Objetivo


sexta-feira, 4 de novembro de 2022

JULY ERA UMA PESSOA DIFERENCIADA

A foto do almoço. Vemos ai July ao lado de dr. Jorge Calmon, (falecido),Lizi,
 Zélia, Eliezer Varjão ( falecido), Antônio Mattos, professor Máximo,
Edvaldo Esquivel, Reynivaldo Brito, Heloisa Gerbasi , Sérgio Matos
e Alberto Oliveira
.

O tempo é o senhor de tudo. Desgasta   até aço inoxidável e granito, envelhece   pessoas, carros, edifícios e também as   palavras. Mas, resolvi fazer aqui um   registro da minha convivência com uma   pessoa que faleceu ontem, e hoje foi   sepultada no Cemitério Jardim da Saudade. Trata-se de Julieta Miranda Isenseé ou simplesmente July, como ela assinava sua prestigiosa coluna que durante décadas informou aos baianos sobre os acontecimentos políticos, econômicos e sociais. Era uma mestra na arte de se relacionar com as pessoas e ser admirada por ser generosa. Firme em suas convicções, temperamento forte,  e também  sabia dizer não quando era preciso. Lembro que mesmo quando me afastei do jornal A Tarde, onde fomos colegas por mais de trinta anos, e perdemos aquele contato constante,  ela continuava registrando o dia do meu aniversário. Este gesto simplório mostra a sua firmeza e consideração. Os que já tiveram algum naco de poder ou prestígio sabem que quando se aposentam ou saem do mercado quase a totalidade das pessoas do seu convívio  simplesmente lhes ignoram. É o célebre ditado popular que surgiu na França  : "Rei morto, rei posto".

Lembro-me de algumas passagens quando era editor  do jornal o dr. Jorge Calmon algumas vezes, não sei quais as razões, determinava que tal notícia envolvendo  nome de alguém ou de uma empresa não deveriam ser publicadas e que eu as retirasse. Amigo e colega da July ficava numa situação difícil, mas tinha que obedecer as determinações de dr. Jorge Calmon, e as notas eram retiradas. No dia seguinte ela chegava braba, perguntando o que houve. Ai eu respondia que procurasse o dr. Jorge Calmon que ele lhe daria a razão. Sei que dias depois as mesmas notas eram publicadas após ela falar com a dona do jornal d. Regina Simões. Esta era a July.

A última vez que nos vimos, faziam alguns  anos, foi durante um almoço num pequeno restaurante que funciona em cima do posto de gasolina na entrada do bairro Cidade Jardim. Lá estavam o dr. Jorge Calmon e também Eliezer Varjão, ambos falecidos, e outros colegas. Foi um momento de confraternização, de alegria e carinho. July estava radiante de alegria e a conversa era que deveríamos repetir aquele tipo de encontro com certa frequência. Infelizmente, isto não voltou a acontecer. Acima a foto tirada pelo garçon registra nosso encontro.

 


Um comentário:

José Bomfim disse...

Ótima homenagem feita a uma grande jornalista. July virou grife! Excelente!