Fotos Reynivaldo Brito
Modelo sendo maquiada para o desfile |
Crianças e adultos pintando |
Para que floresça este movimento é preciso que entrem em contato com Leonel Mattos e tracem uma agenda propositiva e participativa, porque é importante para que saiamos do marasmo em que está toda aquela área da Velha Salvador.
Neste sábado aconteceu a oficina de arte começando a partir das 10 horas. À tarde ocorreu um desfile de modas da griffe Maddamiss, com produção de Vinny Vasconcellus, maquiagem de Leila Requião e fotografia de Maurício Requião e Carlos Augusto Scherer. Contou com a presença de 15 modelos ,que desfilaram no meio da rua. Um tapete vermelho foi estendido para que as modelos mostrassem as roupas da griffe.
Também foi armado um pequeno palco onde poetas leram suas poesias , coordenado pelo Grupo Importuno Poético e, muita música, com a participação do músico Paulo Sérgio e das bandas Os Jackeds e da Invena ( Foto ao lado) .Como tudo é feito com espontaneidade e participação, se você tem uma boa voz poderá brindar os presentes cantando uma música de sua escolha no próximo evento.
ORATÓRIO E PLANO DO PILAR
Foto Arquivo
Oratório envolvido por um tosco andaime |
Oratório sem andaime |
Observem nesta foto que o Oratório da Cruz do Pascoal está semi-encoberto por um andaime de madeira, ali instalado desde o começo do ano.
Este oratório foi construído em 1743 e ao seu redor tem um gradil de proteção o qual foi instalado em 1874.
Estava com os azulejos portugueses deteriorados e alguns foram arrancados por vândalos, danificando o monumento histórico. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural ( Ipac) abriu uma licitação em janeiro para sua restauração que se arrasta até hoje.
Moradores irritados com Plano fechado |
O plano inclinado do Pilar está parado.Não existe perspectiva de funcionamento. Este ascensor liga a Rua do Pilar, na Cidade Baixa, ao bairro de Santo Antônio Além do Carmo, na Cidade Alta. Foi construído em 1897 onde já existia o Guindaste dos Carmelitas. Entre 1912 e 1915, a linha foi eletrificada pela empresa Otis, período em que recebeu novos carros, fabricados pela empresa Brill , da Filadelfia, e foi removida a cremalheira. Os novos carros tinham pavimento ajustável que acompanhava a inclinação da linha, 83% segundo aquele fabricante. A linha foi desativada em 1984, quando transportava três mil passageiros por dia. Com o abandono as estações e os seus carros passaram a ser habitadas por desabrigados.
Em 2005 foi recuperado o plano e instalados novos carros, com capacidade para 20 passageiros (ou 1500 kg) , tendo a reinauguração ocorrida no dia 29 de março de 2006, dentro das comemorações do 457° aniversário da cidade de Salvador. A restauração deu-se no âmbito do projeto do governo estadual - Programa de Recuperação do Centro Histórico de Salvador - o qual buscou, a partir de 1992, reverter o processo de decadência do Centro Histórico a que tinha relegado pelo atual governador Jacques Wagner . Este projeto incluía também a recuperação do Elevador do Taboão e do Plano Inclinado da Liberdade, hoje desativados.
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