Objetivo


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MUITOS TESOUROS NO FUNDO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS



Durante vários anos Walter Dias de Andrade vasculhou o fundo da Baía de Todos os Santos e adjacências em busca de galeões, caravelas, navios e outras embarcações que naufragaram . São inúmeros tesouros que ainda repousam nas tranquilas águas da Baía cobertos pelo lodo do tempo.
 Muitos não resistem a este chamamento e partem com seus apetrechos de mergulho para esquadrinhar o fundo do mar. E sem dúvida  aqui na Bahia, e particularmente em Salvador, Walter Andrade é um nome que ficou na tradição dos mergulhos em nossa costa.
Cachorro retirado
do sítio N.S. do
Rosário
Capa do livro do
 mergulhador
Ele registrou no livro  - Mergulhos e Aventuras -  os perigos enfrentados, centenas de objetos que resgatou e serviços realizados durante esses anos. Conheço este personagem há vários anos, quando ainda era repórter do Jornal A Tarde e da Revista Manchete. Embarcamos juntos, algumas vezes,  para testemunhar os seus mergulhos que nos deixavam instigados. Mergulhava junto ao barco e desaparecia por longos minutos, indo surgir bem adiante com uma peça em suas mãos. Vibrava com o que acabara de achar como um garoto ao descobrir um novo brinquedo.
Estatueta chinesa encontrada
por Walter
Além de mergulhos em busca de  tesouros Walter era um exímio homem do mar. Fez vários trabalhos para empresas marítimas consertando e recuperando embarcações, retirando das águas até um avião da Fab que caiu perto da ilha de Itaparica ,cujos restos foram entregues a Aeronáutica em 1986. Este avião tinha sido localizado pelo pescador de caça submarina Roberto Santa Rita.                                        Walter conhece muito bem vários sítios arquelógicos localizados em nosso mar. Esteve muitas vezes no Nossa Senhora do Rosário, Santo André e Utrecht ( galeão naufragado em 1648), dentre muitos outros. Chegou até a achar um torpedo disparado pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Ele acredita que existem outros torpedos perdidos na costa norte. .
NR . Se você se interessa por este assunto envie um e-mail para walterandrade.ssa@hotmail.com

Nenhum comentário: