Objetivo


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

OPINIÃO / POLÍTICA - FINALMENTE O MENSALÃO


OPINIÃO / POLÍTICA

Texto Reynivaldo Brito

O cidadão brasileiro  está assistindo pela televisão, ouvindo no rádio do carro ou em casa, lendo nos jornais e revistas muitas reportagens e comentários sobre o julgamento dos 38 réus do Mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. Alguns mais apressados ou simpatizantes  dos acusados vão achar, no decorrer dos dias de julgamento, que já chega, que já passou do tempo de acabar, etc. Teremos que ter paciência, porque este é um julgamento histórico para o nosso sistema republicano, porque os crimes cometidos pelos acusados são  graves , os quais servirão de exemplo com sua punição para as gerações atuais e futuras.
A superexposição dos nomes dessas pessoas acusadas é um grande serviço que a imprensa está prestando à democracia brasileira. É um exemplo, grandioso, que o crime não compensa, e que a impunidade também está com os dias contados. Estamos avançando a cada dia, e este é um passo muito importante no combate a este mal. O mais alto tribunal do país está julgando o então todo poderoso José Dirceu, que jogou no lixo o seu passado glorioso de combate a ditadura por um esquema de corrupção e formação de quadrilha, segundo a Procuradoria Geral da República.
Sabemos que já fizeram de tudo para que este julgamento não acontecesse, e, para isto, contaram com todo tipo de esquema. Porém, felizmente, mesmo com atraso, que resultou na prescrição das  penas até dois anos  ,o julgamento começou ontem, dia 2, e vai levar algumas semanas. Aqueles senhores vestidos de togas pretas têm a imensa responsabilidade de mostrar para este país que os tubarões também são passíveis de serem condenados. Não apenas os bagrinhos que povoam nossas ruas cometendo crimes, na maioria das vezes  graves, são condenados e vão para a cadeia.
O então presidente Lula chegou a declarar que era caixa dois, como se fosse uma coisa normal, e que o Mensalão nunca existiu. É preciso relembrar essas declarações para não cair no esquecimento. O chamado caixa dois também é crime passível de condenação pelos tribunais eleitorais do país. É um dos tumores  que corrói o  nosso sistema político.
Vamos portanto, aguardar com grande expectativa o resultado deste julgamento histórico e acompanhar passo a passo os votos, demorados, é verdade, dos julgadores, mas lembremos que a impunidade vem sobrevivendo desde que os portugueses pisaram neste solo brasileiro.
O show dos advogados de defesa está em pleno êxtase .Um verdadeiro teatro e,  todos bradam  alto da tribuna em bom som que "meu cliente é inocente". Lembro de um episódio que ocorreu na redação de um jornal onde trabalhei durante muitos anos. Sumiu o guarda-chuva de um velho redator .Todos os dias ao chegar à porta de entrada da redação ele dizia: Todo mundo aqui é honesto, mas meu guarda-chuva sumiu". Portanto, vamos aguardar para saber quem realmente é inocente ou escapou da condenação, porque a investigação do Ministério Público Federal não foi eficiente.

Nenhum comentário: