Objetivo


sexta-feira, 17 de maio de 2013

SALVADOR ESTÁ UM CAOS



Buraco feito pela Embasa na entrada da
 Rua Vale Cabral, na Pituba. Tem mais
de um mês e não aparece ninguém
para consertar o estrago.

A cidade do Salvador está um caos. Veículos de todos os tipos circulam sem qualquer fiscalização  estacionando nas  calçadas; nas vias de rolamento em filas duplas e até triplas ; buracos por toda parte e o lixo se espalha nas calçadas esburacadas .Algumas ruas e avenidas  são verdadeiros tobogãs, a exemplo 
de um trecho da Avenida Paulo VI, em frente ao Colégio Militar .Também a maioria das ruas que liga a zona do Comércio até a Ribeira está em péssimas condições de tráfego.
 Tudo isto vem contribuindo para provocar engarrafamentos por toda a parte. Sem falar nas constantes manifestações de  moradores fechando as ruas, por qualquer motivo, além dos problemas causados pelos motoristas  de ônibus com suas paralisações programadas, atrapalhando  mais ainda a vida do baiano.
Na Baixa do Fiscal um esgoto corre no meio da pista há vários meses. Não se vê um preposto da Transalvador orientando o tráfego na hora do rush. Os tais chupa cabras estão quase todos sem funcionar e muitos foram abandonados, contribuindo com suas estruturas enferrujadas para enfear mais ainda a Cidade.
O metrô já virou piada nacional. Tem  seis quilômetros de extensão. Este  é o menor metrô do mundo e nunca rodou um metro. É ainda,  disparado, o mais caro do País.
 Agora, transferiram o problema  para o Estado, temos que aguardar  o que vai fazer o Governador.Conhecido por sua lentidão em  decidir, vamos ter que esperar muito até  que Jacques Wagner   arranje uma solução viável para  este metrô fantasma!

        MILHARES DE BURACOS

O  asfalto está se desmanchando na maioria das ruas da Cidade
A Cidade tem em média  mais de uma centena de buracos por cada quilômetro de rua. Isto significa que são milhares e milhares de buracos de todos os tamanhos espalhados por Salvador. Tem buraco que já  podemos  festejar o seu primeiro mês , ano e até década de vida.
Tem um deles situado numa rua por trás do Hiper Bompreço, no Caminho das Árvores, que se destaca pela profundidade, e fica em plena pista. Já podemos festejar seu primeiro ano de vida! Nesta mesma rua  contamos vários outros buracos de menor tamanho. Na entrada da Rua Vale Cabral, na Pituba, a Embasa  fez um serviço e lá deixou uma imensa cratera que  já  toma metade desta via e, também, parte da Rua das Hortências.  Aliás, esta Rua das Hortências é uma das  que tem vários tobogãs e  buracos. Uma rua estreita, com tráfego intenso e não tem qualquer sinalização. Na hora do rush muitos motoristas irresponsáveis descem na contramão podendo provocar acidentes de grandes proporções.


LOCALIZAÇÃO INADEQUADA


Depois que, inexplicavelmente, o Governo do Estado decidiu instalar a Delegacia de Homicídios nesta estreita rua das Hortências,que fica num bairro residencial e de tráfego intenso o congestionamento de veículos piorou.Dezenas de viaturas e carros de policiais estacionam de qualquer forma em cima dos passeios e  nas esquinas, dificultando a entrada  dos moradores nas ruas próximas. Sem falar nas sirenes que tocam constantemente indicando que novos bandidos estão chegando. Os moradores vivem assustados e incomodados com esta péssima vizinhança. A localização desta delegacia que ocupa um prédio de quatro andares é inadequada, porque veio piorar a qualidade de vida dos moradores, além de ser quase vizinha de um hospital especializado em cardiologia.
Este prédio ficou interditado durante mais de  três anos, porque a sua construção desobedeceu aos padrões exigidos na época pela Prefeitura. De nada adiantou , primeiro, instalaram ali  a sede da Cassis, plano de Saúde do Banco do Brasil e, agora, esta incômoda Delegacia de Homicídios.

ORLA MARÍTIMA

A orla marítima  de Salvador é sem sombra de dúvidas a mais feia das cidades litorâneas brasileiras. Construções que são verdadeiros armengues espalhadas por quilômetros e quilômetros, da Barra  a Itapuã e  em toda a Cidade Baixa até a Ribeira. São raríssimas construções  que escapam. Falta de critério da Prefeitura para autorização das construções e funcionamento. O Aeroclube é uma vergonha. A má gestão do grupo que tem a sua concessão deixou aquele espaço, nobre e sensacional,  virar uma grande ruína. Eles  prejudicaram a Cidade,  os moradores e os pequenos comerciantes, que acreditaram no empreendimento e investiram seus recursos, ficaram com prejuízos incalculáveis. É o mesmo grupo do Iguatemi,  que atende pela razão social de Parques Urbanos, e que conseguiu recentemente mais 25 anos de concessão.


MUITO POUCO
A atual administração municipal diz que tapou buracos em 120 ruas. É muito pouco!Centenas e centenas  de ruas e avenidas estão esburacadas, abandonadas e, desses buracos tapados muitos já se abriram novamente. Dizem os especialistas que a pavimentação de Salvador é de má qualidade e tem seu tempo de vida vencido. Ou seja, tem que haver um programa grandioso junto com os governos federal e estadual para asfaltar toda Salvador.
A atual administração municipal tendo à frente Antônio Carlos Magalhães  Neto prometeu dar uma qualidade melhor às ruas e avenidas da cidade. Isto não vem acontecendo. Hoje, a situação está pior, se comparado com o final desastrado da administração de João Henrique
Temos que protestar e exigir um tratamento digno para nossa Cidade que vem perdendo terreno no turismo em relação a Fortaleza, Natal e outros destinos no Nordeste,  resultado deste caos em que vivemos.
Esta foto que tirei em frente ao antigo
cine Tupi,mostra o abandono a
que foi relegada a Baixa dos

Sapateiros.
.

Pretendo fazer uma série
 de fotografias em todos
 os locais onde transitar
  para mostrar aos baianos 
que estamos vivendo numa cidade
 completamente abandonada
pelos governos municipal e estadual.

      

Nenhum comentário: