Objetivo


sexta-feira, 13 de julho de 2012

ARTES VISUAIS - CESAR ROMERO NÃO TEM MEDO DA COR


ARTES VISUAIS
Texto de Reynivaldo Brito

Salvador 2007.
                                                  NÃO TEM MEDO DA COR


Cesar Romero está comemorando 40 anos de pintura com a exposição "Bramante - 40 anos - Pinturas" , a qual foi realizada, no Palacete das Artes Rodin Bahia, no bairro da Graça. Conheço o seu trabalho há algumas décadas e, acompanho de perto  a sua vida dividida entre a atividade médica e a pintura. Sua arte traz a marca indelével dos signos e arquétipos de nossa gente. Basta lembrar das fitas com seus movimentos ao sabor dos ventos , dando voltas e mais voltas, impregnando os espaços, lembrando as tradicionais fitas do Bonfim que são comercializadas em frente ao templo do Senhor do Bonfim, em Salvador, Bahia,Brasil.

As nossas retinas brilham  com suas cores vibrantes.Agora, ele nos apresenta 40 telas e algumas esculturas em madeira,também, impregnadas dos signos que o acompanham há durante o período de sua produção artística. Fiel ao seu trabalho ,Cesar mostra que a cada exposição tem algo de novo a apresentar, o que revela a evolução da sua arte.
Aos 60 anos de idade, podemos dizer que Cesar Romero é um artista maduro, que escolheu um caminho a perseguir e continua com garra para criar e colorir suas telas , enchendo de alegria os ambientes onde estão colocadas.
Diria que ele tem uma identidade e linguagem autoral. Se você gosta um pouco da arte produzida em nosso país, fatalmente identifica de longe uma obra de Cesar Romero, e esta marca é uma das buscas mais difíceis para um artista. Sua arte tem personalidade própria, tem qualidade e, ele explora a cor em toda sua dimensão.
"Não tenho medo da cor", esta frase por si só já define um pouco este artista de cores multifacetadas. Suas cores exprimem este brilho intenso que se derrama sobre a nossa Bahia.








































Postar um comentário