Objetivo


quarta-feira, 1 de junho de 2022

AGORA SOU CIDADÃO POMBALENSE

Foto 1. O presidente da Câmara dos Vereadores
falando  sobre a concessão do Título de Cidadão.
Foto 2.Momento em que recebia o honroso Título.
Foto 3. Com os vereadores de Ribeira do Pombal.
Foto 4. Alguns vereadores e parentes presentes. 
No   dia 26 de maio numa sessão da Câmara dos Vereadores recebi o Título de Cidadão Honorário de Ribeira do Pombal oportunidade que pude agradecer ao vereador Roberto Alcântara de Souza, o Bebeto, pela sua iniciativa de indicar meu nome para receber honroso título. Por duas vezes seguidas não pude comparecer por problemas pessoais que me impossibilitaram de viajar até Ribeira do Pombal, mas finalmente chegou o dia e me senti muito feliz.

Coube ao vereador Marcelo Brito Costa, meu primo e amigo, dizer algumas palavras relembrando as pessoas que foram objeto dos textos que escrevi, que à esta altura já somam mais de cinquenta personagens, embora o número de textos está na casa de quarenta e dois. Marcelo fez uma amostragem do que eu e o meu parceiro Hamilton Rodrigues já relembramos de pessoas e acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais que protagonizaram em nossa Cidade. Lembrou que o nosso avô João Ferreira Brito, o Ioiô Ferreira, foi em 13 de abril de 1936 com a implantação do Comitê Municipal, o que hoje conhecemos por Câmara Municipal de Ribeira do Pombal foi o primeiro presidente. Em sua posse coube ao saudoso ex-Ministro   Oliveira Brito saudá-lo, e segundo a ata da sessão foi o único orador que usou da palavra e "com muita fluência. Meu avô posteriormente ocupou o caso de intendente, e sempre esteve presente enquanto viveu na política pombalense.

Também, meu amigo o vereador Pedro Mel pronunciou algumas palavras sobre o trabalho jornalístico que venho desenvolvendo há várias décadas e falou dos textos que tenho escrito sobre os personagens de nossa terra.  Agradeço também a todos os vereadores que por unanimidade corroboraram com a iniciativa de Bebeto em conceder-me esta   honrosa homenagem. Título que já carregava comigo desde a infância, porque em todos os lugares onde me apresentava sempre disse que sou pombalense. Nasci na Cidade de Jacobina, e ainda bebê minha família se transferiu para Caldas de Cipó, e posteriormente para Riachão do Dantas, no Estado de Sergipe. Finalmente, meu pai retornou para Ribeira do Pombal de onde não mais saiu, até seu falecimento. Foi aqui que passei minha infância e juventude, finquei minhas raízes, tenho meus parentes, amigos mais diletos, e me tornei pombalense.

Foto 1. Visita do prefeito Erickson Silva Santos.
Foto 2. Visita do ex-prefeito, primo e amigo Nilson Brito .
Foto 3.Visita de Nice Rodrigues, Marlúcia Chaves e Marcos
Morais. Foto 4. Com as  irmãs Indaiá, Iara e Juci.

Quando afirmo isto recordo de um colega de trabalho no Jornal A Tarde, onde trabalhei por mais de três décadas de nome Manoel Pinheiro Cal. Era um senhor que tinha nascido na Espanha, na região da Galícia, e quando os colegas mais jovens brincavam com ele chamando-o de “espanha” respondia: sou mais brasileiro que você. Sabe por quê? Porque eu tinha vários países para escolher depois da Segunda Grande Guerra e escolhi o Brasil como minha pátria. Portanto, sou brasileiro por escolha, por convicção, e você por um simples acaso. “

Evidente que esta resposta do senhor Pinheiro Cal não se aplica aos que nasceram aqui em Ribeira Pombal e têm orgulho de ser pombalenses. Apenas contei este fato para fazer uma analogia que eu também escolhi ser pombalense. Muitos de meus primos carnais que passaram por esta Casa e outros que ainda estão por aqui talvez nem soubessem que eu era natural de Jacobina.

Quero aproveitar este momento para lembrar a vocês vereadores desta Cidade que o nosso país atravessa um grave período com uma crise institucional que pode ou não se agravar. Torço para que tudo se resolva com o diálogo. Antes de escolherem um governador, senador, deputado federal ou estadual para apoiar pensem no futuro de seus filhos e netos. Passamos trinta anos sob o domínio de governos desastrados, e o nosso país quase se transforma numa grande Venezuela. É hora de repensar os apoios em defesa de nosso país, nossas famílias e de nosso patrimônio, que construímos através dos anos. Vocês não podem e não devem pensar apenas no local porque têm muita responsabilidade pelo que poderá acontecer com nosso país. Dito isto encerro das minhas breves palavras de gratidão e continuarei dizendo que sou pombalense, e agora mais orgulho e convicção, porque tenho um documento para comprovar esta minha afirmação.

Na minha ida à Ribeira do Pombal tive ainda a satisfação de receber vários amigos e parentes e até mesmo algumas autoridades que foram me parabenizar pelo título de Cidadão Honorário. Entre essas pessoas estiveram o atual prefeito Erickson Silva Santos, o ex-prefeito Nilson Brito, o vereador Marcelo Brito Costa. Foram, portanto, uns dias prazerosos que vivenciei na Cidade onde cresci e passei boa parte da minha juventude, e agora pude rever e abraçar as pessoas que nos são gratas e queridas. Portanto, quero agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para este reconhecimento e principalmente as pessoas que diretamente me prestigiaram.

 












114 comentários:

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Nilson Brito
Este título que lhe concederam foi bem merecido.
Parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Oleone Coelho Fontes
Bem merecida honraria.
Brevemente vamos recordar o saudoso Manolo.
Abraços.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Elisandro Lima
Merecidamente.
Grande Mestre!
Saúde, paz e prosperidade.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Mário Brito
Li agora, muito merecida a homenagem.
Se soubesse teria comparecido, pois me considero seu amigo.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

José Soares
Parabéns, bela homenagem!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Ari Donato
Parabéns meu amigo.
Fico feliz com essa homenagem que lhe prestam.
Abraços.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Leonel Brayner
Parabéns Reynivaldo!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Ivo Neto
Parabéns amigo Reynivaldo Brito.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Juan Carlos Barr
Você merece!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Benjamin Gama
Parabéns, merecida homenagem.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Márcia Magno
Você está voando!!! Que massa essa homenagem!
Você é o escrivão da frota!!!
Colocando Ribeira do \pombal lá no alto!!!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Fernando Freitas
Merecedor... Forte abraço!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Antônio César Rasec
Parabéns!!!!
Você sempre foi pombalense.
Agora é legitimado.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Antônio Queiroz
Parabéns.
Que Deus continue o meu grande amigo.
Estou muito feliz.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Edna Cardoso
Felicíssima por você, meu culto amigo.
Reconhecimento merecido por tudo que já li sobre a história por você narrada,sobre Ribeira do Pombal.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Vado Alves
Lindamente pombalense!!...

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Martha Costa
Parabéns pela belíssima homenagem.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Deraldo Jacobina
Parabéns Rey!!!!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Vanessa Araújo Jacobina Brito
Parabéns meu tio!!!
O senhor merece!!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maurício Calabrich
Parabéns amigo!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Edivalda Gama
Ratificando....Maravilhosas histórias.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Celia Vieira
Parabéeeeeens!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Luis Nunes
Parabéns meu amigo você é merecedor só de coisas boas!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Edvaldo Gato
LINDA e merecida homenagem. Aceite os nossos PARABÉNS!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Joao Brito
Parabéns Rey você é merecedor.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Suzete Baptista
PARABÉNS vc merece!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Iara Brito
Gracas a Deus.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Edna Stos
Parabéns meu caríssimo amigo ! Reconhecimento merecido por tudo quanto conhece e escreves sobre a sua linda Ribeira do Pombal .
#Orgulho

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Vilma Reis
Parabéns. Ele sempre foi cidadão Pombalense Só confirmou.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Roberto Alcantara de Souza
Justa homenagem a quem muito contribuiu e ainda contribui com nossa querida Ribeira do Pombal.
Em especial por manter viva a memória de todos aqueles homens e mulheres que fizeram nossa história.
Vida longa e com muita saúde ao nosso amigo Rey.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Nirvan Dantas Jacobina Brito
Bem merecido e parabéns a câmara de Ribeira do Pombal.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Jose Renato Passos Santos
Palmas!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Licio Santos Ferreira
Mestre . Essa honraria é por demais justa. Merecida e totalmente honesta a um profissional como você.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Antônio Carlos Da Rosa
Parabéns Reynivaldo pela justíssima homenagem!!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Nádia Amaral
Você merece muito mais. Amigo e grande escritor.
Parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Ricardo Brito
Parabéns meu Tio.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Hilda Nogueira
Parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Rubem Oliveira Coelho Coelho
Parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Domingos Dantas Brito
Meu primo Rei, você sempre foi e é referencia na educação ,cultura ,Jornalismo da nossa terra e sim da Bahia e Nordeste.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Daniel Gois
Justa homenagem, parabéns Reynivaldo e também ao vereador autor, você contribui muito para avivar cada vez mais a história e a cultura do nosso município.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Alexandre Jacobina
Parabéns Rey! Homenagem merecida.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Celeste Guerra
Título muito mais que merecido. Parabéns pela homenagem e pelos belos textos que engrandecem a história de Ribeira do Pombal.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Jorge Luiz Masavitch Cardozo Cardozo
Palmas!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Luiz Bernardes
Parabéns Reynivaldo Brito, cidadão Pombalense.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Amelia Oliveira
Parabéns ! Justa Homenagem.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Jodevania Alves
Parabéns, meu querido!
Ainda irei pessoalmente este lugar que tanto me encanta,mas que só conheço através de suas histórias narradas sobre personagens reais do povo pombalense.
Abraços

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marcelo Brito
Estou feliz por você e todos os nossos conterrâneos.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Antônio Brito
Grande REY, você, desde que nasceu, E CIDADÃO POMBALENSE, e , agora com esta justa homenagem, corrobora todas as as suas qualidades. capacidade e coerência, em tu da a trajetória de sua vida, PARABENS!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Lucia Leão Jacobina Mesquita
Parabéns, Reynivaldo, por essa importante conquista!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Nelson Varón Cadena
Parabéns Reynivaldo. abs.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Natercia Barros
Parabéns amigo.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Ângela Guimaraes
Parabéns, Rey.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Tania Seabra
Parabéns meu amigo Reynivaldo está bonito elegante minha amiga Darci ficou muito feliz meu abraço.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Renato Costa Silva
Parabéns meu grande amigo vc merecedor relembrar nossa história pombalense.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Antônio Sérgio Costa Pinto
Parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marluce Maria Morais Brito
Já lhe parabenizei, mas aqui reitero as minhas homenagens a você, que num trabalho espontâneo, e apenas , procurando trazer a nossa memória, pessoas, cidadãos da nossa convivencia do dia a dia, em Ribeira Do Pombal . O trabalho vem crescendo e conquistando, cada dia mais leitores e admiradores das homenagens e pelo autor da mesma.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Nancy Bastos
Parabéns, linda e justa homenagem.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marília Gama
Parabéns Rey.
Já não era sem tempo.
Te desejo luz.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

José Grimaldi Mariano
Parabéns, merecida homenagem!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Norma Ribeiro Ribeiro
Parabéns.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Lindyara Santana
Parabéns, pelo reconhecimento .
Homenagem merecida!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Justino Marinho
Parabéns amigo!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Inah Campos
Parabéns Rey.
Já não era sem tempo.
Te desejo Luz!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Angela Lisboa Dabush
Parabéns. Você merece.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Ziliê Andrade
Parabéns Rey, homenagem merecida.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marcos Morais Brito
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Parabéns Rey , por esta merecida homenagem . Eu sempre te admirei pela sua capacidade intelectual e simplicidade. Tenho orgulho de ser seu conterrâneo, primo e amigo , um grande abraço.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Rubens Neuton
Parabéns Reynivaldo pela linda homenagem você é merecedor e faz jus a esse belo reconhecimento.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Luis Guilherme Pontes Tavares
Parabéns!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Marluce Maria Morais Brito
Rey, homenagem, mais do que merecida. Parabéns. Toda semana, você já nos deixa na expectativa de quem será o próximo homenageado.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Severina Ferreira Severina Ferreira
Parabéns !

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Ronaldo Castro
Conheço poucos iguais ao Sr parabéns merecido titulo.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Antônio Brito Brito Chaves
Parabéns Reynivaldo Brito você é merecedor!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Sergio Cortizo
PARABÉNS MAIS VIRÃO,

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Anna Georgina Rocha Cardoso
Parabéns !!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Roberto Morais
Parabéns.
Você merece muito.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Jocinei Lopes
Parabéns!!!
Tenho certeza que foi por merecimento!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Dell Bessa
Parabéns você merece!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Alceu Lisboa
Parabéns ao novo cidadão!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Rosana Reis
Você merece primo!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Tereza Josilda
Parabéns
Título mais que merecido.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Renilde Pedreira
Merecida homenagem!!...

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Alair
Merecido!
Parabéns!
Muito feliz por ver seu sorriso!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Lourdes Jacobina
Parabéns primo, linda homenagem, você é merecedor!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Therezinha Carvalho
Receber o título de Cidadão Pombalense, é motivo de muito orgulho pra você.
Sei que se sentiu muito honrado, feliz e agradecido ao povo pombalense.
Foi muito merecido, pois você é uma das pessoas, se não a única a divulgar a cultura e histórias do seu povo, dedicando parte do seu tempo às pesquisas, escrevendo e publicando as histórias de vida de pessoas que fizeram e continuam fazendo história e deixando exemplos de trabalho, dedicação e honradez para as novas gerações.
Esta é a maior homenagem que uma cidade pode oferecer, a um cidadão.
Foi proposta pela Câmara de Vereadores, e aprovada por todos. Quanta honra!
Este título, sei que hoje faz parte da sua história, e ficará registrado e eternizado na sua vida.
Mas uma vez te parabenizo por mais esta conquista merecida.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Miriam Santos
Parabéns pelo seu trabalho.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Oswaldo Jacobina
Querido primo.
Que homenagem merecida!
É uma honra para a terra de nossos pais.
Grande abraço.
Oswaldo Jacobina, BRITO NO SANGUE.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Félix Sampaio
Parabéns.
Título bem merecido.

reynivaldobrito.blogspot.com disse...

Teresinha Nogueira
Parabéns vc merece , um grande abraço.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Núbia Cerqueira
Meu amigo querido, que maravilha!!!
Ribeira do Pombal está orgulhosa desse filho que é natural de Jacobina...Parabéns por esse título de Cidadão Honorário, essa honrosa homenagem você merece muito bem.
O senhor João Ferreira Brito deve estar muito orgulhoso deste neto querido.
Um parêntese: Que saudades senti de Pinheiro Cal, quando você fala sobre ele...
Mais uma vez : PARABÉNS111

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Washington Sales
Meu querido amigo, parabéns pelo título, mais do que merecido.
Quero vê-lo recebendo o título de Cidadão Soteropolitano!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Mário Jacobina
Parabéns meu primo pelo título.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Miralda Brito Gama
Parabéns Rei! Você merece! Receba meu abraço carinhoso!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Silvério Guedes
Parabéns pelo merecido título.
Quem trabalha pela cultura e pela informação merece todas as honrarias.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Jurandyr Ramos de Almeida
Parabéns amigo.
Você fez, e faz, por merecer. Abraço!!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Itamar Jacobina
Parabéns primo!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Sergio Mattos
Pensei que você tivesse nascido lá.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Das Graças Santana
Parabéns lindíssima homenagem.
Sucesso sempre!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Beto Santana Santana
Parabéns, homenagem bem merecida!!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Jorge Nascimento Silva Nascimento
Ora, ora.... Merecidamente...mas..mas... És desde os saquinhos do seu velho Papai.... Kkkkkkkkkkkkkk

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Maria Deuzari Costa Magnavita
Primo, homenagem mais que merecida.
Você é muito para nossa cidade.
Sentimos muito orgulho de você.
Parabéns!!!
Grande abraço.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Berenice Carvalho
Parabéns Rey!
Saúde e felicidades!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Antônio Matos
Rey, amigo, morria e não sabia que era natural de Jacobina.
Parabéns pelo merecido reconhecimento, que Pombal teve por você.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Aurora Bião
Parabéns você merece tudo isso.
Texto maravilhoso, gostoso de ler.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Jailton Silva
Bom dia... meu amigo... grande homenagem!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Elmar Eli Coutinho
Parabéns! Merecida homenagem!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Washington Arleo
Parabéns.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Antônio Carlos Santana
Muito merecido, chefinho.

Aurezi Ribeiro disse...

Você, muito tem nos emocionado com as homenagens aos filhos dessa Terra!
Parabéns! Cidadão Pombalense!
Meu carinhoso abraço ao amigo, Hamilton Rodrigues.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Graça Barreto
Parabéns pela belíssima e honrosa homenagem ao meu querido amigo. Que venham mais alguns títulos para a sua coleção.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Didil Costa
Parabéns Rey! Vc merece todas condecorações!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Didil Costa
Parabéns Rey! Vc merece todas condecorações!

José Bomfim disse...

Parabéns, Professor. A homenagem é merecida. Um reconhecimento ao seu trabalho de divulgação da história do povo pombalense.

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Oliveira Brown
Homenagem merecida! Parabéns, Professor!

BLOG DO REYNIVALDO disse...

Nancy Bastos
Parabéns, linda e justa homenagem.