Objetivo


terça-feira, 25 de junho de 2019

AS REDES SOCIAIS E SEU PAPEL FISCALIZADOR

 Existe uma variedade de plataformas à disposição do cidadão
Existe uma clara tentativa de desqualificar o que é publicado diariamente nas redes sociais. Os políticos, executivos , empresários e  burocratas ainda não entenderam que por trás de cada mensagem tem uma pessoa escrevendo e expressando democraticamente suas opiniões. Muitas dessas pessoas são jornalistas e outros profissionais qualificados ou cidadãos comuns.
Você pode, e tem todo o direito de não aceitar ou não concordar com as opiniões dessas pessoas, e até achar que está sendo acusado ou criticado injustamente. Porém, hoje,  nenhum político, executivo , empresário ou burocrata pode desconhecer que estão mais expostos devido a esta importante ferramenta do mundo moderno. 
Com a chegada dos smartphones esta exposição aumentou exponencialmente porque podem ser filmados e fotografados, e estas mensagens quase instantaneamente estarão em todos os lugares.
A imprensa tradicional atualmente já está utilizando as redes sociais para interagir como fonte ou pauta para suas matérias. Os profissionais de imprensa entenderam que é   impossível concorrer com as redes sociais porque são bilhões de pessoas com seus smartphones espalhadas nos mais distantes rincões do Planeta.
Inclusive a mentira até ganha dimensão  planetária , quando viraliza . É o caso das Fake News muito presentes nas campanhas eleitorais. Portanto, a culpa da disseminação desta prática abusiva e condenável é dos próprios políticos , seus marqueteiros e apoiadores inescrupulosos. Já encontramos Fake News até nas mídias tradicionais.
São bilhões de olhos atentos ao que acontece .
Os que ficam apenas tentando desqualificar e criticar as redes sociais ainda não entenderam que inexoravelmente eles estão bem mais expostos, e que agora é difícil esconder seus acertos e erros.
Encontramos hoje nas redes sociais muitos artigos de qualidade, não só tratando de política como também de ciência, religião , esportes  ou seja sobre os mais variados assuntos. O Google e o Wikepedia  substituíram as enciclopédias de antigamente .
Portanto, as redes sociais  se transformaram  numa grande praça interplanetária , onde a opinião é exercida com plenitude a democracia . Evidente, que existem exageros e vícios, e os Estados nacionais  já estão tomando conhecimento de sua importância, e criando legislações para coibir os abusos, daqueles que as usam para o mal . O que não podemos aceitar é a censura , que já existe em alguns países dirigidos por ditadores e outros déspotas . Lembro que os  governos esquerdistas daqui já tentaram impor censura às redes sociais, mas foram rechaçados. Fotos Google.

Nenhum comentário: