Objetivo


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

NUNCA VI UMA SUPREMA CORTE TÃO CONTESTADA

O STF no seu ativismo legislativo sobre a homofobia, assunto
afeito ao Congresso Nacional.
Com algumas décadas na atividade jornalística nunca vi um tribunal superior tão contestado e desacreditado como a atual composição do STF. Isto é resultado de várias  decisões consideradas esdrúxulas, o ativismo político e ideológico, além da  disposição de seus ministros em legislar, ocasionado uma reação ímpar da sociedade brasileira ,  em todos os seus níveis.
Agora, existe uma campanha forte nas redes sociais contra o atual presidente Dias Toffoli, e pela ordem atinge Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio. Exatamente são estes ministros que têm concedido muitos habeas corpus e proferido decisões fora da curva. Só o Gilmar Mendes soltou por três vezes o réu Jacob Barata,  proprietário de empresas de ônibus, no Rio de Janeiro, acusado de corrupção, além de mais de duas dezenas  de réus da Lava Jato. Caiu nas mãos de Gilmar é quase certo que o réu será solto, esta é a sensação que deixa.  O Dias Toffoli numa madrugada meteu-se na briga do Senado pelo voto aberto para eleição daquela Casa, também libertou o José Dirceu, condenado em segunda instância a 30 anos de cadeia. Dirceu já foi chefe de Toffoli quando ele era advogado do PT, e Dirceu presidente do partido.  Já o Lewandowski  fatiou juntamente com Renan Calheiros um artigo da Constituição para garantir os direitos políticos a Dilma Rousseff, durante o impeachment ; soltou um perigoso membro de uma organização criminosa ,também concedeu muitos habeas corpus de réus da Lava Jato, além de autorizar o Lula a dar entrevista em plena campanha política para a presidência da República de 2018, dentre outras decisões polêmicas. O Marco Aurélio tomou uma decisão inédita mandando libertar milhares de criminosos , inclusive o ex-presidente Lula, sendo impedido por Dias Toffoli.
No próximo dia 23 de abril os ministros vão discutir novamente a prisão em segunda instância , assunto que já decidiram por quatro vezes! Como explicar que  um tribunal depois de ter decidido por quatro vezes sobre um assunto , e em pouco tempo retorna para julgar novamente? Será   que é porquê o ex-presidente Lula está preso, e estariam procurando uma maneira de soltá-lo?
Isto mostra a fragilidade de suas decisões, fortalece a impunidade, e aumenta a falta de credibilidade ao STF. Portanto, são os próprios ministros que criam estas dificuldades para a Suprema Corte do país. É senso comum entre juristas , advogados, e boa parte da população, que temos a pior composição do STF nos últimos 50 anos!

Nenhum comentário: