nossa vida... exemplo de humildade, simplicidade e amor.
Muito obrigada Reynivaldo Brito e Hamilton Rodrigues ... gratidão

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Maria Das Graças Santana
Linda história de Sr Wilson!

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Graça Gama
Muito linda e emocionante a história de Wilson da Farmácia. Parabéns amigo Reynivaldo Brito e Hamilton Rodrigues, por resgatar os que serviram de coração a nossa Cidade

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Marília Gama
Foi meu médico por muito tempo. Me aplicou muita injeção para infecção na garganta. Excelente homenagem!!!

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Darcy Brito
Muito boa homenagem.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Berenice Carvalho
Que bom que você lembra a todos, os fatos e as pessoas da sua terra.
Muito bom!
Parabéns!

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Leonel Rocha Mattos
Palmas.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Angela Guimaraes
Palmas.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Alexandre Jacobina
Que linda história Rey!
Conheci Wilson na primeira vez que fui a Pombal.
Devia ter uns 14 anos.
Passei a admirá-lo por tudo que tio Milton me contava dele.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Dilma Jacobina
Adorei Rey
Ahh! Me emocionei .Lembrei eu com 9 anos ia ajudar na Farmácia Pires, quando meu pai era sócio. Tomei muito Citrovit em pó ( Vitamina C) como lanche . kkkk

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Teresinha Nogueira
Esse Wilson da Farmácia pelo que li foi um homem bom e conhecido por muitas pessoas.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Renilde Jacobina
Wilson andava muito na minha casa, principalmente quando passou por problema difícil.
Era acolhido por minha mãe com muito amor.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Jose Waldir Brito Costa
Bolinha esse era do bem

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Adélia Brito Almeida
Quero agradecer a linda homenagem que você meu primo prestou ao meu irmão.
Fiquei bastante emocionada . Boas lembranças e saudades... muitas saudades, dessa pessoa simples e humana.
Que Deus o tenha na sua Glória.
Muita gratidão a você e a Hamilton Rodrigues.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Marluce Gama Brito
Prmo, esse seu trabalho tem nos dado muitas alegrias. Já estou começando a pensar em nomes para você produzir mais belas e singelas histórias de pessoas , que enriquecem nossas memórias pombalense.

Unknown disse...

Eu conhesi WIlSOM dafarmasia 10 de idade estudei dana delzari a espoza dele meu pai tinha um bom conhecimento com ele eu liparva sapato us sábados eu ia a casa dele buscar us sapatos dele para no domingo ele ir missa de Santa Teresa.cuando me sentia um problema de resfriado ele me consultada e nunca me cobrou nada.qeu Deus botam a alma dele em bom lugar porque ele está nu seu ele merece viver au lado de Deus EU me chamo joze Pereira da cruz conhecido como Zezinha

João Sátiro disse...

João Sátiro Dantas de Almeida, de Wilson da farmácia.

Quero agradecer a você Reynivaldo pela lembrança e homenagem que prestou a memória e lembrança do meu pai
Fui testemunha de vários momentos que você descreveu sobre a dedicação e cuidado que ele dedicava às pessoas que ele atendia: sua simplicidade e honestidade.
Agradeço a todos que como José Pereira aqui registram suas lembranças.

Unknown disse...

Conheci muito o Sr Wilson e atendeu todos os meus filhos ,eu e meu marido ,realmente era o médico dos pobres deve estar em um plano espiritual elevado já que era um espírito evoluido.

Unknown disse...

Aos dez anos de idade, tinhamos chegado a pouco tempo aqui em Pomba, fui acometida de uma gripe muito forte, o ano era 1976... e ao ser diagnosticada com uma pneumonia,abaixo de DEUS estava lá WILSON DA FARMÁCIA, que me curou... e assim foi por muitos anos o nosso MEDICO SANTO...casei tive filhos e era pra ele que corria, comprava na farmacia, com ou sem dinheiro. Em 2002 fiquei viuva e passei por um período muito ruim com a morte de meu esposo, devendo uma quantia significativa, nunca fui cobrada... um dia procurei DIETA e contei como estava a minha situação. Para minha surpresa ela olhou para mim e me disse que nada mais eu estava devendo!!! Lembro e me emociono como se estivesse acontecendo agora 😪😪😪 quando DEUS os levou, chorei e senti tanto ... ainda hoje me emociono ao lembrar deles ou quando vejo os filhos ... muitos aqui em POMBAL partilham desse sentimento e dessa saudade e como eu clamam a DEUS que de lá do CÉU eles possam olhar por todos as pessoas, que direta e indiretamente eles tocaram com a bondade, carinho, humanidade e himildade. E parabéns Reynivaldo Brito, não devemos deixar nunca de lembrar de WILSON DA FARMACIA e sua abencoada esposa DIETA, era asdim que todos a conhecia...👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Unknown disse...

PARABÉNS REYNIVALDO,VC SEMPRE RESGATANDO O PASSADO,ISSO É MUITO BONITO,É MOTIVO DE MUITO ORGULHO PARA Á FAMÍLIA E PARA OS POMBALENSES,FICA AQUI MINHA ADMIRAÇÃO.

Dilson Brito disse...

Bela e merecida homenagem ao primo Wilson.Grande cidadão!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Professor José Valter Oliveira Santos
Trabalhei na Farmácia de Wilson de 1976, quando iniciei a quinta série, e saí em 1982 no terceiro ano do Curso Técnico em Contabilidade.
Na parede da sala onde ele fazia as consultas existia um quadro com pensameneto bonito e verdadeiro: "Muitas vezes o descanso perdido é recuperado pelo prazer de ser útil". Este quadro era envolvido com uma fita do Senhor do Bomfim. Wilson tinha ainda uma pomba branca da paz.

Joaquim Passos disse...

Sou Joaquim filho de Carmita e lembro de Wilson que todos os dias ia lá em casa fazer as palavras cruzadas do jornal. Fui medicado por ele várias vezes e estou aqui para da esse depoimento.